sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Brigadeiro em dose dupla!

O meu caso de amor com a cozinha começou com os brigadeiros. Adorava ficar na cozinha ajudando a abrir forminhas, enrolar, passar as bolinhas no granulado, colocar nas forminhas. E aniversário lá em casa SEMPRE foi sinônimo de brigadeiro. Quando eu tinha uns 10 anos descobrimos as delícias do brigadeiro branco, e ele também entrou no nosso ritual de aniversários, normalmente coberto com uma camada fininha de açúcar. Apesar de eu considerar o brigadeiro lá de casa (da Irene) o melhor que há, ainda acho que prefiro o brigadeiro branco. Fica tão molinho, puxa-puxa. Só é mais difícil de enrolar, justamente pela maciez.

No finzinho de janeiro tive brigadeiro em dose dupla: fiz branco e preto no copinho para o aniversário de 12 anos do Gui (sobrinho do Rapha e por tabela meu), e na forminha pro chá de bebê da Marina, minha sobrinha que ainda vai nascer e já é mais que querida.

Bem verdade que os da Marina não fui eu que fiz, e sim a Irene. Mas a receita é a mesma, e lá fui eu pra casa da minha mãe ajudar a passar as bolinhas no granulado, abrir forminhas... e lembrar da infância. A receita é simplérrima, mas não trocar a marca dos ingredientes muda tudo. Então se o leite condensado não for Leite Moça e o achocolatado não for Nescau, pra mim não vale. É brigadeiro, mas não é o lá de casa. E tenho dito.


Brigadeiro (tradicional)

1 lata de Leite Moça
4 colheres de sopa bem cheias de Nescau
1 colher de sopa de margarina
chocolate granulado (ou o confeito que preferir)

Colocar o Leite Moça, o Nescau e a Margarina numa panela em fogo médio e ficar mexendo com colher de pau sem parar, cuidando para não queimar no fundo. Depois que tiver levantado fervura, fica pronto quando o doce começar a soltar do fundo da panela.

Despejar num prato para esfriar. Depois de frio, enrolar em bolinhas com as mãos besuntadas de margarina e passar no chocolate granulado.

Na forminha pequena rende aproximadamente 50 docinhos.

Brigadeiro Branco

1 lata de Leite Moça
1 colher de sopa de margarina
açúcar para enrolar (ou o confeito que preferir)

Colocar o Leite Moça, o Nescau e a Margarina numa panela em fogo médio e ficar mexendo com colher de pau sem parar, cuidando para não queimar no fundo. Depois que tiver levantado fervura, fica pronto quando o doce começar a soltar do fundo da panela.

Despejar num prato para esfriar. Depois de frio, enrolar em bolinhas com as mãos besuntadas de margarina e passar no açúcar.

Na forminha pequena rende de 35 a 40 docinhos.


Dica

Várias vezes acontece do brigadeiro (principalmente o branco) não ficar numa consistência fácil de enrolar, ele fica mole demais. Isso se resolve colocando o doce pra gelar na geladeira ou freezer, dependendo da pressa - cuidado pra não congelar!. Ele fica mais consistente.

Variação
Pro aniversário do Gui, fiz o brigadeiro em copinhos. Pra isso, não esperei chegar até o ponto de enrolar, tirei antes do fogo. Uma medida de brigadeiro rende bem menos que em bolinhas! Deu uns 15 copinhos...

Pro chá de bebê, ao invés de granulado compramos uns confeitos em forma de bolinhas miudinhas (o nome é miçanga). Pro btigadeiro tradicional compramos miçangas cor de chocolate, e pro brigadeiro branco compramos miçangas coloridas. Além de lindinho, ficaram ainda mais gostosos! Isso porque as bolinhas são bem crocantes, e contrastam com a maciez do brigadeiro. Foi um sucesso.

Um comentário:

  1. Ficou tudo muito bom, mesmo! Mas o mais gostoso disso tudo foi fazer tudo na companhia das minhas três filhas! Vê-las trabalhando juntas me remeteu a uma época maravilhosa quando elas eram ainda crianças e inventavam brincadeiras juntas... Foi bom demais!!!

    ResponderExcluir