sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Risoto de Camarão com Cachaça


Dessa vez até eu me surpreendi. A idéia era fazer um almoço comemorativo de 4 anos de namoro, e a gente AMA camarão e eu sou fissurada em risoto. Então fui na feira de domingo, comprei tudo fresquinho e me pus a cozinhar. Caprichei. Botei muito amor. Achei que pudesse ser o melhor prato que eu já fiz. Mas o risoto foi além: é o melhor risoto de camarão que eu já comi na minha vida (ele também achou isso, diga-se de passagem). Não sei se algum dia eu vou conseguir repetir o feito, porque a receita na verdade é bem simples - o básico do risoto. A única diferença é que dessa vez resolvi inovar e usar uma cachaça linda que estava lá em casa (Maria Comprida) no lugar de vinho.
Aí vai:

Comprei 1,5kgs de camarão sem casca, mas trouxe as cascas pra casa pra fazer um caldo. Os detalhes do caldo tão nesse post, mas em resumo: ferva as cascas e cabeças num panelão com água e sal, bata tudo no liquidificador e passe por um coador. Reserve esse caldo, ele vai entrar no risoto (pra quem não lembra eu repito: o segredo de um bom risoto é um caldo de alta qualidade: vai por mim que esse caldo natural é perfeito pra isso).

O camarão eu temperei com sal (sempre na proporção de 1 cc pra meio kg de qualquer tipo de carne), pimenta do reino moída na hora, coentro, cebola, alho e limão e deixei descansando um pouquinho. Depois fritei tudo num frigideirão anti-aderente com um tantinho de azeite. Na hora de fritar o camarão, tome cuidado pra ele não "cozinhar" na própria água: primeiro, não derrame a água que ele soltou na frigideira; depois, frite um tantinho de cada vez, pra não ficar acumulando muita água na frigideira. Espere a água de uma leva secar no fogo antes de colocar a próxima leva. Além disso, o camarão deve ficar no fogo o tempo de ficar todo rosa. Se cozinhar demais, vira uma borracha.
Como era muito camarão, comemos um tantinho como tira-gosto... se for comprar só pro risoto (2 pessoas), 1 kg de camarão já fica exageradamente bom.


Vamos à receita:
1 cebola média ralada
1/2 tablete de manteiga (100g - de preferência Aviação)
1 xícaras de arroz arbório ou canaroli (eu usei canaroli)
1 xícaras de cachaça de boa qualidade
1/2 litro de caldo de camarão ainda quente (é sempre bom ter um pouco mais à disposição)
100g de parmesão ralado de boa qualidade
1 kg de camarão frito

-Refogue a cebola em metade da manteiga, quando estiver douradinha acrescente o arroz e dê uma leve fritada com a cachaça.
-Espere o álcool evaporar e comece a acrescentar concha por concha o caldo, que deve estar fervendo em fogo baixo. Nesse momento abaixe o fogo e complete o processo dessa forma: botou a concha de caldo, mexa devagar, esperando o caldo ser absorvido. Assim que reduzir (não precisa esperar o caldo secar completamenbte) bote outra concha e assim vai.
-Um pouco antes do arroz atingir o ponto certo - o famoso al dente, acrescente os camarões. No final, já com a panela desligada, incorpore o restante da manteiga e o parmesão ralado.
Comem 2 pessoas desesperadas por camarão, e ficam jiboiando o resto do dia. Dá pra 3 pessoas comerem muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário