domingo, 6 de junho de 2010

A primeira vez a gente nunca esquece...

Nunca tinha feito carne no forno. Pronto, falei.

Sempre tinha vontade, mas nunca queria me arriscar. Tinha medo de errar o tempero, errar o ponto. Errar, enfim. Mas como disse o Jamie Oliver pra Veja, culinária é a arte da paciência e da perseverança, não adianta desistir porque errou. Resultado: resolvi arriscar. Pra não arriscar muuuito, fiz a carne do jeito mais simples possível. Aproveitei pra experimentar um sal grosso temperado com ervas (marca Meu Alho) que tinha comprado no mercado.

Esfreguei uma peça de 600g de maminha com o tal do sal grosso, coloquei numa assadeira. Derramei um copo de vinho branco sobre carne e pus no forno pré-aquecido a 200oC. Ao longo do processo fiz vários cortes na carne pra ver o ponto (um dia pego experiência nisso). No final consegui dar o ponto certinho. As pontas da peça ficaram totalmente cozidas, e o miolo avermelhado. Ficou saborosa e suculenta. Ah, o sal grosso temperado foi aprovadíssimo!

Pra acompanhar, batatas (sempre com casca) assadas com azeite e alecrim. Jantarzinho delicioso pra uma 3a feira!

2 comentários:

  1. Quando faço carne no forno, normalmente picanha (com a gordura pra cima, pra dar gosto), coloco suco de caju concentrado (aquele de garrafinha).
    Outra dica tb, é colocar cebolas pequenininhas e vários dentes de alho pra assar junto. Ficam macios e doces.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, essa do suco nunca tentei! Cebolas eu costumo colocar no frango assado, mas nunca puz com a carne... deve ficar uma delícia também!

    Beijos

    ResponderExcluir