domingo, 26 de julho de 2009

Desafio dos Cupcakes - Chocolate branco com chocolate branco


O nome desse cupcake no livro é Lady Tarryn´s Wedding Cakes, porque a receita foi elaborada pela primeira vez para o casamento dessa moça. A massa é de chocolate branco, coberta com ganache de chocolate branco e glacê cor-de-rosa. Eu decidi omitir a glacê, não sou muito fã e achei desnecessário. Agora, a foto do bolinho dela com glacê realmente é linda de morrer. Pra decorar eu fiz umas surpresinhas que vou postar em seguida. Elas realmente merecem um post à parte.
***Adendo: esqueci de esclarecer que o livro é o "The Crabapple Bakery Cupcake Cookbook", daonde sairão todas as receitas do desafio ***

Achei que pudesse ser meio enjoativo, mas o bolo e fofinho e DELICIOSO! A receita rende 24 cupcakes aproximadamente (pode variar com o tamanho da forminha utilizada). Eu fiz meia receita, porque achei que 24 era um pouco demais...

White Chocolate Mud Cakes (a massa)

4 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 cc de fermento químico (pó royal)
500g de manteiga sem sal, picadinha
2 xícaras de leite (use integral)
4 xícaras de castor sugar*
300g chocolate branco picadinho
4 ovos batidos (pode ser no garfo mesmo, a receita não precisa de batedeira)
2 cc de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 155oC. Unte a forma de muffin levemente (se for usar forminhas de papel não precisa untar, é só encaixar na forma).

Peneire a farinha e o fermento juntos numa tigela grande. faça um buraco no centro.

Coloque a manteiga, o leite, o açúcar e o chocolate branco numa panela em banho-maria. Mexa continuamente com uma colher de pau até que o chocolate derreta o açúcar dissolva totalmente. Tire do calor e deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Com uma espátula de borracha, misture os ovos e o extrato de baunilha à mistura de chocolate. Despeje essa mistura no buraco da farinha e misture até homogeneizar.

Encha as formas com a mistura (nunca deixe passar de 3/4 da capacidade das forminhas). Asse por 30min ou até que um palito saia limpo de dentro da massa. Deixe a forma esfriar sobre uma grade por 10 minutos ants de desenformar. Depois de desenformar, deixe esfriar por mais 30min antes de cobrir.
Bolos esfriando na grade; usei formas tradicionais de cupcake e forma do "vestido da princesa"


Ganache de Chocolate Branco (a cobertura)

Obs: também fiz 1/2 receita da cobertura

1 xícara de creme de leite (usei o fresco)
600g de chocolate branco picado

Coloque o chocolate numa tigela. Numa panela de fundo grosso, aqueça o creme de leite até levantar fervura. Despeje o creme quente sobre o chocolate. Deixe 1 minuto até amolecer. Use uma espátula para misturar a ganache, com cuidado para não incorporarar, até obter uma cobertura sedosa.

Para utilizar: Se quiser uma superfície lisa, mergulhe os cupcakes imediatamente na cobertura. Se quiser um efeito mais "fofo", deixe a ganache esfriar até a temperatura ambiente e aplique nos bolos com uma espátula. Não misture a ganache depois de pronta.

Minha tentativa de decorar o bolo como sugerido no livro. Não ficou nada bonito, mas aprendi muita coisa pra melhorar nas próximas vezes...


Não ficou muito bonito, mas tava UMA DELÍCIA:


Obs: eu usei forminhas para docinhos número 0 (a maior que tem). É o mesmo tamanho das formas de cupcake importadas. Comprei forminhas vermelhas. Obviamente elas não foram feitas para ir ao forno, porque desbotaram. Vivendo e aprendendo. A branca nacional é garantida, já usei várias vezes. Pena que nos EUA tem tanta coisa lindinha e aqui quase nada...

Obs 2: Eu estreei minha forma de cupcake da Wilton, é uma marca americana super considerada. As minhas formas nacionais se desintegraram de ferrugem. Testei também minhas formas de "vestido de princesa" da Wilton. A idéia é você encaixar uma boneca super cafona no bolo, é claro que eu não comprei as bonecas. Mas a forma é bem legal. Rende bolos individuais com a massa de 2,5 cupcakes (ou seja, bem maiores). Achei legal pra dar de presente, mas ainda não ficaram bonitos - eu esqueci de untar a forma, e essa vai sem forminha dentro...

*Castor Sugar é um açúcar para o qual eu não encontrei equivalente brasileiro, tem uma granulometria entre o açúcar normal e o de confeiteiro. Pode-se obter o mesmo efeito passando o açúcar comum no processador.

2 comentários:

  1. ..huummm tive o prazer de experimentar...vcs nem queiram i-m-a-g-i-n-a-r o sabor...simplesmente o máximo!

    ResponderExcluir
  2. Quem provou, provou...
    porque agora acabou-se o que era doce! =)

    ResponderExcluir