domingo, 26 de julho de 2009

Decorando Cupcakes (ou brincando de massinha)

Há algum tempo já que eu tinha vontade de me aventurar no mundo da decoração de bolos. Essa semana fiz uns passeios em sites de confeitagem pra descobrir os equipamentos necessários pra começar e pegar algumas dicas... descobri que existem váios tipos de massa diferentes: fondant, pasta americana (que pelo que entendi é a mesma coisa que pasta elástica), massa para pastilhagem, massa para flores. Até agora não sei exatamente a diferença entre elas, mas sei que a massa para pastilhagem é a que fica mais dura (pra fazer estruturas maiores, pelo que entendi), e a massa para flores é a que possibilita um acabamento mais delicado.

Assim sendo, rumei para as lojas de confeitagem. Fui no Atelier da Confeitagem (no Shopping 45), e na Aidan que tem o Centro de Confeitagem (fica no Centro da Cidade, eles têm várias lojas, cada uma com uma especialidade). Comprei sprinkles (açúcar rosa, granulado verde, granulado de corações, de estrelinhas e de bolinhas coloridas, bolinhas prateadas, micro-bolinhas pretas e brancas - tudo da MAVALÉRIO), cortadores, material pra trabalhar pasta, forminhas de cupcakes (que na verdade não eram pra cupcakes, mas formas de docinho tamanho 0 - o maior que tem). E comprei pasta. Optei pela massa para flores (porque queria fazer flores) e por pasta americana, porque tem a linha que já vem colorida da Arcolor (que pelo que eu entendi é a melhor marca nacional). Comprei pasta vermelha, amarela, cor de pele e preta. Eu precisava de cinza, marrom e rosa, mas não tinha na loja - aí eu comprei pasta branca e os corantes - sendo que pra fazer o cinza usei corante preto em pequena quantidade. Ainda comprei uma cola comestível, mas não precisei - pros bonequinhos que fiz, gotinhas d'água foram suficientes como cola.

Foi diversão pro fim de semana inteiro! Pra colorir as pastas, segui as dicas do Crabapple Bakery Cupcake Cookbook. Amassei bastante a pasta com as mão, abri e apliquei o corante (em gel) com um palito de dentes bem no centro da massa. Pra misturar, dobrei as pontas da massa sobe o corante antes de começar a amassar. Tem que amassar até obter uma cor homogênea, e depois ver se precisa de mais corante ou não e repetir a operação se for o caso. Os corantes são MUITO poderosos, por isso achei legal a idéia de aplicar com um palito de dentes - é pra colocar pouquinho mesmo. Além disso, a técnica de dobrar a pasta sobre o corante minimiza a sujeirada nas mãos (que pelo que eu entendi ficarão sujas não importa o cuidado que se tome - mas sai com água e sabão).

A pasta é uma delícia de trabalhar, parecia que eu estava brincando de massinha. AMEI! Fiz florzinhas, rostinhos de schnauzer estilizados, um ursinho cutie, um Snoopy (que era pra estar deitado em cima da casinha, mas depois ele acabou ficando grande demais pra ganhar uma casinha e ainda montar tudo num cupcake - acabou ficando deitadinho no cupcake). No dia seguinte me deu na telha fazer um bonequinho schnauzer 3D e ficou foooofo demais! Esse eu deixei limpinho (sem encostar em cobertura nenhuma) e guardei pra uma próxima ocasião. Li que peças modeladas em pasta de açúcar duram até 1 ano se guardadas em pote fechado e ao abrigo do calor e umidade (no Rio, não sei não...). Pretendo continuar decorando meus bolinhos dessa forma. Fica fofo, tem 1 milhão de possibilidades, e é uma delícia de fazer. Agora: dá um trabalhão! Não é à toa que bolos com esse tipo de decoração são caríssimos.
Cupcakes recém-decorados, ainda na grade (reparem que temos barbudos e barbudas):

Aproveitei pra inaugurar minha cupcake tower:
Snoopy e micro-bolinhas coloridas!

Bonequinho barbudo!

Ursinho romântico:

9 comentários:

  1. lindos.. porém trabalhosos!! acho q prá mim.. modelar bichos jah é demais...!! tenho a mão péssima p/ essas coisas... hihihihihihihihih

    ResponderExcluir
  2. LIN-DOS!!!
    Também quero "brincar de massinha"...
    Foi você mesmo quem fez?! (hehehe)
    Nos livros têm dicas de como fazer esses bonequinhos?
    Só um comentário sórdido: talvez o Snoopy ficasse melhor de pé, afinal, parece que estamos no seu funeral ou velório (olha de novo a foto que você postou dos cupcakes misturados e vê se não parece...)
    Bjão,
    Mô (novamente sem me identificar, pq é muito complexo para mim!)

    ResponderExcluir
  3. Vivi,

    Dá um trabalhão mesmo... mas achei muito gostoso de fazer!

    Mô,

    Não precisa se identificar não, é dó assinar no fim da mensagem mesmo que tá bom. Que bom te ver por aqui!

    Os livros que eu tenho não tem dicas sobre pasta americana e afins, são mais decorações com caldas, glacês, cremes e sprinkles. As dicas peguei em sites como cake central, bakerella, e fui desenvolvendo minhas idéias a partir daí.

    O funeral do Snoopy, tadinho... eu fiz exatamente esse comentário! Na verdade me lembra a cena em que a Branca de Neve está em sono profundo depois de comer a maçã, e os anões todos emm volta! É o que eu disse: era pra ele estar deitado na casinha, mas acabou que ia ficar uma alegoria carnavalesca e eu resolvi tirar. Só que ele não se sustentava em pé... enfim! O próximo será bem menor (pra caber a casinha), ou de pé, ou sentado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. tuuuudddooooooo lindooooooooo....achei lindo o "boomer" tipo boneco como o snoop...fico ótimo..
    parab´nes! o blog está demais...
    bijinhos
    pat

    ResponderExcluir
  5. Pat,

    ficou lindinho o boneco de schnauzer, né?
    Obrigada pela visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lucia,
    tudo muito lindo mesmo!!! Eu não tenho jeito para modelar...mas admiro muito seu dote! E de primeira???? Adorei a cupcake tower!
    Um beijo e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Verena!
    Obrigada pela visita, que bom que gostou dos bonequinhos...
    Volte sempre, será muito bem-vinda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A-DO-REI a cupcake tower! Profissa! E preciso repetir que os cupcakes, além de fofíssimos, tavam uma diliça? Saudades do Bubu.

    ResponderExcluir
  9. Meninaaa!!!!
    Ficaram lindos.
    Ainda não entrei nessa moda, minha amiga utilizou como bolo de parabéns, com uma velinha no último cupcake, estavam superdecorados, ficou muito bonito (o suporte é caro, mas pode ser re-utilizado, então não custa tanto).
    Não tem a bagunça do bolo, partir, etc...mas o resto é igual, para novayorquinos é um must.

    ResponderExcluir