sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bolinho de Café com Ovomaltine


Esse bolo, da Julie Hasson, originalmente chamava Malted Espresso Cupcake. Mas aqui no Rio não achei leite maltado em pó (o ingrediente pedido) de jeito nenhum, então resolvi usar Ovomaltine mesmo - que leva malte na fórmula e também é um pó. Quanto ao café, fiz um bem forte aqui em casa mesmo e usei.

As substituições funcionaram e o bolo ficou bem gostoso, mas eu acho que a idéia original era um bolo com gosto forte de café - esse ficou um bolo suave de chocolate. Como bolo de café com chocolate para amantes de café, o
mocha cupcake ganha disparado. A massa crua é bem grossa e ele cresce BASTANTE - tanto que alguns bolinhos foram inutilizados por esparramação pra fora da forminha. Isso porque eu distribuí a massa por 11 forminhas ao invés de 12, porque achei que não tinha suficiente para 12 - vivendo e aprendendo. A textura é ótima, e ele forma uma "casquinha" melada deliciosa no topo.

Ingredientes:

-1 e 1/2 xíc de farinha de trigo
-1 e 1/2 cc de fermento em pó
-1/4 cc de sal
-1/2 xíc de leite maltado em pó (eu substituí por Ovomaltine)
-1/4 xíc de café expresso ou café bem forte
-1 xíc de açúcar
-1/2 xíc de manteiga sem sal, derretida e ligeiramente esfriada (100g)
-2 ovos

Preparo:

-Em uma tigela pequena, misture a farinha, fermento e sal
-Em uma tigela pequena, dilua o leite maltado (Ovomaltine) e no café (parece que não vai dar certo diluir 1/2 xíc de pó em 1/4 xíc de líquido, mas juro que funciona perfeitamente!)
-Em uma tigela grande, bata o açúcar, a manteiga e os ovos até que vire uma mistura homogênea. Adicione alternadamente a mistura de farinha e a de café, totalizando duas adições de café e três de farinha, batendo até incorporar.
-Distribua a massa por 12 forminhas (eu disse 12, não 11!) dentro de uma assadeira de muffins. Asse em forno pré-aquecido a 180C por 20 a 25 min, ou até dourar e um palito sair sequinho quando espetado no bolo. Deixe resfriar por 10 minutos na própria assadeira. Retire da assadeira e deixe resfriar completamente sobre uma grade antes de cobrir.
Pra cobertura, derreti uma barra de chocolate meio-amargo em banho-maria e misturei com creme de leite. Aplique ainda quente sobre o bolo frio. Aplique os enfeites em pasta americana antes de a cobertura endurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário