sábado, 25 de julho de 2009

Camarão com Catupiry da Patricia


Essa receita aqui em casa é sucesso total, aprendi com a Patricia (minha sogra). Além disso, mandei pro Rainhas do Lar e foi publicada! =)

Comprei 1kg de camarão médio na feira. Pedi pro moço limpar e descascar, mas levei as cascas pra casa (que eu não sou obrigada a descascar em casa, né?). Aí limpei de novo, temperei com limão, alho, coentro, cebola muita (que eu amo), sal e pimenta e deixei descansando...Enquanto isso, coloquei as cascas pra ferver numa panela com um tanto de sal.

Quando levanta fervura, a gente abaixa o fogo e deixa mais uns 20 minutinhos. Depois passa os camarões e a água da panela no liquidificador (muito cuidado pra não fazer o que eu fiz e colocar líquido além da linha do liquidificador onde tá escrito LIMITE MÁXIMO hohoho). Coei o caldo batido pra um outro recipiente, e vois-là meu caldo de camarão! Tem gente que usa de cubinho, eu nem sei que gosto que tem, aprendi a fazer o prato desse jeito e não mudo. As casquinhas trituradas que ficarem no coador é pra jogar fora, a não ser que alguém invente outro uso pra elas!

Bom, nesse ponto refoguei uma cebola no azeite numa frigideirooooona e botei o camarão pra fritar junto (não pode deixar muito tempo na frigideira, senão fica borrachudo - se não tiver frigideirona faz em várias levas pra não acumular muito líquido).

Depois deitei o camarão fritinho (pode provar nessa hora que já é um tira-gosto muito bom!) numa travessa. Botei o caldo de camarão coado de volta na panela pra ferver com uma lata de molho de tomate Pomarolla Tradicional.

Despejei o molho sobre o camarão na travessa, sobrou quase metade que eu congelei pro próximo camarão com catupiry que eu fizer. É só uma questão de ter espaço no freezer. Sobre o camarão com molho, apliquei duas bisnagas de Catupiry de 250g e levei ao forno só um tantinho. Botei a travessa na mesa e quando fui pegar a câmera ela já estava destruída, assim achei melhor tirar foto do meu prato mesmo!

2 comentários:

  1. ixii... camarão eu dispenso... hahahha... sou alérgica..!!

    ResponderExcluir
  2. Que pena! Por aqui é todo mundo fanático!

    ResponderExcluir