segunda-feira, 30 de maio de 2011

X-burgão 2: a missão (um posto com 3 receitas)


Sei que já postei receita de hambúrguer aqui, mas é que ontem fiz de novo e com requintes de crueldade: fiz o pão e as batatinhas também. Bom demais! Pena que só tenho foto do prato montado...

O prato foi encomenda do Marido, que queria comer um hamburgão em casa... e eu adoro receber uma encomenda gastronômica!

Me animei a fazer o pão desde que li esse post no Cozinha Pequena. Perfeito pra mim que AMO hambúrguer feito em casa, gosto cada vez menos de lanchonetes "genéricas", e tenho cada vez mais raiva de pagar uma fortuna num hambúrguer em lanchonete decente. Além disso, serviu pra eu praticar minha recém-adquirida prática de sovar pães! =) Win-win situation, yay!

Ah, o pão fica delicioso, fofinho e cheiroso e vale muito a pena!

Receita 1: o pão de hambúrguer (do Cozinha Pequena) - rende 4 pães

INGREDIENTES:

125 ml de água gelada 15 gramas de manteiga sem sal; 1 ovo grande; 250 gramas de farinha de trigo (precisei acrescentar mais no final, não sei exatamente quanto); 25 gramas de açúcar; 1/2 colher de chá de sal; 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo; sementes de gergelim e um pouquinho de fubá para polvilhar.

PREPARO:

1. Misture todos os ingredientes (menos o gergelim) na mão e sove até a massa ficar macia e lisa, e ainda um pouco úmida, mas sem grudar nas mãos. Cubra a massa com um pano úmido e deixe até dobrar de volume.

2. Afunde o punho fechado na massa, para retirar o ar e, em seguida, divida a massa em 4 porções. Faça bolotas com cada uma das porções, achatando-as levemente a seguir. Deixe o pão crescer por mais ou menos uma hora, já na forma em que eles vão assar. Ou no silpat, como foi meu caso (mantive o comentário, porque eu também fiz no silpat!).

3. Pincele o pão com um pouquinho de manteiga derretida e salpique as sementes de gergelim e o fubá por cima do pão (não fiz nada disso, deixei o pão sem cobertura mesmo).

4. Leve ao forno pré-aquecido em 190°C e asse até o pão ficar dourado. Retire do forno e espere esfriar antes de cortá-lo ao meio.


Receita 2: o hambúrguer

Use 150g de patinho ou fraldinha moída por pessoa, tempere com sal e pimenta a gosto (use as mãos para misturar). Se quiser pode colocar cebola ralada e outros temperinhos. Eu coloquei um nadinha de mostarda em pó. Modele os hambúrgueres com a mão mesmo e deixe na geladeira até a hora de fritar. Você pode aproveitar que está com a mão na massa e fazer mais quantidade pra congelar. As minhas "sobras propositais" viraram mini-almôndegas e foram devidamente congeladas.

Na hora hora de fritar, esquente óleo numa frigideira e disponha os hambúrgueres. Frite primeiro de um lado, sem virar. Só vire quando umas gotinhas do suco da carne começarem a brotar da parte superior. Ele estará tostadinho, mas suculento. Assim que virar, disponha o queijo sobre a carne. Fomos de queijo minas padrão.


Receita 3: as batatinhas

Nem sei se posso chamar isso de receita... a única coisa importante é usar batata Asterix (aquela de casca marrom). Lavei 2 batatas, cortei muito fininho com o meu novo super cortador. Eu não descasco, a gente gosta com casca mesmo. Unte uma assadeira com pouquíssimo óleo ou azeite, seque as batatas com papel toalha e disponha na assadeira. Pincele com pouquíssimo óleo e leve ao forno pré-aquecido a 230C até dourar. Salpique sal sobre as batatas recém saídas do forno.


Montagem:

Coloquei a base do pão sobre um prato, a carne+queijo, uma fatia grossa de tomate e a outra metade do pão. As batatinhas servi ao lado de cada sanduíche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário