sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cupcakes de Chocolate

Cupcakes com ganache de chocolate ao leite
Fiz essa receita no natal em dose quádrupla: duas medidas para dar de presente no trabalho, duas medidas para dar de presente na ceia da família do Rapha. Eu não sou muito fã de bolo de chocolate, mas adorei esse. A textura é deliciosa, e a massa não fica muito doce. É um bolo de chocolate mais "adulto", digamos assim. Cobri a primeira vez com brigadeiro (escorre muito) e a segunda com ganache de chocolate ao leite, que fica mais firme.

Cupcakes com cobertura de brigadeiro e estrelinhas prateadas

A receita é do livro 125 Best Cupcake Recipes (Julie Hasson), e eu escolhi essa porque além de se chamar "Best Chocolate Cupcakes", levava buttermilk, que deixa tudo mais gostoso.

Para 12 bolinhos:

1 e 1/4 xíc de farinha de trigo
1/2 xíc de cacau em pó (NÃO é chocolate em pó, atenção!)
3/4 cc de bicarbonato
1/4 cc de sal
1 ovo
1 xíc de açúcar
1/3 xíc de óleo vegetal
1 cc essência de baunilha (estou usando a essência natural que eu fiz em casa)
3/4 xíc de buttermilk
1/2 xíc pedacinhos de chocolate meio-amargo (eu omiti os pedacinhos - acho que vale a pena se você quiser um bolo choc-chip, mas no caso de bolo eu prefiro sem)

1.Pré-aqueça o forno a 180C

2.Numa tigela pequena, misture a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal

3.Numa tigela grande, bata (com o fouet, mesmo) o açúcar, o óleo, o ovo e a baunilha até que vire uma massa uniforme. Vá adicionando alternadamente a essa tigela a mistura de farinha e o buttermilk, totalizando 3 adições de ingredientes secos e 2 de buttermilk. Bata até obter uma massa homogênea. Acrescente os pedacinhos de chocolate (se desejar) e misture com a ajuda de uma espátula.

4.Despeje a massa em forminhas de cupcakes já encaixadas na assadeira de cupcakes. Asse em forno pré-aquecido por 22 a 27 minutos, ou até que um palito enfiado no centro de um bolinho saia seco.

5.Coloque a assadeira sobre uma grade e deixe esfriar por 10 minutos. Retire os bolinhos da assadeira e coloque-os diretamente sobre a grade para esfriar. Aplique a cobertura.

Para fazer brigadeiro: coloque em fogo médio uma lata de leite moça e 4 CS de Nescau e fique mexendo com a colher de pau até que comece a soltar da panela (isso é depois que já ferveu!).

Para fazer Ganache de chocolate ao leite: derreta uma barra grande de chocolate ao leite de sua preferência em banho maria. Depois de totalmente derretido, desligue o fogo, adicione uma caixinha de creme de leite e misture. Para um efeito liso e brilhante, deve ser aplicada ainda quente.

Cupcakes ainda quentes na minha forma Wilton

Observação:
-esse bolo cresce MUITO, então não encha demais as forminhas (deixe passar só um pouquinho da metade). Além disso, ele fica com o topo "arredondado", formando um pequeno domo. Então não é o ideal se você vai aplicar qualquer tipo de decoração que exiga uma superfície plana. Dependendo do tamanho da sua forminha (elas têm pequenas variações) isso pode significar uma maior quantidade de bolinhos.
-as estrelinhas da decoração eu fiz com pasta americana branca, um cortador de biscoitos em forma de estrela e gel culinário prateado aplicado com pincel (o prateado e dourado você não pode usar para tingir a massa, só para pintar a superfície). Ficou lindinho e todo mundo adorou, mas a verdade é que fica soltando tinta prateada pra sempre (no dedo de quem tocar, etc). Ainda vou pensar se será usado novamente.

2 comentários:

  1. Essa receita não vai fermento?

    ResponderExcluir
  2. Thássia, não vai fermento não. O bicarbonato é um dos componentes do fermento em pó químico, funcionando nesse caso como "agente de crescimento". Pra funcionar, o bicarbonato precisa de algum agente ácido. No caso, o buttermilk da receita.

    Bjs

    ResponderExcluir