quarta-feira, 26 de maio de 2010

X-Burgão com crasse!


Tinha chamado minha irmã Ana e o seu respectivo pra vir aqui no fim de semana passado, mas eles acabaram não podendo. O cardápio programado era hambúrguer. Não resisti e acabei fazendo pra nós dois mesmo...

Pra 4 hambúrgueres (é assim o plural?), temperei 600g de alcatra moída 2x com sal e pimenta, usei um molde de plástico da Tupperware, é um apetrecho bem simplezinho - mas dá pra moldar na mão mesmo. Fiz o hambúrguer alto, como eu gosto. Aí é só fritar ou passar no grill até dourar. No grill vira até comida saudável, pra comer com arroz e saladinha (não era o caso).

Escolher um queijo legal é um diferencial do hambúrguer caseiro. Eu fui de queijo fundido, e o Rapha de gorgonzola. Pra derreter o queijo, é só botar por cima da carne assim que virar o hambúrguer. Se ele não derreter a tempo, abaixe o fogo e tampe a frigideira durante alguns segundos. Se for uma fatia de queijo (prato, provolone, etc), vale passar direto na chapa, depois pegar com a espátula e colocar sobre a carne pronta.

Por cima do queijo, coloquei cebla roxa refogada no azeite. Resolvi experimentar o pão feito na padaria do Zona Sul (supermercado aqui do Rio), marca própria deles. Achei delicioso. Tem com e sem gergelim, fica a gosto do freguês. Mil vezes melhor que esses industrializados que têm por aí e acabam com qualquer hambúrguer caseiro.
De salada, só entra alface mesmo nos meus sandubas. Dá uma frescurinha crocante sem a molhança do tomate. Usei a crespa dessa vez. Pra acompanhar, petisco de massa folhada com queijo feito por moi. Depois eu posto a receita!!!!

À minha irmã querida, só tenho um comentário a fazer: Perdeu, playboy!!!!!!!

Um comentário:

  1. Mal tomei o café da manhã e só de ler este posting já estou com apetite de novo. Esse é o hamburguer dos sonhos! Beijão, PZ

    ResponderExcluir