segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tap Cupcakes de Caramelo


Sexta-feira à tarde recebi uma encomenda mais que especial: 17 bolinhos pra presentear minha turma de sapateado, que faria sua estréia nos festivais de dança no sábado à noite, no Festival Com-Passos de Dança. Dada a extensa programação daqueles dois dias (aniversário de casamento sexta à noite e almoço de aniversário do meu pai sábado à tarde), não dava pra fazer nada MUITO trabalhoso, então nada de pasta americana!
Optamos então por plaquinhas com tema de sapateado de um lado e mensagem da professora do outro. 6a feira cheguei em casa e peguei meus dois livros de cupcakes pra escolher um sabor... acabei escolhendo o Caramel Lover's Cupcakes, do Crabapple Bakery Cupcake Cookbook. Fiz os bolinhos 6a à noite e parti pro photoshop. Óbvio que a internet tinha caído e eu não ia conseguir nenhuma imagem de sapateado... resolvi o assunto fotografando meu próprio sapato!!! E por incrível que pareça ficou bonito! A essa hora a casa já estava invadida por um cheiro irresistível de bolo de caramelo no forno.
No sábado de manhã cedo enviei por email a arte para a gráfica, e na hora de buscar... recebi a notícia de que só ficaria pronto 13:40!!!!!!! Mas a entrega doa bolinhos era pras 14h, e eu ainda tinha almoço do meu pai. Alooooow! Cancelei o pedido e no maior se-vira-nos-trinta levei tudo pra casa da minha mãe, imprimi na impressorinha caseira, ela me ajudou a cortar-e-colar tudo (sim, porque eu ia imprimir a frente em adesivo e o verso em papel chique. Ia ficar tudo lindo e a colagem ia ser super automática né?!
Resultado final: impressão mambembe, mas recado passado!
No final deu tudo certo. Os bolos ficaram fofinhos, cheirosos e deliciosos. Cobri com uma ganache de chocolate meio-amargo e bolinhas prateadad. Embalamos um a um, e passamos fitas nas cores do figurino. A apresentação... não ficou exatamente como eu queria, a qualidade da impressão e do corte era pra ser umas 10 vezes melhor, mas deu pra fazer um bonito com o pessoal. Acho até que meus bolinhos deram sorte: tiramos segundo lugar!!!!!
Os bolinhos embalados individualmente
Agradecimentos especiais pra minha MOM, que fez com que os bolinhos acontecessem.
Os bolinhos, recém saídos do forno
Receita:
Você vai começar fazendo a calda de caramelo
Numa panela de fundo grosso, junte:
-150g de manteiga
-1 xíc de açúcar mascavo
-3/8 xíc de Karo
-3/4 xíc de creme de leite fresco
-1 cc de extrato de baunilha (esse ingrediente foi por minha conta)
Deixe cozinhar sobre fogo médio, mexendo ocasionalmente com uma espátula até o açúcar se dissolver. Aumente o fogo e deixe ferver por no mínimo 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar à temperatura ambiente.
Obs: É EVIDENTE que eu tinha que fazer trapalhada, e resolvi que 150g de manteiga era 1 tablete e meio. Depois que já estava tudo no fogo que eu me toquei que tinha posto 300g de manteiga, ou seja: o DOBRO do que precisava! Corri pra completar o resto dos ingredientes e consegui fazer o dobro da receita ao invés de jogar tudo fora.
Agora, o bolo (a receita diz que rende 24, mas nas minhas forminhas rendeu 30!):
Ingredientes:
-3 e 1/3 de xíc de farinha de trigo
-3 cc de fermento em pó químico
-1 e 1/3 xíc de calda de caramelo (ó a receita aí em cima - sobra um pouquinho!)
-2/3 xíc de água
-150g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-1 e 3/4 xíc de açúcar mascavo
-4 ovos
Preparo:
-Pré-aqueça o forno a 170C. Coloque as forminhas na assadeira de cupcakes (tive que fazer em 3 levas)
-Peneire a farinha e o fermento juntos.
-Em outra tigela, misture a água e a calda de caramelo.
-Em uma 3a tigela, bata a manteiga por 1-2 min, até que fique cremosa. Adicione um terço do açúcar de cada vez, batendo após cada adição. Após a última adição, bata até que a mistura fique leve e macia e o açúcar esteja praticamente dissolvido. Adicione os ovos um de cada vez, batendo por 1 minuto após cada adição.
-Adicione 1/3 da mistura de farinha e fermento e bata em velocidade média até que esteja combinado. Acrescente metade da mistura de caramelo e bata até combinar. Repita o processo (1/3 da farinha, metade do caramelo). Adicione o restante da farinha e bata até que esteja bem incorporada. Cuidado para não bater demais, ou a massa ficará dura (eu preferi terminar de incorporar a farinha à mão, com uma espátula).
-Coloque a mistura nas forminhas com a ajuda de uma colher, preenchendo cada uma até passar um pouquinho da metade, pois essa massa cresce muito. Asse por 18 minutos ou até que um palito saia limpo quando inserido nos bolinhos. Retire os cupcakes da assadeira imediatamente e deixe esfriar sobre uma grade.
O livro sugere uma cobertura de caramelo, mas eu fui de ganache de chocolate, derretendo 150g de chocolate meio-amargo em banho maria e misturando com um tantinho de creme de leite.

2 comentários:

  1. Foi o maior sufoco! Mas eu sabia que no fim tudo ia dar certo e deu!
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. A ajuda da mamãe facilita...
    Beijinhos

    ResponderExcluir