domingo, 15 de agosto de 2010

Caramelos de Baunilha com Flor de Sal - pra presente!

Quando eu vi essa receita do David Leibovitz eu sabia que eu simplesmente PRECISAVA fazer. Sempre fui enlouquecida por balas de leite, mas desde que os caramelos Embaré sumiram do mercado (no Rio, porque eu já comprei em beira de estrada indo pra Minas) estava carente de uma bala que valesse a pena, com aquele gosto profundo e quente de leite caramelado e textura puxa-puxa de verdade.

Aproveitei que uma amiga super querida ia fazer aniversário e uni o útil ao agradável - caramelos pra presente! É uma boa maneira de não comer TODAS as balas...
Comprei papel celofane pra embrulhar as balinhas uma-a-uma, um potinho hermético pra biscoitos, fiz um adesivo e um tag no photoshop, mandei pra gráfica aqui do bairro. E não é que ficou uma produção caprichada?! Rendeu um presente bonito!

As balas... ficaram simplesmente deliciosas! Versão ultra melhorada do clássico da minha infância. Como se pode imaginar (e como deveria ser) é um doce BEM doce, mas a flor de sal dá uma profundidade de sabor incrível. Bom, eu adoro um salzinho no doce, quando aplicado com critério. A textura talvez pudesse ter ficado um tantinho mais mole, mas mesmo assim valeu!

Pra fazer essa receita é necessário um termômetro de caldas. Eu não tinha um, mas como já estava na minha listinha de desejos há algum tempo e não estava caro, aproveitei pra comprar. Pelo que eu entendi é impossível fazer caramelos e balas sem ter um desses. E é bem facilzinho de usar.


Ingredientes:
-180 mL de creme de leite fresco / natas (use creme de leite da melhor qualidade que encontrar; eu
comprei numa confeitaria aqui perto que vende por peso).
-1 cc de extrato de baunilha (uso o natural, que eu fiz aqui em casa e tem um cheiro maravilhoso)
-1/2 cc + 1/4 cc de flor de sal
-1/2 xíc de glucose de milho (Karo)
-1 xíc de açúcar
-4 CS (60g) de manteiga com sal de boa qualidade em temperatura ambiente
Preparo:
1. Forre uma forma de bolo inglês com papel alumínio e unte com uma camada fina de óleo (passe com um papel toalha). Aí começaram minhas trapalhadas - eu untei com uma camada fina de óleo, mas "esqueci" de algumas partes. No final o papel não soltou do caramelo nessas parte, e lá se foi um tanto de doce pro lixo.
2. Coloque o creme de leite, 2 CS de manteiga, 1/2 cc de flor de sal e a baunilha numa panela pequena e leve ao fogo até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe a panela tampada.
3. Em uma panela média misture o açúcar e a glucose. Leve ao fogo alto até que o termômetro atinja 155C (acho que podia ter sido um poquinho menos). Não mexa muito a calda, só o estritamente necessário. Se precisar, use o cabo da panela pra criar um ligeiro movimento e evitar que alguma parte se queime. Para uma medição correta da temperatura, certifique-se de que o bulbo do termômetro está dentro da calda, mas sem encostar no fundo da panela (que tem uma temperatura bem mais alta).
4. Desligue o fogo. Despeje a mistura de creme de leite na panela do caramelo e misture.
Essa foi a trapalhada número dois. CUIDADO que levanta uma fervura "do mal" nessa hora, quase instantânea. Eu estava desavisada e me queimei... Acenda o fogo novamente, e só desligue quando a mistura atengir 127C. Após deligar o fogo, acrescente o restante da manteiga e misture até derreter totalmente.
5. Despeje a mistura na forma e coloque sobre uma grade. Após 10 minutos descansando, polvilhe com 1/4 cc de flor de sal. Deixe esfriar completamente, remova da forma e descasque o papel alumínio. Corte em cubinhos ou paralelepípedos com uma faca bem afiada - passe a lâmina na chama do fogão antes de cada corte pra facilitar. Embale os caramelo um a um. Podem ser armazenados por até um mês em recipiente fechado.

3 comentários:

  1. embora não seja do meu gosto esses doces tão doces, vc sabe, com a produção ficou lindo mesmo!
    saudades!

    ResponderExcluir
  2. A super amiga agradece as balinhas!!! Ficaram deliciooooooooosas, e o sal deu um toque mais do que especial, realmente não ficaram tão doces como normalmente ficam!!!! As balinhas acabaram em 2 dias... 1 dia e meio pra falar a verdade uhauhaauhahuahu Ameeeeeeeiii!! Mil beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ebaaa adoro quando o presenteado se manifesta!!! Que bom que fez sucesso...

    Beijos

    ResponderExcluir