quarta-feira, 13 de abril de 2011

Borboletinha tá na cozinha...

No início do mês foi o primeiro aniversário da Marina, minha sobrinha amada. Como caiu muito próximo do carnaval, a festinha foi só na semana passada (tá, isso já tem um mês... foi quando eu comecei a escrever esse post). No play, com decoração de borboletas toda idealizada e executada pela mamãe dela com ajuda de um mutirão! Eu fiquei encarregada de fazer os cupcakes e o bolo oficial do parabéns... foi trabalho pra uma semana inteira (eu estava de férias).

As borboletas fiz com pasta americana colorida nas cores que minha irmã pediu, com um cortador de biscoitos. O problema é que pras asinhas delas ficarem levantadas elas tinham que secar (umas 48 horas) na posição certa, abertinhas. Pra conseguir isso deixei todas descansando nas quinas dos meus potinhos plásticos e tabuleiros, sem cobrir. Imagina a montanha de pote na sala lá de casa, 140 borboletas coloridas! Pena que essa foto eu não tirei...

Optamos por cupcakes de baunilha com cobertura de laranja e de chocolate com cobertura de chocolate. A receita do de chocolate foi fácil escolher, essa aqui que eu já tinha postado do 125 Best Cupcake Recipes. É bom demais! Dessa vez cobri com glacê de chocolate. Apesar de o livro ser infalível, a de baunilha eu já tinha feito e achado um pouco sem graça (além de que a autora diz que é pra ser comido NO MESMO DIA, o que não era uma opção). Então resolvi testar o Vanilla Daisy Cupcake do The Crabapple Bakery Cupcake Cookbook. Acertei em cheio! Delicioso, cheiroso, macio... e a receita diz que pode ser congelado!

Fiz os cupcakes todos ao longo da semana e congelei pra ficarem fresquinhos no dia da festa. Pra congelar cupcakes, a regra é a seguinte:

-espere esfriar bem
-embale UM A UM, sem cobertura, em filme plástico (aqueles de rolo)
-congele sobre uma assadeira (não dá pra "jogar" no freezer porque eles podem amassar e deformar, se não tiver espaço congele um pouco de cada vez)
-depois de congelados, passe os bolinhos embalados para um saco plástico (quantos sacos precisar) e mantenha o saco fechado no freezer pra não pegar cheiro das outras comidas e nem queimar do frio

Para descongelar:

-Tire do freezer aproximadamente 1h antes de usar ou aplicar cobertura
-Desembale imediatamente - se ele descongelar dentro da embalagem, o bolo e a forminha ficarão empapados
-Deixe repousando sobre uma mesa em temperatura ambiente.
OBS: se tiver usado forminhas coloridas, forre a mesa ou pedra onde vai deixar os bolinhos descongelando. Elas podem manchar a superfície durante o processo.

Vanilla Daisy Cupcakes (adaptado de The Crabapple Bakery Cupcake Cookbook)

*a receita diz que rende 24 bolinhos, mas fiz 20 bolinhos na forminha nacional para mini-bolo

Ingredientes:

-2 e 3/4 xíc de farinha de trigo
-2 cc fermento em pó
-200g de manteiga sem sal amolecida
-1 e 3/4 xíc de açúcar
-4 ovos
-1 CS extrato de baunilha
-1 xíc leite

Modo de Fazer:

1.Pré-aqueça o forno a 170C. Forre duas assadeiras de muffins com forminhas de papel.

2.Peneire a farinha junto com o fermento. Em outra tigela, bata a manteiga por 1 a 2 minutos. Adicione o açúcar em 3 levas, batendo por 2 minutos após cada adição. Após a última adição, bata até obter um creme homogêneo e leve.

3.Adicione os ovos um de cada vez, batendo por 1 minuto após cada adição. Acrescente o extrato de baunilha e bata até combinar tudo.

4.Sem parar de bater, adicione 1/3 da mistura de farinha e depois metade do leite. Repita o processo. Adicione o último 1/3 da farinha e desligue a batedeira. Misture tudo com uma colher de pau ou espátula, até que toda a farinha esteja bem combinada à massa.

5.Com a ajuda de uma concha, distribua a massa pelas forminhas de cupcake, enchendo cada uma até aproximadamente 3/4 da capacidade (ou divida igualmente por 20 forminhas). Asse por 18 a 20 minutos ou até que um palito inserido no meio de um bolinho saia seco. Remova os cupcakes imediatamente da forma e deixe esfriando sobre uma grade.

Glacê de Laranja

Em uma xícara de suco de laranja pera, acrescente açúcar de confeiteiro aos poucos e vá misturando até formar uma pasta na textura desejada (se ficar muito diluído vai escorrer pelo bolo, faça o teste!). Utilizar imediatamente porque endurece rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário