sexta-feira, 19 de junho de 2009

All purpose flour x cake flour

Agora que minha mania de receitas americanas está a mil, me surgiram algumas dúvidas. Por exemplo, com relação a farinha: qual a diferença entre all-purpose flour e cake flour? Cada receita pede por um tipo delas.

Pesquisei e encontrei no site La Cucinetta: a all purpose flour no Brasil é chamada farinha Tipo 1, e é a farinha de trigo que encontramos normalmente no supermercado (eu compro a Dona Benta, sem fermento - também gosto da Boa Sorte). Já a cake flour seria uma farinha tipo 00, especialmente para bolos. Mas temos como preparar uma mistura equivalente a ela para usar em receitas que pedem a tal da farinha para bolos, anote aí:

Para 1 xícara de cake flour:
-pegue 1 medida de xícara
-despeje na medida 2 CS (da colher medida, nem mais nem menos!) de farinha de maizena
-complete a xícara (só até a medida!) com farinha de trigo

6 comentários:

  1. Lucia, nos bons supermercados você já encontra a farinha especial para bolos. Aqui em São Paulo (SP) no Zafari (Shopping Bourbon) você encontra com facilidade na seção de farinhas.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas não entendi essa explicação da cake flours poderia me passar maiores detalhes? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ola Lucia!!
    Achei seu blog super interessante!! Sou brasileira e moro nos EUA ha um ano e meio, onde desde entao, comecei a cozinhar dos livros, e estou amando esse tempo!
    Vc mora no Brasil mas fala ingles, ou vc tb mora nos EUA?

    Vou visitar seu blog mais vezes em busca de uma nova receitinha :) Tb gosto do fato de as receitas americanas serem bem precisas com as medidas, assim, a possibilidade da receita ser seguida com sucesso 'e bem maior!!!!

    Abracoss

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas!
    Obrigada pelos comentários, espero vê-las sempre por aqui!
    Zeze, obrigada pela dica.

    Ellen, realmente não tenho informações muito além disso... só sei que muda a espessura das farinhas, e também a quantidade de proteína, e isso dá algumas alterações no resultado. O link do post explica alguma coisa.

    Carcia, eu moro no Brasil mesmo! No Rio... minha mãe é professora de inglês, então aprendi desde cedo e adoro! Você mora onde?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi , tudo bem?
    Meu nome é maria, gostaria de entender se essa sigla CS = a cloher de sopa?
    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Sim, CS é colher de sopa!
    Obrigada pela visita

    ResponderExcluir