segunda-feira, 20 de julho de 2009

Terrine Gelada com Creme de Menta


O nome aí no título é o original da receita, mas dessa vez eu não fiz terrine não - tentei fazer tortinhas individuais usando forminhas de mini-quiche (aquelas com fundo falso). Foi um sucesso!

Essa receita entrou pra família num livro de receitas que o meu então cunhado (que era casado com minha irmã mais velha) deu de presente pra minha irmã do meio, chamado "Culinária Ilustrada Passo a Passo - Chocolate". Minha irmã do meio nunca foi de cozinhar, então eu acabei ficando com o livro. Até hoje essa foi a única receita testada, e é um sucesso absoluto na família. Nunca tive coragem de tentar outra receita do livro, mas essa já foi repetida várias vezes... Dá trabalho e é demorada, mas super fácil, não tem erro!

É um doce gelado com 3 camadas de chocolate (ao leite, branco, meio amargo), servido com um creme de menta feito de hortelãs frescas. Pra chocólatra nenhum botar defeito. Olha que eu e meu pai somos chatíssimos no que se refere a doces de chocolate, não gostamos nem de musse nem de sorvete. Mas esse aí é campeão!

Obs1: grande parte da minha família dispensa o creme de menta, mas eu acho delicioso.
Obs2: escrevi a receita como eu fiz (em forminhas pequenas); pra fazer ma terrine é mais fácil ainda, pois não precisa ficar distribuindo as massas em várias formas.

Ingredientes da Terrine:

óleo para untar as formas
125g chocolate meio amargo
150g chocolate branco
150g chocolate ao leite
135ml creme de leite fresco (9CS)
6 ovos + 6 claras
135g manteiga sem sal
3CS açúcar

Modo de Fazer:

-Unte de leve o fundo e as laterais da forma com óleo.
-Usando a base das formas como guia, desenhe e recorte 2 discos de papel-manteiga para cada uma delas (fiz só um disco pra cada forminha). Use um deles pra forrar cada uma das formas.

-Corte o chocolate meio-amargo em pedaços graúdos e pique com um facão ou no procesador (função pulsar). Derreta o chocolate em banho-maria e retire do fogo.
-Leve ao fogo 3CS de creme de leite até levantar fervura e despeje imediatamente sobre o chocolte derretido. Mexa sem parar, enquanto adiciona o creme de leite, para misturar bem os ingredientes.
-Separe 2 gemas das claras. Adicione as gemas ao chocolate com creme, uma a uma, mexendo bem depois de cada adição.
-Corte 3cc de manteiga em pedaços pequenos e vá juntando à massa, aos poucos, batendo para que a manteiga derreta com o calor dos ingredientes.
-Numa outra tigela, bata 4 claras em neve
-Adicione 1CS de açúcar às claras em neve e bata por 20segundos, até ficarem brilhantes
-Acrescente as claras em neve à massa de chocolate muito suavemente. Faça em duas levas, se preferir.
-Distribua a massa de chocolate meio amargo igualmente entre as fôrmas (usei 12 forminhas, mas depende do tamanho - pense que você vai precisar de espaço pra 3 camadas na forma).
-Espalhe a massa na forma, até os cantos, e alise bem por cima. Leve ao freezer por 30-40min (ou até solidificar), enquanto prepara as outras camadas.

-Siga as instruções dadas para fazer a camada de chocolate meio-amargo, usando chocolate branco. Despeje a camada de chocolate branco nas forminhas, sobre as camadas de chocolate meio-amargo, e leve ao freezer até endurecer.

-Siga as instruções dadas para fazer as outras camadas, usando chocolate ao leite. Despeje a camada de chocolate ao leite nas forminhas, cobrindo a camada de chocolate branco, e leve ao freezer por 6 horas no mínimo.

-A receita pede pra colocar o 2o disco de papel-manteiga sobre a camada de chocolate ao leite antes de levar as forminhas ao freezer pela última vez. Eu pulei essa parte, mas é aconselhável se o doce for ficar vários dias no freezer - evita a formação de gelo.

Creme de menta

Ingredientes:

1 maço de hortelã fresca
500ml leite
1/3xíc açúcar
6 gemas
1 1/2 CS maisena
-Lave a hortelã e tire os talos. Esmague os galhinhos, de leve, com o rolo de massa ou com um pilão.
-Ponha o leite numa panela de fundo grosso e abra fervura. Tire do fogo, junte a hortelã picada, tampe e deixe pegar gosto por 10-15min, em local quente.
-Coe o leite numa jarra-medida e jogue fora as folhas de hortelã. Junte o açúcar e mexa até dissolver.
-Bata as gemas com a maisena, numa tigela média. Junte o leite perfumado com hortelã, reservando 1/2 xíc. Bata até misturar tudo, depois volte o reme para a panela.
-Cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar com a colher de pau, até o creme começar a ferver e adensar o bastante para cobrir o dorso de uma colher (seu dedo deixará uma marca bem nítida nele). Junte o leite reservado. Coe para uma tigela gelada e deixe esfriar.

Para servir...

-desenformei as tortinhas geladas sem nenhuma dificuldade, empurrando o fundo falso e virando sobre um pratinho de sobremesa (com o fundo pra cima). Aí foi só tirar o fundo e o papel-menteiga de cima e servir. Deixei o creme numa molheira separada, pra cada um servir quanto (e se) quisesse.

-se estiver fazendo numa terrina, deve-se mergulhar a base da forma numa assadeira com água quente por 10-15 segundos. Depois coloca-se uma travessa retangular sobre a forma e viram-se as duas, pra desenformar. O papel manteiga sai fácil. Deixe a terrina amolecer em geladeira por 1 hora, depois corte em fatias grossas (2,5cm). Sirva com o creme. Caso esteja muito difícil de cortar, molhe a faca em água quente entre uma fatia e outra.

-Dura 2 semanas em freezer. O creme deve ser feito de véspera, no máximo.

Um comentário:

  1. Esta receita é mesmo campeã!
    Vendo as fotos me deu uma vontade... Qdo. vc. vai fazer de novo?
    Mãe gulosa.

    ResponderExcluir