sexta-feira, 6 de maio de 2011

Carré de Cordeiro em Crosta de Pistache - tentando coisas novas



Sempre acabo comprando as mesmas coisas no mercado, a não ser que eu queira fazer alguma receita específica. E como não tenho muito hábito de preparar carne vermelha, quando eu compro são sempre as mesmas variedades: costela bovina ou músculo pra fazer um caldo, filé mignon pra um grelhado, maminha pra ir ao forno, e carne moída como coringa pra hamburguers deliciosos, almôndegas fofas, bolonhesas e afins. A prepação nunca varia muito além disso, e normalmente quando quero fazer comida-de-festa, recorro às massas e risotos que são minha especialidade. Ou então um camarão ou coisa assim.

Daí que eu ganhei da minha sogra carne de cordeiro e de pato - duas coisas que eu adoro mas não tinha a menor idéia de como preparar. E resolvi começar me aventurando pelo cordeiro. Claro que fui pesquisar em todos os blogs culinários e encontrei inúmeras formas de preparo. Quando me deparei com o primeiro pistachio-crusted lamb chop (carré de cordeiro em crosta de pistache), sabia que era isso que eu queria. Assim sendo, reuni várias receitas com a mesma inspiração, e juntando pedacinhos de todas elas cheguei à minha própria receita.

Quando estava preparando a cobertura de pistache, provei e achei que tinha limão DEMAIS, e que não ia dar certo... mas tive uma agradável surpresa ao tirar a costelinha-teste do forno e ver que o suco do limão penetrou na carne, e não ficou tão intenso na casca. A única reclamação é que eu imaginava uma casquinha mesmo, igual de comida empanada. O pistache não ficou crocante, e a pasta soltava com facilidade da carne. Talvez isso se resolvesse mergulhando a costela em ovo batido antes de aplicar o pistache... Fora isso, ficou uma delícia! Um prato forte e complexo, com várias camadas de sabores. Pra acompanhar, um risoto simples.

Moral da história: adorei sair da minha zona-de-conforto, quero tentar ingredientes completamente novos mais vezes! Dá até vontade de comprar aquelas cestas de orgânicos, com produtos-surpresa (o que estiver na safra) pra conhecer mais vegetais e me forçar a cozinhar com eles...


Receita (8 pessoas comeram felizes)

Ingredientes

-Aproximadamente 30 costelinhas de cordeiro (já ganhei no corte à francesa, e a maioria tinha pouca carne - não sei o peso)

-Raspa e suco de 1 limão siciliano
-1 chili seco moído
-Azeite que baste (aprox. 1/2 xíc)
-2 dentes de alho
-500g de pistache
-1 maço de hortelã

Modo de Fazer

-Se o cordeiro estiver na geladeira, retire pelo menos uma hora antes de começar a preparar;
-Descasque os pistaches, separe as folhinhas de hortelã e descasque os dentes de alho;
-Coloque os pistaches, o suco e as raspas de limão, o alho, o chili e a hortelã no processador;
-Passe pra uma tigelinha de vidro e misture com o azeite, até ficar com a consistência de uma pasta (não coloquei sal porque os pistaches estavam bem salgados);

-Esquente um pouco de azeite numa frigideira e sele as costelas dos dois lados. Já na frigideira, temperei as costelas com sal e pimenta moídos na hora. Transfira para um refratário e deixe esfriar;
Obs: o passo acima é a preparação mais simples de costela, basta deixar mais tempo na frigideira. Fica uma delícia assim mesmo, só temperadinha com sal e pimenta - a gente testou!

-Aplique a pasta de pistache sobre as costelas (foto a seguir). Tudo isso pode ser feito antes das visitas chegarem.
-Para assar as costelas, leve a forno médio pré-aquecido o refratário onde elas estão arrumadas. Acho que levou uns 10 minutos pra eu achar que estavam prontas (tentativa-e-erro, olhando pra carinha delas). Tirei e estavam perfeitas - ao ponto, sem passar demais. Claro que o tempo depende da quantidade de carne nas costelas! Tire do forno e deixe descansar uns 10 minutos antes de servir.

-Servi à francesa, arrumando 3 em cada prato (ou 4, dependendo do tamanho). Sobraram umas poucas pra contar história. Sobrou bastante pasta de pistache, o que não foi nenhum problema, já que coloquei no filé do almoço do dia seguinte.

2 comentários:

  1. Preciso provar... Mãe

    ResponderExcluir
  2. Parece delicioso! A apresentação está linda e o quê dizer das fotos?

    ResponderExcluir