segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pied-de-Garçon - pra presente!


Dia 17/08 foi aniversário do meu pai. Mais ou menos uma semana antes eu tinha decidido que queria dar alguma comidinha pra ele. Foi aí que comecei minha busca por uma receita que fosse... chocolática ao máximo! Afinal, quem convive com meu pai sabe o que ele costuma dizer:
-o que atrapalha o bolo de chocolate é o bolo
-o que atrapalha a mousse de chocolate é a mousse
-o que atrapalha o wafer de chocolate é o wafer...
...e por aí vai. Resumindo, ele gosta de chocolaaaaaate (nesse momento lembrem das tardes passadas ouvindo o Sloth dos Goonies falando isso).
Além disso, eu queria dar alguma coisa que ele pudesse comer acompanhando um cafezinho que ele tanto ama (não sei se isso de fato aconteceu). Procurei no site do David Leibovitz e achei justamente o que eu eatava procurando: uma camada de amêndoas torradas, coberta com caramelo crocante (na verdade essas camadas acabam se fundindo em uma só), coberto com chocolate meio amargo, coberto com mais amêndoas torradas, e tudo isso quebrado em mil pedacinhos... O doce ficou uma delícia, e eu já fiquei tendo delírios de fazer um sorvete de baunilha com isso dentro e inventar o melhor sorvete de crocante já feito.
Aí foi só botar num potinho, fazer uma arte bonita, mandar pra gráfica e dar pro papai! Se ele gostou? Diz ele que sim... acabou tudo bem rapidinho!
Potinho visto de cima*
*DDV= Dono Da Verdade, apelido carinhoso do meu pai aqui em casa...
Ah, ninguém entendeu porque esse nome? Tá, eu explico... acontece que sobrou um tanto de "crocantes de amêndoas, caramelo e chocolate" (tradução do nome bem descritivo dado pelo Leibovitz) e eu levei pro escritório pra fazer um agrado pro povo de lá. As pessoas me perguntaram o que era, eu expliquei... eis que o primeiro a comer declara: "Mas isso é pé de moleque!". Bom... até entendo a semelhança, dada a crocância, e a presença de algum tipo de nut. Mas pé de moleque não dá né?! Batizei de pied-de-garçon, que fica uma coisa mais fina!
Presentinho pro papai
Ingredientes:
-2 xíc (225g) de amêndoas torradas e moídas (passei no processador, sem deixar virar farinha)
-2 CS água
-115g de manteiga com sal cortada em pedaços
-1 xíc de açúcar
-1/4 de xíc de açúcar mascavo
-1/4 cc de bicarbonato
-1 cc de extrato de baunilha
-140g chocolate meio amargo picadinho
Preparo:
-Unte uma assadeira com óleo vegetal sem sabor (usei de Girassol);
-Distribua metade das amêndoas sobre a assadeira, formando um retângulo de aproximadamente 20x25cm (a minha assadeira tinha justamente esse tamanho);
-Numa panela média e com um termômetro para caldas aqueça a água, manteiga e açúcares. Cozinhe, mexendo o mínimo necessário, até o termômetro atingir 150C;
-Remova imediatamente do fogo e acrescente o bicarbonato e a baunilha, misturando
-Rapidamente despeje a mistura sobre as amêndoas. Tente formar uma camada razoavelmente uniforme (se necessário, ajudar com uma espátula);
-Distribua o chocolate sobre o caramelo e deixe ali por 2 minutos, então espalhe com o auxílio de uma espátula (essa hora é linda, porque o chocolate derrete ao entrar em contato com o calor do caramelo);
-Cubra com o restante das amêndoas e pressione suavemente com as mãos;
-Deixe esfriar completamente e quebre em pequenos pedaços para servir. Dura 10 dias em recipiente fechado.

Um comentário:

  1. Pode ter certeza de que estava absolutamente delicioso, e combina demais com café! E quanto a durar 10 dias em recipiente fechado, isso é algo que jamais poderei comprovar. Só se o recipiente for fechado e trancado, e eu não tiver a chave. E mesmo assim corre o risco de eu arrombar.

    Beijão, DDV

    ResponderExcluir