segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dois em um - risoto de açafrão e medalhão de frango com parma


Esse post vai ser 2-em-1 simplesmente porque eu tirei a foto do prato assim, já montado. As receitas foram tiradas do Rainhas do Lar, e devidamente adaptadas.

Primeiro o medalhão:

1kg de peito de frango desossado
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de cebola ralada (botei uma cebola inteira, porque eu sou BEM chegada)
1 colher de sopa de molho inglês (não usei, e não senti falta)
1 colher de sopa de farinha de rosca
1 colher de sopa de salsa picada (usei salsa+cebolinha)
sal e pimenta a gosto
fatias de bacon (mamãe não é chegada em bacon, então usei fatias de presunto de parma)

-Aqueça o forno a 180 graus
-Coloque no processador o frango em pedaçoes com os temperos, depois numa tigela incorpore a farinha de rosca com as mãos (se não tiver processador compre carne moída de frango, e misture tudo na tigela mesmo, amassando com as mãos).

-Modele os medalhões, coloque uma fatia de presunto de parma em volta de cada um e amarre com barbante (nem precisou, elas ficaram "coladinhas" no frango).

-Leve pro forno numa assadeira antiaderente e asse em forno médio até dourarem.

Esta receita teoricamente rende 10 medalhões. No meu caso acho que os medalhões ficaram "avantajados", porque rendeu só 8. Eu só precisava de 6, então os outros dois eu congelei ainda crus.


Agora o risoto:

1 cebola média ralada (eu usei 2, que eu sou louca por cebola)
1 tablete de manteiga (200g - de preferência Aviação)
2 xícaras de arroz arbório ou canaroli (eu usei canaroli)
2 xícaras de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne ou de galinha*
200g de parmesão ralado de boa qualidade
1 CS açafrão em pó diluído em caldo de carne**
1 vidrinho de champignons fatiados em conserva

-Refogue a cebola em metade do tablete de manteiga (200grs), quando estiver douradinha acrescente o arroz e dê uma leve fritada com o vinho.

-Espere o álcool evaporar e comece a acrescentar concha por concha o caldo, que deve estar fervendo em fogo baixo. Nesse momento abaixe o fogo e complete o processo dessa forma: botou a concha de caldo, mexa devagar, esperando o caldo ser absorvido. Assim que reduzir (não precisa esperar o caldo secar completamenbte) bote outra concha e assim vai.
-Um pouco antes do arroz atingir o ponto certo - o famoso al dente, acrescente o açafrão e os champigons. No final, já com a panela desligada, incorpore o restante da manteiga e o parmesão ralado.

* O segredo de um bom risoto é um bom caldo (estava escrito na caixa do arroz!). Eu usei caldo de costela com cenoura feito em casa. Cozinhei os pedacinhos de costela de boi com cenoura picada sem tempero (sal, pimenta, cebola), só temperei o caldo depois de coado. Assim pude raspar a carne das costelas e servir com as cenouras pro Boomer. Ele amou! Pra usar caldo de cubinho, a proporção é 2 cubinhos pra 1 litro de água. Não aconselho...

** Usei pistilos de açafrão que eu tinha ganhado de presente, eles devem ser colocados em um pouco de caldo fervente durante 15 min e depois passados por uma peneira antes de serem acrescentados ao arroz. A embalagem era de 1g e achei que foi pouco pra quantidade de risoto. Ficou uma delícia mesmo assim!

A quantidade de risoto dessa receita rendeu 6 refeições, lembrando que foi servido como acompanhamento (acredito que renda 4 pratos principais).

6 comentários:

  1. é um pecado!
    tanta gente passando fome e vc dando carne pro cachorro!

    ResponderExcluir
  2. Uia! E a ração é feita de que? Espero que uma boa porcentagem de carne!

    Eu faço o que com meu cachorro? Deixo passar fome? Qualquer ser vivo que esteja sob meus cuidados vai ser muito bem tratado, sempre respeitando as suas necessidades nutricionais, que eu não sou louca de dar pra ele coisas que não sejam apropriadas pra consumo canino.

    Carne deveria compor a maior parte da alimentação canina segundo algumas fontes. Segundo as outras fontes, os cães deveriam comer SÓ carne e ossos.

    ResponderExcluir
  3. Se for necessário eu tiro comida de uma criança pra dar pro meu cachorro!
    beijocas pro delícia do Boomer!

    ResponderExcluir
  4. por favor, não estamos dando carne pra cachorro... e sim, para um membro da família!! Pecado é jogar comida no lixo ou desperdiçar..!!
    Todos aqui em casa, se puderem vão comer carne e a melhor que eu puder oferecer..!!

    ResponderExcluir
  5. Sr ou Sra Anônimo
    Considerando que o termo "pecado" é utilizado pela igreja católica, portanto uma das igrejas cristãs, busquei nos evangelhos alguma referência sobre "dar carne a cães é pecado". Desculpe-me, mas não encontrei nada referente a isso. No entanto encontrei várias referências sobre solidariedade, cuidados com o próximo... Ainda Francisco de Assis, famoso santo católico e padroeiro da Itália, vivia em harmonia com os animais. O que encontrei foi que PECADO está mais relacionado ao egoísmo, avareza, gula (que inclusive impede de dividir a comida), orgulho, inveja... Meu senhor, ou minha senhora: quem será mesmo que é o pecador?

    ResponderExcluir
  6. se é para citar a Bíblia:
    Eclesiastes 3:19 "Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade."
    e
    Salmos 36:6 !A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. SENHOR, tu conservas os homens e os animais."
    e o melhor:
    Provérbios 12:10 "O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis."

    ResponderExcluir