terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais Aniversário: Torta Vulcânica de Chocolate


Ainda sobre o aniversário do meu pai... comemoramos com um super almoço na casa dele no sábado. Eu fiquei encarregada de fazer a torta, e escolhi reproduzir a Torta Vulcânica de Chocolate da Simone, do Chocolatria. A aparência ficou bem diferente, primeiro porque a minha forma tem 26cm de diâmetro (a sugestão era uma de 22cm) por isso a torta ficou mais baixinha. Além disso, acho que eu deveria ter colocado BEM mais Ovomaltine - eu optei por ir no olho, ao invés de medir. Cobri a torta toda com uma fina camada... que se dissolveu e formou uma película brilhamte, crocante e deliciosa sobre a torta. Mas não ficou um nadinha de pó aparecendo.

A massa leva um tantinho de café, e não fica muito gostosa sozinha - mas vai por mim, que combinada com o recheio de chocolate é uma maravilha! Ficou tudo uma delícia, e com um cheirinho matador! Digna de comemorar os 60 anos do DDV!!!!!

Massa:

-2 xíc de farinha de trigo

-3 CS de açúcar

-150g de manteiga sem sal cortada em cubinhos

-3CS de chocolate em pó

-1 c sobremesa de pó de café

-colheradas de água gelada, se necessário (não foi)

1. Misture os secos; adicione a manteiga e misture inicialmente com um garfo, e depois dê o ponto com as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea;

2. Abra a massa no fundo e lateral de uma forma de 22cm. Perfure com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180C por aproximadamente 25min ou até assar.

Recheio:

-100g de manteiga sem sal

-150g de chocolate meio amargo

-1 xíc de açúcar

-1,5 CS mel

-pitadinha de sal

-4 ovos médios

-1/4 xíc de leite

-1/2 xíc Ovomaltine

1. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria;

2. Numa tigela, junte os ovos, o leite, o açúcar, o sal e o mel;

3. Bata com um mixer ou na batedeira por cerca de 5 minutos ou até ficar bem espumoso. Adicione a mistura de chocolate e volte a bater para homogeneizar;

4. Verta a mistura sobre a massa assada. Polvilhe o ovomaltine cuidadosamente sobre a torta, cobrindo toda a superfície com fartura. Assar em forno pré-aquecido a 180C por aproximadamente 35 minutos.

Um comentário: