sábado, 13 de março de 2010

Mocha Cupcakes ou Lovely Ladybug Cucakes


Esses foram ecolhidos a dedo pra eu dar de aniversário pra uma amiga querida. Ela não gosta de doces muito doces. Ela AMA café. Abri o meu "125 Best Cupcake Recipes", da Julie Hasson, no capítulo "Adults Only", tem algumas receitas com café. Dessa vez escolhi os Mocha Cupcakes. Gostei do resultado, apesar de o meu paladar preferir doces mais doces... vamos ver o que a aniversariante vai achar, né? Lindinhos eles estão!!! E a textura ficou mravilhosa, assim como o cheirinho de café invadindo a casa.

Rende 12 cupcakes. Eu achei que era pouca massa e coloquei em 10 forminhas, mas eles crescem muuuuuito, então pode dividir em 12 mesmo. Não ficam como o "domo" em cima;depois de frio eles murcham o topo e acabaram ficando "afundados" com relação às bordas (justamente porque as bordas estavam altas demais). Nada que qualquer cobertura não disfarce bem... =)


Ingredientes:

3/4 xíc de farinha de trigo
1/2 xíc de cacau em pó
1 CS de pó de café
1/2 cc fermento em pó químico (pó Royal)
1/4 cc de bicarbonato
1 pitada de sal
1 xíc açúcar
1/3 xíc de óleo vegetal
1 ovo
1/3 xíc leite
2 CS café instantâneo (Nescafé)
1 cc essência de baunilha

1. Pré-aqueça o forno a 180C e abra as forminhas na assadeira própria para cupcakes
2. Numa tigela pequena, misture a farinha, o cacau, o café em pó, o fermento e o bicarbonato (eu gosto de peneirar tudo);
3. Numa tigela grande, bata o açúcar, o óleo e o ovo até que fique cremoso. Adicione a mistura seca, batendo até incorporar;
4. Numa outra tigela, misture o leite, o Nescafé e a baunilha até que o café se dissolva. Adicione a mistura de leite à massa, batendo até incorporar totalmente;
5. Distribua a mistura entre 12 forminhas e asse em forno pré-aquecido a 180C por 20 a 25 min ou até que um palito saia seco do centro de um bolinho. Deixe esfriar, e cubra com a cobertura prefeirda.

Cobri com ganache de chocolate amargo. É só derreter uma barra de chocolate em banho maria, desligar o fogo e misturar ainda quente com uma caixinha de creme de leite. Decorei com joaninhas de pasta americana.

Obs: Estou cada vez mais encantada com esse livro de receitas da Julie Hasson. Todos os bolos que faço são fáceis e ficam bonitos, gostosos e cheirosos. Ah, ainda não testei nenhuma cobertura, não sei como ficam...

4 comentários:

  1. Lindo e delicioso !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ei! agora que eu vi que eu tava aqui!
    estão ótimos, ótimos e muito ótimos!

    mas, além disso, são a coisa mais linda do mundo!
    o único problema é comer as joaninhas, repito que me afeiçoei a elas... cada uma com sua personalidade!

    adorei meu presente!

    ResponderExcluir
  3. Lúcia, fico me perguntando como não conhecia seu canto... eu tenho uma leve quedinha por bolos, cupcakes (apesar de fazer mto pouco).. adorei suas receitas! E que trabalho lindo que vc faz com a pasta americana!

    Prazer em conhecê-la e obrigada pelo recadinho no Quitandoca!

    Bjo, Glau

    Ps: gostei mto da dica do livro!

    ResponderExcluir
  4. Olá eu repito o que a GLau disse, suas receitas são lindas tudo com muito carinho, vou te seguir e convido voce a seguir o APRESSADOS.
    Bjos, vou voltar sempre.

    ResponderExcluir