sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cupcakes de Limão Siciliano

Prontos para virar presente de natal

Estava procurando uma receita de cupcake de limão, e me deparei com os Lemon Buttermilk Cupcakes no 125 Best Cupcake Recipes, da Julie Hasson. Foi nesse dia que eu descobri que lemon é limão siciliano, e não o nosso limão verdinho de cada dia... vivendo e aprendendo! Como eu adoro buttermilk - que deixa tudo mais leve - resolvi testar a receita. Fiz logo em dose dupla pra dar de presente no natal. Os bolinhos são deliciosos e foram aprovadíssimos: úmidos, meio esponjosos, doces e ácidos na medida certa.

Desde esse dia fico colecionando receitas que levem limão siciliano... muito bom!

1 xíc de farinha de trigo
1/2 cc de fermento (pó Royal)
1/4 cc de bicarbonato
uma pitada de sal
3/4 xíc de açúcar
1/4 xíc de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
2 claras
2 cc de raspas de limão siciliano
1/2 cc de extrato de limão (não tinha, não usei e não senti nenhuma falta)
1/3 xíc de buttermilk
1/4 xíc de suco de limão siciliano expremido na hora

1.Numa tigela pequena, misture a farinha, fermento, bicarbonato e sal

2.Na tigela grande da batedeira, bata o açúcar e a manteiga até que formem um creme. Adicione as claras, uma a uma, batendo bem após cada adição

3.Acrescente as raspas de limão siciliano e o extrato (se estiver usando o extrato).

4.Adicione alternadamente a mistura de farinha e o buttermilk, totalizando 3 adições da mistura seca e 2 do buttermilk, e bata até formar uma mistura homogênea.

5.Acrescente o suco de limão siciliano, parando de bater após incorporar.
6.Com a ajuda de uma concha, despeje a massa em forminhas para cupcakes já arrumadas na assadeira de cupcakes (encha pouco mais de 2/3 das forminhas). Asse em forno pré-aquecido por 20 a 25 min ou até o palito enfiado no meio de um bolinho sair seco. Coloque a assadeira sobre uma grade por 10 min para que esfrie. Remova os bolinhos da assadeira e coloque-os diretamente sobre a grade para esfriar.

7.Cubra os cupcakes já frios.

Cobertura (fui de ganache de limão siciliano, mas deve cair bem com cobertura de baunilha ou brigadeiro de limão siciliano)

-derreta em banho maria uma barrona de Galak ou outro chocolate branco de qualidade
-desligue o fogo, adicione 1 caixa de creme de leite e mexa até incorporar
-adicione aos poucos suco de 1 limão siciliano, incorporando a cada mistura e experimentando para testar a acidez (suco de limão "a gosto")
-Aplique ainda quente sobre o bolo
Cobrindo os Cupcakes (reparem como eles não preencheram a forma toda)

Considerações:

-Teoricamente rende 12 cupcakes, mas na verdade rende menos. O bolo cresce pouco e precisa colocar mais massa que o normal em cada forminha pra ter um efeito bonito. Se dividir essa quantidade de massa por 12 forminhas simplesmente não fica legal. Ainda não sei qual seria a quantidade certa de bolinhos.

Um comentário:

  1. Nooooooooooooooossa, que cupcakes mais lindos, Lúcia!!!! E parecem muito apetitosos também... A decoração com a árvorezinha de natal ficou um espetáculo. Feliz de quem ganhou alguns destes cupcakes! ;o)
    Ah, a Patricia, do blog Technicolor Kitchen, tem várias receitas com limão siciliano, não deixe de conferir!
    Beijos!

    ResponderExcluir