quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aprendendo...

Mais uma "1a vez" nesse blog. Dessa vez queria aprender a fazer omelete, e recorri ao livro "Escola de Chefs", da Joanna Farrow, que é um compêndio de técnicas culinárias, com algumas receitas. O livro é bem bom, as fotos são ótimas e as explicações são claras.

Bom, mais uma técnica no meu repertório culinário e menos uma na lista de vergonhas culinárias do tipo "eu nunca fiz..." (categoria na qual por incrível que pareça os pudins e musses ainda se encontram...). É desde cedo eu gostei de pegar em receitas mais elaboradas, e o trivial foi ficando pra trás... meio que "qual a graça de fazer um pudim de leite se tem pudim bom em qualquer esquina?". Agora já mudei essa linha de raciocínio e estou correndo atrás do prejuízo, pois além de achar importantíssimo saber fazer o trivial, também percebi que as habilidades e técnicas vão se complementando no nosso aprendizado.
Voltando o omelete...
O livro comenta que o número de ovos ideal para uma omelete são 3 (caipiras, de preferência).
-quebre 3 ovos numa tigela e bata-os com um pouco de sal e pimenta.
-aqueça 2 CS de manteiga na frigideira até que derreta e fique levemente dourada. Despeje os ovos e, com um garfo, afaste a mistura dos lados para o centro, para que o ovo cru preencha os espaços da massa já cozida. Continue com esse procedimento até que toda a superfície da omelete fique ligeiramente firme.
-com o garfo, dobre a omelete ao meio e transfira-a para um prato aquecido (isso eu não fiz, usei prato frio mesmo), deslizando-a da frigideira. Sirva imediatamente.

Queria omeletes de queijo e presunto, então seguindo as instruções do livro, adicionei o queijo ralado junto com o sal e a pimenta, e o presunto picadinho já sobre os ovos na frigideira. O queijo que eu usei foi minas meia-cura, que eu trouxe de Araxá-MG. Ô delícia!

Parece simples, mas por incrível que pareça minha primeira tentativa ficou assim:

Isso porque eu fiz numa frigideira pequena demais e o fundo da omelete queimou quando metade do ovo ainda estava crua. O segundo saiu perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário