domingo, 11 de abril de 2010

Pancakes


Estava a fim de fazer panquecas desde 5a feira. A idéia eram panquecas fiinhas recheadas de carne moída. Aí maridinho pediu pra eu trocar por panquecas daquelas americanas, pro lanche, servidas com manteiga e mel. Peguei a receita no Prato Fundo, mas ela originalmente é da Martha Stewart. Não usei iogurte, troquei tudo por leite. Ficaram uma delícia, gorduchinhas por causa do fermento. Facílimo de fazer e perfeito pra lanche/café da manhã de domingo. Estou louca pra testar outras variações que vi por aí: massa com aveia, buttermilk, cobertura de frutas, de chocolate...
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
220mL de leite (coloquei até dar o ponto)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo
1. Misture todos os ingredientes líquidos, reserve.
2. Misture todos os ingredientes secos, adicione os líquidos e mexa o suficiente para ficar homogêneo. Pode ser necessário mais leite, a consistência é líquida, mas grosso.
3. Numa frigideira (anti-aderente, caso não, unte com óleo/manteiga) em fogo baixo, coloque a massa tentando formar um disco. Deixe cozinhar até começar a aparecer bolhas na superfície (2-3 minutos), então vire com cuidado e deixe até ficar dourado. Tem que ter um pouco de paciência.
Servi com manteiga e mel.

6 comentários:

  1. Finalmente ontem consegui provar esta maravilha feita pela minha filhota! Estava uma delícia! Só faltou o mel, mas só na manteiguinha já foi demais... Da próxima vez prometo que não vai faltar!
    Muitos beijos,
    Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Da próxima vez a gente come bem quentinha, direto da frigideira e com tudo que tem direito!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, não achei onde fazer meu comentário de "apresentação", então escolhi uma das minhas comidas prediletas pra começar. mas o melhor topping é mesmo mapple syrup! nada supera!

    Adorei descobrir seu blog. foi a maior coincidência! eu tava procurando uma receita de bureca na net e dei de cara com seu blog. Bureca faz parte da tradição da minha família; como você sou de origem judia turca e burreca é prato certo na casa da vovó, mas agora tô morando longe e deu uma saudade...

    Além das origens, paixão por baking, ainda compartilhamos o gosto por cachorros! eu tb tenho um schnauzer que é minha paixão! nossa! quantas coincidências! vou virar seguidora e testadora das receitas! mal posso esperar para começar com uns cookies!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina!
    Adorei seu comentário... realmente temos muito em comum! A internet é muito legal nessa coisa de aproximar pessoas com interesses parecidos, né?

    Também AMO maple syrup, e acho imbatível mesmo, mas aqui no Rio QUANDO tem é caríssimo! Onde você está morando? Desculpa a intromissão, mas como você falou do maple syrup, e que está morando longe, eu logo imaginei o Canadá. =) Viajei????

    Como chama seu schnauzer? Esses barbudos são deliciosos, né?

    Prazer em te conhecer, e volte sempre que a casa é nossa!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Eu morei no Canadá muitos anos, mas agora tô na Itália, em Pádua.

    Meu baby se chama Schopenhauer, mas com um nome difícil assim de pronunciar acabou virando Schope!

    Hoje vou fazer os muffins de limão! depois te conto como me saí!

    :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Desculpa demorar em responder, mas andei meio enrolada (vou entrar de férias seman que vem, aí já viu...).
    Fez os cupcakes??? Fiquei curiosissima pra saber o resultado!
    Ano passado fui à Itália pela 1a vez, fiquei absolutamente maravilhada. Fomos a Roma, Florença, Lucca, Pisa e Veneza. =)
    Ah, uma pergunta: qual o tamanho do seu schope? Quanto ele pesa? Aqui todos acham o Boomer enooorme com seus 13kgs (todo mundo tem schnauzer mini), mas percebemos que os turistas acham ele pequeno...

    Beijos!

    ResponderExcluir