sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bolo de que?

Mais uma do chá de fraldas da Marina: um bolo de fraldas! Não é de comer, mas ficou tão lindinho que eu vou passar a receita desse bolo feito a 6 mãos lá na casa da minha mãe. Fizemos para decorar a mesa, mas pode ser um ótimo presente.
Ingredientes

83 fraldas (não sei exatamente, mas sei que usamos 2 pacotes inteiros de 40 fraldas tamanho M e mais umas 2 ou 3 de um outro saco)
Fitas de cetim largas
100 elásticos (desses de borracha, de escritório)
Alfinetes
1 garrafa PET 2 litros vazia e lavada
1 prato de bolo
Um "topo de bolo" - bichinho de pelúcia, flor, ou o que imaginar; achamos essa nenenzinha foooofa de pelúcia numa loja de brinquedos

Montagem

Não tiramos fotos da montagem, mas as instruções são bem fáceis de achar na net. Tem até vídeo no youtube!

O primeiro passo é enrolar as fraldas: coloque uma fralda sobre a mesa (deixe-a fechadinha, do jeito que vem no pacote). Comece enrolando pela parte da cintura até formar um cilindro. Use um elástico para prendê-la. Faça isso com todas as fraldas.

Montando a base do bolo: no centro do papelão coloque a garrafa pet. Em torno dela coloque um elástico. Puxe o elástico e ponha as fraldas já enroladas até preencher a volta toda. Use mais um elástico em torno do seu arranjo e coloque mais fraldas, fazendo uma nova camada. Repita o processo, agora completando a 3a camada. Está pronto o primeiro andar do bolo.

Repita esse mesmo processo para o segundo andar, terceiro e quarto (precisamos de um quarto andar para cobrir a tampa da garrafa, que era de 2,5L. Faça o bolo de acordo com a garrafa que for usar no centro.

Decorando o bolo: Em torno do elástico de cada andar, passamos fita de cetim e fechamos com alfinete. Separadamente, montamos laços com essas fitas. Depois prendemos os laços na fita que já estava no bolo, também com alfinete. Prendemos a "neném" no topo do bolo com alfinete também.

Trabalhe com as mãos bem limpinhas, porque essas fraldas vão ser usadas depois!

Depois da festa, a mamãe deve guardar todas as fraldas em sacos plásticos para futura utilização. Use todas as fraldas de um mesmo tamanho, e não esqueça de dizer qual foi o tamanho utilizado!


Brigadeiro em dose dupla!

O meu caso de amor com a cozinha começou com os brigadeiros. Adorava ficar na cozinha ajudando a abrir forminhas, enrolar, passar as bolinhas no granulado, colocar nas forminhas. E aniversário lá em casa SEMPRE foi sinônimo de brigadeiro. Quando eu tinha uns 10 anos descobrimos as delícias do brigadeiro branco, e ele também entrou no nosso ritual de aniversários, normalmente coberto com uma camada fininha de açúcar. Apesar de eu considerar o brigadeiro lá de casa (da Irene) o melhor que há, ainda acho que prefiro o brigadeiro branco. Fica tão molinho, puxa-puxa. Só é mais difícil de enrolar, justamente pela maciez.

No finzinho de janeiro tive brigadeiro em dose dupla: fiz branco e preto no copinho para o aniversário de 12 anos do Gui (sobrinho do Rapha e por tabela meu), e na forminha pro chá de bebê da Marina, minha sobrinha que ainda vai nascer e já é mais que querida.

Bem verdade que os da Marina não fui eu que fiz, e sim a Irene. Mas a receita é a mesma, e lá fui eu pra casa da minha mãe ajudar a passar as bolinhas no granulado, abrir forminhas... e lembrar da infância. A receita é simplérrima, mas não trocar a marca dos ingredientes muda tudo. Então se o leite condensado não for Leite Moça e o achocolatado não for Nescau, pra mim não vale. É brigadeiro, mas não é o lá de casa. E tenho dito.


Brigadeiro (tradicional)

1 lata de Leite Moça
4 colheres de sopa bem cheias de Nescau
1 colher de sopa de margarina
chocolate granulado (ou o confeito que preferir)

Colocar o Leite Moça, o Nescau e a Margarina numa panela em fogo médio e ficar mexendo com colher de pau sem parar, cuidando para não queimar no fundo. Depois que tiver levantado fervura, fica pronto quando o doce começar a soltar do fundo da panela.

Despejar num prato para esfriar. Depois de frio, enrolar em bolinhas com as mãos besuntadas de margarina e passar no chocolate granulado.

Na forminha pequena rende aproximadamente 50 docinhos.

Brigadeiro Branco

1 lata de Leite Moça
1 colher de sopa de margarina
açúcar para enrolar (ou o confeito que preferir)

Colocar o Leite Moça, o Nescau e a Margarina numa panela em fogo médio e ficar mexendo com colher de pau sem parar, cuidando para não queimar no fundo. Depois que tiver levantado fervura, fica pronto quando o doce começar a soltar do fundo da panela.

Despejar num prato para esfriar. Depois de frio, enrolar em bolinhas com as mãos besuntadas de margarina e passar no açúcar.

Na forminha pequena rende de 35 a 40 docinhos.


Dica

Várias vezes acontece do brigadeiro (principalmente o branco) não ficar numa consistência fácil de enrolar, ele fica mole demais. Isso se resolve colocando o doce pra gelar na geladeira ou freezer, dependendo da pressa - cuidado pra não congelar!. Ele fica mais consistente.

Variação
Pro aniversário do Gui, fiz o brigadeiro em copinhos. Pra isso, não esperei chegar até o ponto de enrolar, tirei antes do fogo. Uma medida de brigadeiro rende bem menos que em bolinhas! Deu uns 15 copinhos...

Pro chá de bebê, ao invés de granulado compramos uns confeitos em forma de bolinhas miudinhas (o nome é miçanga). Pro btigadeiro tradicional compramos miçangas cor de chocolate, e pro brigadeiro branco compramos miçangas coloridas. Além de lindinho, ficaram ainda mais gostosos! Isso porque as bolinhas são bem crocantes, e contrastam com a maciez do brigadeiro. Foi um sucesso.