sexta-feira, 19 de junho de 2009

Não carregue nas medidas!

Ao utilizar receitas americanas, devemos lembrar que elas utilizam as medidas com muito mais precisão que as receitas brasileiras, então é legal medir tudo com xícaras e colheres medidoras. Não tem essa de "uma colher de sopa bem cheia de fermento", ou "duas colheres rasas de açúcar". Uma colher é a medida da colher e pronto. Acho até melhor, pois assim não sobra espaço pra dúvidas. Quem falou que a minha xícara é do tamanho da sua?

All purpose flour x cake flour

Agora que minha mania de receitas americanas está a mil, me surgiram algumas dúvidas. Por exemplo, com relação a farinha: qual a diferença entre all-purpose flour e cake flour? Cada receita pede por um tipo delas.

Pesquisei e encontrei no site La Cucinetta: a all purpose flour no Brasil é chamada farinha Tipo 1, e é a farinha de trigo que encontramos normalmente no supermercado (eu compro a Dona Benta, sem fermento - também gosto da Boa Sorte). Já a cake flour seria uma farinha tipo 00, especialmente para bolos. Mas temos como preparar uma mistura equivalente a ela para usar em receitas que pedem a tal da farinha para bolos, anote aí:

Para 1 xícara de cake flour:
-pegue 1 medida de xícara
-despeje na medida 2 CS (da colher medida, nem mais nem menos!) de farinha de maizena
-complete a xícara (só até a medida!) com farinha de trigo

Primeiro Post

Esse blog foi criado pra ser meu livro de receitas pra sempre inacabado, onde pretendo postar as receitinhas que eu fizer com as respectivas fotos. Isso porque eu coleciono receitas de vários lugares (da própria internet, de livros, do caderno de receitas da vovó), depois não consigo me lembrar daonde eu tirei cada uma, ou mesmo se eu gostei ou não de uma receita específica.

Espero que esse blog me ajude, por exemplo, na saga sem-fim pelos vanila choc chip cookies e brownies perfeitos. Tenho uma infinidade de receitas de cada um desses quitutes - que eu amo! - e agora não lembro de jeito nenhum quais eu já fiz, e quais eu gostei mais. Ou seja: vou ter que começar minha busca de novo.

A segunda motivação pra eu fazer o blog é possibilitar a TROCA de receitas, dicas e experiências. Como tantos outros blogs do gênero, que há muito consulto.

O nome do blog foi indiretamente dado pelo meu Tio Marcel, que sempre quis abrir uma loja chamada burreca e etc. Burreca é um tipo de pastel judaico feito no forno (mas não é o que a gente chama pastel-de-forno por aqui), que a minha avó Lydia (mãe da minha mãe) faz maravilhosamente bem, com recheios de arroz, queijo, carne, berinjela. A Vovó Lydia sempre foi exímia cozinheira, e ela cozinha tão bem - mas TÃO bem - que eu me sinto até prejudicada. Isso porque desde a minha infância fiquei super-exigente pra todos os tipo de comida que ela faz. Assim, não consigo comer burrecas em outro lugar. E sabe aquele quiche MA-RA-VI-LHO-SO que você comeu outro dia? Pois é, eu provavelmente não vou gostar. Nem de nenhum tipo de cheese cake feito com cream cheese - eu acho pesado demaaaaais.

Aos pouquinhos fui aprendendo receitas dela, como os próprios cheesecakes e quiches, calda de chocolate, e mais alguma coisa. Já fiz as tais das burrecas, mas não ficam tão bonitas porque me falta prática (mas ficam deliciosas). Várias receitas eu não posso passar porque são segredos de família, mas vou colocando o que eu puder.

Sou meio formiguinha, simplesmente AMO ficar sugar high, e estou cada vez mais fissurada por sites e livros de Baking, estou com uma quedinha por culinária americana mesmo. Também gosto de sites de comida prática, para o dia-a-dia. Tenho dificuldades com receitas sem fotos do resultado final. Grande parte da minha motivação por fazer uma receita é me apaixonar pela foto do prato. Ou então ter comido em algum lugar e amado.

Sempre tive facilidade para fazer doces, adoro apetrechos culinários, bater claras em neve, tirar as forminhas do armário. Tenho dificuldade com criação - acho mais seguro seguir receitas. Também tenho um pouco de dificuldade com os temperos da comida salgada. Atualmente até que tem dado certo, mas a pior coisa pra mim é encontrar o famoso "sal e pimenta a gosto" numa receita. Nada mais complicado! Peguei uns sites pra iniciantes e fui descobrindo medidas básicas, como "1 colher de chá de sal para meio quilo de carne", que me ajudaram muito. Já empapei muito arroz, endureci bifes suculentos, salguei risotos com ingredientes caros. Hoje em dia já peguei a prática da coisa e não "viajo" tanto.

Ultimamente tenho feito bastante biscoitinho canino, as receitas dos que eu já fiz estão lá no blog do Boomer. São mais saudáveis que os industrializados e ele adora.

Agora vocês já sabem um pouquinho sobre mim! Bem-vindos ao meu livro de receitas!