quarta-feira, 26 de maio de 2010

X-Burgão com crasse!


Tinha chamado minha irmã Ana e o seu respectivo pra vir aqui no fim de semana passado, mas eles acabaram não podendo. O cardápio programado era hambúrguer. Não resisti e acabei fazendo pra nós dois mesmo...

Pra 4 hambúrgueres (é assim o plural?), temperei 600g de alcatra moída 2x com sal e pimenta, usei um molde de plástico da Tupperware, é um apetrecho bem simplezinho - mas dá pra moldar na mão mesmo. Fiz o hambúrguer alto, como eu gosto. Aí é só fritar ou passar no grill até dourar. No grill vira até comida saudável, pra comer com arroz e saladinha (não era o caso).

Escolher um queijo legal é um diferencial do hambúrguer caseiro. Eu fui de queijo fundido, e o Rapha de gorgonzola. Pra derreter o queijo, é só botar por cima da carne assim que virar o hambúrguer. Se ele não derreter a tempo, abaixe o fogo e tampe a frigideira durante alguns segundos. Se for uma fatia de queijo (prato, provolone, etc), vale passar direto na chapa, depois pegar com a espátula e colocar sobre a carne pronta.

Por cima do queijo, coloquei cebla roxa refogada no azeite. Resolvi experimentar o pão feito na padaria do Zona Sul (supermercado aqui do Rio), marca própria deles. Achei delicioso. Tem com e sem gergelim, fica a gosto do freguês. Mil vezes melhor que esses industrializados que têm por aí e acabam com qualquer hambúrguer caseiro.
De salada, só entra alface mesmo nos meus sandubas. Dá uma frescurinha crocante sem a molhança do tomate. Usei a crespa dessa vez. Pra acompanhar, petisco de massa folhada com queijo feito por moi. Depois eu posto a receita!!!!

À minha irmã querida, só tenho um comentário a fazer: Perdeu, playboy!!!!!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Tirando a poeira...

...pra justificar o nome do blog, nada como postar a foto da última fornada de burecas aqui de casa! Estão ficando cada vez mais gostosas e o formato ficou homogêneo dessa vez (as primeiras tentativas, apesar de gostosas, foram BEM feiosas, cada uma de um jeito diferente). Acho que estou pegando prática na massa! Vovó disse que eu tinha que ter trabalhado um pouco MENOS a massa, mas que estou no caminho certo.
Dessa vez foram recheadas de queijo (ricota). Não, eu não tenho autorização pra postar a receita...

Já fiz de arroz uma vez, e ainda tenho que testar os recheios de carne e berinjela.
A receita rende MUITO e tem que ter tempo e paciência pra montar todas as meias-luas... No final assei umas poucas e congelei o resto, pra assar quando batesse a fome. Isso já tem tempo e elas já acabaram. Hora de fazer mais!!!!!
Essas aí de baixo estão prontas pra assar (na verdade, pra congelar!!!)