sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cookies com Lemon Curd


Em primeiro lugar, é importante saber que lemon é limão siciliano. A vida inteira eu acreditei inocentemente que lemon era limão, até que peguei uma receita de lemon cake (ainda vou publicar aqui) e vi na foto aquele limão todinho amarelo, por dentro e por fora. Resolvi pequisar, e descobri que a vida toda eu fui enganada: lemon é limão siciliano, e o nosso limão verdinho (Tahiti) se chama... LIME!).

Depois que fiz os tais bolinhos de limão siciliano, fiquei maravilhada com a fruta e comecei a catar outras receitas pra sentir aquele azedinho um tanto mais suave que do nosso limão.

Foi aí que me deparei com essa receita de cookies com lemon curd no technicolor kitchen. TIVE que fazer... os cookies ficam deliciosos. A curd (que nada mais é que um creme de ovos, manteiga, açúcar e limão siciliano - no caso) fica deliciosa mas bem azedinha, e em cima do biscoito doce o equilíbrio é perfeito.

Comece fazendo a curd:

½ xícara de suco de limão siciliano (precisei de 2,5 limões médios)
raspas das cascas dos limões espremidos
125g de manteiga sem sal, picada (como sempre, fui de Aviação)
1 xícara de açúcar
3 ovos ligeiramente batidos com um garfo

1.Junte o suco de limão, as raspas, a manteiga, o açúcar e os ovos numa panelinha e leve ao banho-maria, mexendo sempre, até engrossar.
2.Passe por uma peneira, despejando a misture numa tigela de vidro/cerâmica e cubra com filme PVC colocando-o diretamente em contato com a superfície da curd (assim evita-se a formação de uma película sobre o recheio). Leve à geladeira até esfriar e encorpar.

Obs: Não sei se era previsto ou se fiz alguma coisa errada, mas no banho maria começaram a se formar pedacinhos de clara de ovo cozida... tudo resolvido quando coei a curd.

Para a massa:

180g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de açúcar
1 ½ cc de baunilha (estou usando um extrato de baunilha caseiro, que eu fiz curtindo uma fava numa garrafinha com vodka por 2 meses - está delicioso!)
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
½ cc de fermento em pó

1.Pré-aqueça o forno a 180ºC
2.Forre duas assadeiras de pizza com papel manteiga.

3.Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Junte o ovo e bata bem.

4.Com a ajuda de uma espátula, misture a farinha e o fermento até formar uma massa.

5.Forme bolinhas com 2 cc de massa e arrume-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm entre uma e outra.

6.Faça pequenos furinhos no meio de cada bolinha usando a ponta do dedo indicador.

7.Encha cada buraquinho com ½ cc do recheio frio e leve ao forno por 10-15 minutos ou até dourar.
Quando tirar do forno, deixe esfriar por 5 minutos na própria assadeira e trasfira para uma grade de resfriar biscoitos.
Observações:

-Tentei seguir a medida de 2cc para os cookies e 5cm de distância entre eles na assadeira, mas ainda assim quando eles cresceram e esparramaram ficou "tudo junto", como se fosse um bolão. Consegui separar os biscoitos, mas não ficaram com as bordinhas tostadinhas como eu gosto... Na próxima vez vou tentar fazer biscoitos menorezinhos.
-sobrou metade da curd de limão, que eu comi aos pouquinhos com torrada como se fosse geléia, mas no final tive que jogar um tanto fora. Vou fazer menos na próxima tentativa, mas acho que se os biscoitos forem menores - ou seja, mais biscoitos - vou acabar usando mais curd que dessa vez.

-CERTAMENTE vou fazer a receita de novo... foi sucesso total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário