sábado, 17 de abril de 2010

Manteiga Clarificada


Essa vou postar como SOS pra receita de baklavá (e outras que possam surgir).

Manteiga clarificada é uma das importantes bases da culinária clássica. Clarificar a manteiga significa separar a gordura (de coloração amarela) dos sólidos e líquidos incorporados durante o preparo da manteiga. Entre eles, sôro de leite e água responsáveis por “queimar” a manteiga com mais facilidade. A manteiga clarificada é a gordura pura e permite que os alimentos sejam dourados em temperaturas maiores. (Fonte: Terra Culinária)

Para obter aproximadamente 1 xícara de manteiga clarificada, coloquei 1 1/2 xícara de manteiga (no caso do baklavá, sem sal) pra derreter numa panela em fogo baixo. Depois que a manteiga ficou totalmene líquida, esperei 10 minuto e com uma colher fui tirando a espuma que se formou no alto (coloquei dentro de um copinho, não será aproveitado - são os sólidos do leite). Depois, fui tirando o líquido amarelo também com uma colher e colocando num outro recipiente (essa é a parte que a gente quer usar). Tem que tomar cuidado pra não misturar com as impurezas e proteínas de leite que estão no fundo da panela e têm uma com esbranquiçada (fazer com calma pra não provocar "turbulências".

O resultado foi um líquido cor de gema, que está aí na foto. Sobrou um monte de eca esbranquiçado no fundo da panela. Isso aí é lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário