sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cupcake de Baunilha


Para o bolo de baunilha deste post, usei a receita de Confetti Cupcakes da Julie Hasson (a idéia é deixar o bolinho colorido misturando confeitos à massa - uma espécie de bolo formigueiro). Só que eu não adicionei os confeitinhos.

A massa desse bolo é o oposto da outra que fiz no mesmo dia: ela crua é bem líquida e cresce pouco. Assim, distribuí a massa por 12 forminhas e ficou muito papel pra pouco bolo. Da próxima vez vou tentar fazer em 10 ou 11 forminhas pra ver o que acontece. A textura do bolo é ótima como sempre, é doce na medida certa e o cheirinho é delicioso, mas achei ele simplezinho demais. Não me entendam mal: ele é um ótimo bolinho branco simples, que é o que ele se propõe a ser. Mas eu tenho preferido sabores um pouco mais acentuados ultimamente... questão pessoal.

Ingredientes:

-1 xíc farinha de trigo
-1/2 cc fermento em pó
-1/4 cc bicarbonato
-pitadinha de sal
-3/4 xíc de açúcar granulado-1/4 xíc de manteiga sem sal, à temperatura ambiente (50g)
-2 claras
-1 cc essência de baunilha (usei 2, sempre dobro a baunilha)
-2/3 xíc
buttermilk
-2 CS confeitos coloridos (não usei)

Preparo:

-Em uma tigela pequena, misture a farinha, fermento, bicarbonato e sal

-Em uma tigela grande, bata o açúcar e a manteiga. Adicione as claras uma a uma, batendo após cada adição. Acrescente a baunilha. Adicione alternadamente a mistura de farinha e o buttermilk, totalizando duas adições de buttermilk e três de farinha, batendo até incorporar. Incorpore os confeitos.

-Distribua a massa por 10 forminhas dentro de uma assadeira de muffins. Asse em forno pré-aquecido a 180C por 20 a 25 min, ou até dourar e um palito sair sequinho quando espetado no bolo. Deixe resfriar por 10 minutos na própria assadeira. Retire da assadeira e deixe resfriar completamente sobre uma grade antes de cobrir.
Pra cobertura, derreti uma barra de chocolate branco em banho-maria e misturei com suco e raspas de umlimão siciliano pequeno e creme de leite. Aplique ainda quente sobre o bolo frio. Aplique os enfeites em pasta americana antes de a cobertura endurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário