quinta-feira, 14 de abril de 2011

When in doubt, waffle!


O título desse post veio escrito em rosa-choque numa blusa que comprei na minha última viagem. Achei o máximo! Apesar de ainda não ter postado sobe waffles, eles são parte integrante da rotina da minha casa...

Gosto de waffles desde criancinha, comia no Chaika, uma lanchonete perto de casa. Lá eles faziam uns recheados de queijo e presunto sensacionais! Ou talvez seja só uma memória afetiva mesmo me fazendo pensar que eram deliciosos... não como waffles por lá faz tempo, pra avaliar se eram bons mesmo - e não pretendo comer tão cedo. Certas coisas do passado são muito melhores se não forem revisitadas... Desencantei de vários restaurantes tentando resgatar sabores da infância, descobri que os sabores eram deliciosos sim, mas só por fazerem parte dessa fase deliciosa da minha vida, de dividir pratos com as irmãs e brigar pra ver quem ia comer direto do prato onde a comida veio, entre tantas outras boas lembranças.

Bom, voltando aos waffles. Sabiam que waffle também é um verbo, fazendo com que "when in doubt, waffle" seja uma piadinha de duplo sentido? Quer dizer alguma coisa tipo "ficar em cima do muro, não tomar uma atitude, enrolar pra resolver alguma coisa". Ou seja: se tiver em dúvida, não faça nada. Lá em casa, na dúvida a gente faz waffles mesmo. No café de fim de semana, no fim do dia... o preferido é com manteiga e mel, mas eu também adoro colocar uma fatia de queijo e uma de presunto por cima. O presunto ajuda a abafar o queijo, que derrete com o calor do waffle. Fica uma delícia!

Na mesma viagem em que comprei a camiseta, compramos também Maple Syrup pra comer com nossos waffles. Pra quem não sabe, é um xarope feito com a seiva da Maple Tree, árvore-símbolo do Canadá. Maple Syrup é o que os americanos jogam por cima das panquecas em todos os filmes e seriados. Nossa, fica uma delícia. O maple syrup é menos viscoso que o mel, então ao invés de ficar sobre a massa ele entranha por dentro do waffle. Além disso, tem um sabor quase caramelado, ao invés do frutado/floral do mel. Muito bom, vale a pena experimentar! Mas como tudo o que é bom dura pouco... o que a gente trouxe durou duas "rodadas" de waffles.

Agora, a receita tirada do livrinho da minha máquina de waffles.

Ingredientes:
2 xíc de farinha de trigo
3 CS açúcar
2 cc de fermento em pó
1/2 cc de sal
2 ovos
1 1/4 xíc de leite
1/3 xíc de óleo vegetal

Preparo:

1. Pré-aqueça a máquina de waffles.
2. Em uma vasilha misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento.
3. Separe as claras das gemas do ovo e bata as claras em neve.
4. Misture as gemas com o leite. Jogue o líquido na vasilha onde estão os ingredientes secos. Misture bem. Adicione o óleo.
4. Incorpore delicadamente as claras em neve à massa.

Coloque as porções de massa na máquina de waffles e espere de 4-5 minutos. Só abra a máquina quando começar a sair fumaça (antes disso, a massa ainda estará líquida).

3 comentários:

  1. tirando o blog da miséria, hein? ´té que enfim, estava com saudades daqui!
    já comi waffles seus! yumi!

    ResponderExcluir
  2. Tirando teia de aranha do blog! =P
    Comeu waffles no aniversário do Boo, né?
    Lembrei que tenho cupcakes de cenoura daquele dia pra postar. E coisas do natal também... nossa, isso que é atraso!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Que waffle apetitoso... vou ter que esperar meu amigo trazer o Maple Syrup de Boston! e as lombrigas estão pulando... rsss!

    Beeijos! ^^

    Estou iniciando meu blog, quando puder, apareça!

    http://kekaskitchen.blogspot.com/

    ResponderExcluir