segunda-feira, 30 de maio de 2011

Focaccia com sal grosso e alecrim


Passei o último final de semana em casa na maior folga, sem aulas e sem nada pra estudar. E o melhor foi o friozinho fez. Aproveitei pra botar o sono em dia, ver filminhos e... cozinhar, claro! Ficar perto do fogão esquenta o corpo e a alma.

Semana passada, numa girls´night lá em casa regada a muito Sex and The City, fiz pela primeira vez uma receita de focaccia. Foi também meu primeiro pão sovado (as instruções sobre como sovar li no próprio livro de receitas e fui tentando aplicar). Ficou uma delícia, tão gostoso que esse fim de semana fiz mais uma vez. Muito bom pra comer devagarzinho com um prato de antipasti jogando conversa fora (naquela ocasião foi salaminho italiano e burrata; esse sábado troquei o salaminho por prosciutto).

A receita foi do livro da Marcella, e originalmente é para 5-6 pessoas. Fiz meia medida, com os acompanhamentos dá pra 2 esfomeados comerem muito bem (ainda sobrou um pouquinho).

Ingredientes (2-3 pessoas):

1/2 tablete de fermento ativo fresco
1 xíc. de água morna
3 1/4 xíc de farinha de trigo
1 CS de azeite extra-virgem
1/2 CS sal

Para assar:

Azeite para untar a forma
2 CS azeite extra-virgem
1 CS água
1/2 cc sal
Ramos de alecrim fresco (usei seco mesmo)

Preparo:

1. Dissolva o fermento em 1/4 xíc. de água. Misture a 1/2 xíc. da farinha e mexa bem. Adicione o azeite, o sal, 1/2 xíc. de água e metade da farinha restante. Misture bem, até obter uma massa macia, compacta mas não grudenta demais.

2. Vá juntando o restante da farinha e da água aos poucos, verificando o ponto, para que não fique nem muito seca, nem grudenta.

3. A sova: sobre uma bancada enfarinhada, estique a massa para longe de você usando os punhos. Ao mesmo tempo, vá enrolando a ponta da massa sobre ela mesma, na sua direção. Quando tiver um rolinho de massa, jogue com toda força na bancada. Você vai precisar de casa vez mais força. Repita esse processo por uns 10 minutos, até que a massa fique elástica. Forme uma bola e coloque numa assadeira (aproximadamente 19x21) untada com azeite. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 1h30.

4. Pré-aqueça o forno a 230ºC. Aperte a massa com os punhos e estique até que preencha toda a assadeira, com uma altura uniforme. Cubra novamente com um pano úmido e deixe descansar por mais 45 minutos.

5. Afunde os dedos em vários pontos da massa, deixando marcas. Bata com um garfo as 2 CS de azeite, a água e o sal até que formem uma emulsão (mistura uniforme, sem separação entre a água e a gordura). Despeje devagar sobre a massa, ajudando a espalhar com um pincel, deixando que a mistura empoce nos furos. Obs: Não coloquei o sal nessa mistura, eu salpiquei sal direto do moedor sobre a massa depois de ter espalhado a mistura de azeite.

6. Coloque a focaccia no forno e asse por 15 minutos. Abra o forno, espalhe o alecrim, gire o tabuleiro, feche e deixe assar por mais 7-8 minutos, ou até que esteja dourada. Retire a focaccia da forma com uma espátula e deixe que esfrie um pouco. Sirva quente ou em temperatura ambiente, no mesmo dia.

Cortei em pedacinhos antes de levar à mesa.

3 comentários:

  1. Fiquei com a boca cheia d'agua depois de ler as descrições detalhadas do hamburguer e da foccacia com burrata... Era isso que estava me aguardando no sábado, né? Pena! Fica pra uma outra vez... Beijinho, Mãe

    ResponderExcluir
  2. Sim, perderam...
    Um dia a gente consegue marcar alguma coisa! =)

    ResponderExcluir
  3. Ai Lulu deve ter ficado uma delícia, eu adoooooro focaccia! Ficou com uma cara ótima mesmo!!! Parabéns! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir