domingo, 15 de agosto de 2010

Panela nova...


Ultimamente olho pro blog e me dá uma preguiça... primeiro preguiça de postar as várias fotos e receitas em atraso. Segundo preguiça desse layout-padrão. Mas e o tempo pra fazer um layout novo? Enquanto ele não vem, vou aproveitando pra botar em dia as postagens.


Quem convive comigo sabe que eu passei alguns meses matutando sobre troca de panelas. É que as panelas lindas de teflon que eu comprei quando casei já tinham perdido toda a sua beleza. Sabem como é teflon, né? Por mais que seja de boa marca e que se tomem muitos cuidados, fatalmente o revestimento começa a arranhar. E aí o que era um arranhãozinho começa a virar pequenas lasquinhas pretas na sua comida, e o fundo da panela cada vez mais prateado. Até que se resolva dar um basta nessa história - e foi o que eu fiz. O problema era: que tipo de panela comprar? Catei dicas nos blogs culinários, na Cooks Illustrated. E decidi comprar panelas de Inox. Elas têm o fundo grosso, são pesadas (e portanto melhores pra cozinhar comidas com tempo de cozimento elevado). As panelas de inox são inertes, ou seja, não liberam nenhum tipo de substância no alimento e não prejudicam a nossa saúde. Além disso, nunca devem ser utilizadas em fogo alto e retêm o calor por longos períodos, economizando energia.


Acabei comprando um kit com 2 panelas, 2 caçarolas (aquelas que têm duas alcinhas pequenas, ao invés de cabo) e uma leiteirinha. Além disso, comprei avulso (mas da mesma linha - SOLAR da Tramontina) uma espagueteira de 4,5L. Ela é ótima pra fazer massa, e tirando o cozi-pasta (a parte furadinha) dá um ótimo caldeirão pra fazer sopa e outras comidinhas. Ainda mantive 2 frigideirinhas e uma frigideirona de Teflon, que não estavam tão feias.


Estou AMANDO as minhas panelas novas. Primeiro porque elas são lindíssimas. Segundo porque toda aquela propaganda sobre cantos arredondados é verdadeira. Entre o fundo e a "parede" da panela não tem aquela espécie de quina que se forma, e sim uma curva - a limpeza é beeem mais tranquila. Terceiro porque a retenção de calor é realmente vantajosa. A comida realmente permanece quentinha por muito tempo lá dentro. Outro dia eu até fervi a água para uma massa com uma hora de antecedência e deixei a panela tampada. Na hora de botar a massa pra cozinhar, liguei o fogo e a água rapidamente ferveu de novo. Isso que é praticidade!


Com relação aos cuidados, estão todos muito bem explicadinhos no livretinho que acompanha:

-lavar com esponja macia ou de nylon, pra não arranhar;
-enxugar a panela após a lavagem, não deixar secando no escorredor (a evaporação da água deixa manchas);
-Nunca deixar a chama passar do fundo da panela, subindo pelas laterais;
-Alguns alimentos podem deixar manchas na panela. Essas manchas são removíveis com pasta especial para inox, limão ou vinagre.

2 comentários:

  1. postagens novas!!!! eba! até que enfim =)
    tava com saudades do blog já!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas Lúcia!

    To com um jogo de inox também e reparei umas manchas nelas... agora vc me esclareceu!

    Já pensou em investir numa caçarola de ferro esmaltado(acho q é isso)?

    Parabéns pelo blog e pelas lindas receitas!

    Abraço,
    Igor (amigo da Thais)

    ResponderExcluir