segunda-feira, 30 de maio de 2011

Meu primeiro Obentô (e how-to de oniguiri)


Já tem um tempo que eu namoro blogs sobre bentô (ou obentô). São marmitas japonesas, que podem ser super decoradas para as crianças, ou mais rotineiras para os adultos. Lá eles tem caixinhas lindas, com mil divisórias, que já viraram meu sonho de consumo (mas ainda não achei uma loja que entregue por aqui). Mas a idéia é a seguinte: comida saudável, arrumadinha no pote (nada de mistureba que chacoalha na bolsa), pra ser comida à temperatura ambiente - o que me deixou super interessada, dado que tem sido uma guerra usar o micro-ondas por aqui.

Depois de algum tempo só olhando, ontem resolvi implementar meu primeiro bentô, pra trazer hoje pro trabalho. Claro que eu não posso pensar pequeno, e já comecei de cara fazendo meu próprio oniguiri. São bolinhos de arroz de sushi muito comuns nos bentôs, e pelo que eu entendi na rotina do Japão. Eles podem vir simples ou recheados, normalmente vêm com um pedaço de alga "pra segurar", e são comidos com a mão. Podem vir em vários formatos também.

Vários estreantes falam de dificuldade em fazer os bolinhos, então eu já estava esperando que não conseguisse logo de primeira. Mas a verdade é que achei bem tranquilo de fazer, e pretendo incorporar à minha rotina. =)

Minha marmita tinha: cenouras baby, tomatinho cereja, mini almôndegas assadas e sem molho, e 2 oniguiris. Meu potinho já vinha com uma divisória, e usei duas formas de silicone (para cupcakes) pra deixar tudo mais arrumadinho. Adorei a experiência! Comida simples, gostosa e sem estresse de microondas!

Arroz Japonês (adaptado e misturado de uma coleção de sites)

Para 4 xícaras de arroz cozido:


-2 xícaras de arroz de sushi (arroz japonês, não serve outro!)

-2 1/4 xíc água

1. Coloque o arroz numa panela de fundo grosso e esfregue vigorosamente com as mãos sob água corrente. Esprema bastante o arroz. A água vai ficar leitosa e branca. Escorra essa água e adicione água fresca, repetindo esse procedimento até que a água fique praticamente transparente.

2. Deixe o arroz num escorredor por no mínimo 30 minutos.

3. Coloque o arroz de volta na panela, e adicione a água medida. Deixe o arroz descansando na água por no mínimo 30 minutos (o ideal é 1 hora).

4. Leve a panela ao fogo médio até levantar fervura. Tampe e cozinhe em fogo alto por 1 minuto. Reduza para fogo médio e cozinhe por mais 4-5 minutos, até que a superfície do arroz não esteja coberta de água. Reduza para fogo mínimo e deixe por mais uns 10 minutos, ou até que a água seja completamente absorvida. Aumente para fogo alto por alguns segundos para secar.

5. Desligue o fogo, tire a tampa da panela e deixe coberta com um pano de prato por 10-15 minutos para que absorva a umidade e descanse.

Arroz de sushi:

O arroz de sushi é simplesmente arroz feito da maneira acima e temperado.

O arroz, depois de pronto (e ainda quente) deve ser despejado numa tigela (ou um refratário). Molhe uma espátula em um pouco de vinagre de sushi (receita a seguir) e derrame 1/4 xícara de vinagre de sushi sobre o arroz.

Trabalhando rapidamente, misture o arroz com a espátula, com cuidado para não esmagar os grãos. Enquanto isso, o arroz deve ser resfriado - usei um ventilador direcionado para a tigela. Misture até que todo o vinagre tenha sido absorvido, e o arroz esteja à temperatura do corpo (morno).


Vinagre de Sushi:

Para 4 xícaras de arroz pronto, misture:

-1/4 xíc de vinagre de arroz;

-1CS açúcar

-1/2cc sal

Aqueça em fogo baixo até que o açúcar e o sal dissolvam.

Montagem do Oniguiri:

Trabalhe com o arroz de sushi ainda morno, pegando porções que possam ser moldadas na sua mão. Coloque o arroz em uma das mãos e molde com a ajuda da outra, girando o bolinho. Se quiser, enfeite com um pedaço de alga no final.

2 comentários:

  1. Adorei o visual! Além de bonito, parece gostoso e, o melhor, é uma comidinha light e saudável! :)
    Beijinho, Mom

    ResponderExcluir