domingo, 24 de abril de 2011

Cheesecake de Ricota (e de Pessach!)


Desde que me entendo por gente como cheesecake na casa da minha avó. Nunca consegui comer fora de casa. Como tantas outras coisas que eu sentia na infância sem conseguir entender (como porque eu conseguia comer um hamburger inteiro no Mc D e não no B_b's*), hoje sei exatamente a explicação: o cheesecake é tradicionalmente à base de cream cheese, e o da Vovó era de ricota. Então, imaginem uma torta leve e deliciosa!!!!

Desde o ano passado, comecei a tentar uma versão que pudesse ser comida em Pessach (feriado judaico em que se passa uma semana sem comer farinha de trigo ou qualquer coisa fermentada). O recheio da torta não leva farinha de qualquer forma, então era só uma questão de adaptar a massa da base. Ano passado segui à risca essa receita. Resultado: a casquinha ficou deliciosa, mas deu um trabalhão porque antes de firmar a manteiga derretia e a massa ia escorrendo pela forma, dentro do forno. Eu tirei várias vezes pra ajeitar, secar. Além disso, ficou muito dura pra cortar. Esse ano fiz algumas adaptações e a receita ficou perfeita!

*O hambúrguer de uma das lanchonetes é feito de tamanho pequeno, pra crianças. O da outra tem tamanho normal. Eu não conseguia perceber isso.

INGREDIENTES

Massa Tradicional:

1 Gema

200 g farinha (até dar liga)

100g manteiga sem sal

1 CS de açúcar

Massa de Pessach:

3/4 de xíc de amêndoas, torradas e frias, passadas pelo processador até virar uma farinha **

2/3 de xíc de farinha de matzá

1/4 cc de sal

100g de manteiga sem sal

2 gemas

Recheio

5 claras em neve
5 gemas
550g de ricota
1 lata de leite condensado
1 medida da lata + 1 dedo de leite integral
Gotinhas de extrato de baunilha

Cobertura

Geléia do sabor de sua preferência. Dessa vez foi de damasco, mas pode ser tangerina, morango, ou qualquer fruta vermelha.


MODO DE PREPARO

Massa

Misture os ingredientes com as mãos até dar liga.
Forre o fundo de uma forma de aro removível (24cm de diâmetro) e reserve.

Se estiver fazendo a receita de Pessach, levar ao forno médio pré-aquecido até a massa ficar firme como um biscoito.

Recheio

Bata todos os ingredientes menos as claras) no liquidificador e acrescente às claras em neve com uma colher de pau. Derrame por cima da massa de empada doce. Asse em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que fique firme.

Depois de completamente fria, a torta deve ser coberta com papel alumínio e armazenada em geladeira.

Cobertura

Diluir a geléia com um pouquinho de água fervendo. Derramar por cima da torta, deixar esfriar e levar à geladeira. Sirva gelada.

**Torre as amêndoas em forno altíssimo pré-aquecido, por 7 minutos (não deixe que fiquem pretas!). Para fazer a farinha, use sempre a função PULSAR do processador, se bater direto vira uma pasta.

sábado, 16 de abril de 2011

Cupcakes de Cenoura


Esses cupcakes eu fiz pro aniversário de 3 aninhos do Boomer. A família toda veio pra um brunch aqui em casa, e eu queria um bolinho simples, com cara de café da manhã. Peguei uma receita infalível de bolo de cenoura e assei em forminhas de cupcake. Ficaram deliciosos! Tive problemas com a cobertura que escolhi, que era do tipo calda e ficava escorrendo e melando tudo. A próxima vez, vou fazer um glacê de chocolate que seca rápido e fica no lugar.

A receita quem me deu foi a mãe de um amigo meu, há uns 10 anos atrás! Por isso as medidas são todas imprecisas, como "colher bem cheia", e por aí vai... O que posso dizer é que assim mesmo dá super certo e vale a pena...

Bolo de Cenoura

Ingredientes:

-2 cenouras grandes descascadas e picadas em pedacinhos
-1 xícara de óleo (girassol ou canola)
-2 xícaras rasas de açúcar
-2 xícaras bem cheias de farinha de trigo
-2 ovos
-1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
-1 colher de chá de raspa de limão
-1 pitada de sal

Preparo:

1. Passe a cenoura e o óleo pelo liquidificador.
2. Sempre batendo no liquidificador, adicione os ovos um de cada vez, depois o açúcar, a farinha, o fermento, o sal e a casca de limão.
3. Depois de bem batido, deite em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Asse em forno pré-aquecido a 180C. Leva aproximadamente 30 minutos.

*Fiz em assadeiras de cupcakes forradas com forminhas nacionais para mini-bolo, levou uns 20 minutos pra assar.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

When in doubt, waffle!


O título desse post veio escrito em rosa-choque numa blusa que comprei na minha última viagem. Achei o máximo! Apesar de ainda não ter postado sobe waffles, eles são parte integrante da rotina da minha casa...

Gosto de waffles desde criancinha, comia no Chaika, uma lanchonete perto de casa. Lá eles faziam uns recheados de queijo e presunto sensacionais! Ou talvez seja só uma memória afetiva mesmo me fazendo pensar que eram deliciosos... não como waffles por lá faz tempo, pra avaliar se eram bons mesmo - e não pretendo comer tão cedo. Certas coisas do passado são muito melhores se não forem revisitadas... Desencantei de vários restaurantes tentando resgatar sabores da infância, descobri que os sabores eram deliciosos sim, mas só por fazerem parte dessa fase deliciosa da minha vida, de dividir pratos com as irmãs e brigar pra ver quem ia comer direto do prato onde a comida veio, entre tantas outras boas lembranças.

Bom, voltando aos waffles. Sabiam que waffle também é um verbo, fazendo com que "when in doubt, waffle" seja uma piadinha de duplo sentido? Quer dizer alguma coisa tipo "ficar em cima do muro, não tomar uma atitude, enrolar pra resolver alguma coisa". Ou seja: se tiver em dúvida, não faça nada. Lá em casa, na dúvida a gente faz waffles mesmo. No café de fim de semana, no fim do dia... o preferido é com manteiga e mel, mas eu também adoro colocar uma fatia de queijo e uma de presunto por cima. O presunto ajuda a abafar o queijo, que derrete com o calor do waffle. Fica uma delícia!

Na mesma viagem em que comprei a camiseta, compramos também Maple Syrup pra comer com nossos waffles. Pra quem não sabe, é um xarope feito com a seiva da Maple Tree, árvore-símbolo do Canadá. Maple Syrup é o que os americanos jogam por cima das panquecas em todos os filmes e seriados. Nossa, fica uma delícia. O maple syrup é menos viscoso que o mel, então ao invés de ficar sobre a massa ele entranha por dentro do waffle. Além disso, tem um sabor quase caramelado, ao invés do frutado/floral do mel. Muito bom, vale a pena experimentar! Mas como tudo o que é bom dura pouco... o que a gente trouxe durou duas "rodadas" de waffles.

Agora, a receita tirada do livrinho da minha máquina de waffles.

Ingredientes:
2 xíc de farinha de trigo
3 CS açúcar
2 cc de fermento em pó
1/2 cc de sal
2 ovos
1 1/4 xíc de leite
1/3 xíc de óleo vegetal

Preparo:

1. Pré-aqueça a máquina de waffles.
2. Em uma vasilha misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento.
3. Separe as claras das gemas do ovo e bata as claras em neve.
4. Misture as gemas com o leite. Jogue o líquido na vasilha onde estão os ingredientes secos. Misture bem. Adicione o óleo.
4. Incorpore delicadamente as claras em neve à massa.

Coloque as porções de massa na máquina de waffles e espere de 4-5 minutos. Só abra a máquina quando começar a sair fumaça (antes disso, a massa ainda estará líquida).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bolo de Jujuba!!!!!


O bolo de jujuba nada mais é que bolo de laranja recheado de beijinho de coco e coberto de marshmallow, decorado com jujubas. Esse é o bolo oficial da nossa infância, aquele que a gente pedia pra Vovó fazer nos nossos aniversários (alternava com um de morango igualmente delicioso). Tinha feito uma primeira tentativa no meu aniversário do ano passado, que foi uma sucessão de trapalhadas mas depois de algumas tentativas rendeu um bolo torto e delicioso. Recebi a incumbência de fazer um pra festa de 1 ano da minha sobrinha e dessa vez foi de primeira, ficou lindo, fresquinho, cheiroso...

O bolo pronto ao lado da receita, diretamente do fichário da Vovó

Na era dos bolos de cobertura chique, com enfeites em pasta americana ou impressões no papel-de-arroz, é muito bom saber que um bolo com cara de feito em casa continua fazendo o maior sucesso! Tomara que o bolo de jujuba também vire uma doce lembrança dos aniversários dessa nova geração da nossa família.

Antes de ganhar cobertura...

Bolo de Laranja da Vovó

(Rende 1 tabuleiro de 40x28cm; para um bolo grande recheado fiz duas medidas)
*Fica uma delícia com a glace de laranja desse post.

Ingredientes:

-1 xíc de manteiga sem sal amolecida
-2 xíc de açúcar
-3 xíc de farinha de trigo
-4 ovos
-1 xíc de suco de laranja pera
-1 CS de fermento em pó

Modo de Fazer:

1.Pré-aqueça o forno a 170C. Unte bem a forma com manteiga e enfarinhe.

2.Peneire a farinha junto com o fermento. Em outra tigela, bata a manteiga por 1 a 2 minutos. Adicione o açúcar em 3 levas, batendo por 2 minutos após cada adição. Após a última adição, bata até obter um creme homogêneo e leve.

3.Adicione os ovos um de cada vez, batendo por 1 minuto após cada adição.

4.Sem parar de bater, adicione 1/3 da mistura de farinha e depois metade do suco. Repita o processo. Adicione o último 1/3 da farinha e desligue a batedeira. Misture tudo com uma colher de pau ou espátula, até que toda a farinha esteja bem combinada à massa.

5.Despeje na assadeira, distribuindo a massa com uma colher de pau. Leva entre 30 e 40 minutos no forno. Desenformar depois que estiver completamente frio.

Recheio de Beijinho de Coco

-3 latas de leite condensado
-3 gemas peneiradas
-1 e 1/2 xíc côco ralado
-3 CS manteiga sem sal

Colocar tudo numa panela em fogo médio e mexer sem parar até engrossar.

Cobertura de Marshmallow - Merengue Italiano

Ingredientes:
-3 xíc açúcar
-3/4 xíc água
-3 cc vinagre
-3 claras de ovo

Modo de Fazer:

1. Leva-se a água, o açúcar e o vinagre a ferver numa panela até dar ponto de fio. Enquanto isso, ir batendo as claras em neve.
2. Joga-se bem devagar sobre as claras batidas em neve, sem parar de bater, até misturar bem e encorpar.
3. Cobrir o bolo imediatamente

Montagem do bolo:

Na véspera da festa, fiz 2 medidas de bolo (em dois tabuleiros separados). Uma delas eu desenformei sobre o prato de bolo. A outra desenformei sobre um salva-bolos. Apliquei o recheio sobre bolo da base, e com ajuda (não consigo fazer sozinha), passei o bolo que estava no sala-bolos para cima do recheio. Deixei tudo coberto com papel alumínio pra ficar fresquinho, usando palitos pro papel não encostar no bolo. Proteger das formigas se necessário!

No dia da festa, preparei o merengue, cobri o bolo e decorei com as jujubas.

Glace de Chocolate


Fiz essa receita para cobrir os cupcakes de chocolate da festinha da minha sobrinha. A cobertura fica brilhante e deliciosa, e é super fácil de fazer. Com certeza será repetida!

-Passe por uma peneira 1/2 xícara de cacau em pó;
-Misture com 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;
-Adicione leite às colheradas e vá misturando até formar uma pasta na textura desejada (tente aplicar sobre um bolinho; se escorrer pela forminha acrescente cacau ou açúcar, se estiver muito dura e difícil de passar acresente leite).

Deve ser aplicada imediatamente, pois endurece rápido. Muito boa pra "colar" decorações.

Borboletinha tá na cozinha...

No início do mês foi o primeiro aniversário da Marina, minha sobrinha amada. Como caiu muito próximo do carnaval, a festinha foi só na semana passada (tá, isso já tem um mês... foi quando eu comecei a escrever esse post). No play, com decoração de borboletas toda idealizada e executada pela mamãe dela com ajuda de um mutirão! Eu fiquei encarregada de fazer os cupcakes e o bolo oficial do parabéns... foi trabalho pra uma semana inteira (eu estava de férias).

As borboletas fiz com pasta americana colorida nas cores que minha irmã pediu, com um cortador de biscoitos. O problema é que pras asinhas delas ficarem levantadas elas tinham que secar (umas 48 horas) na posição certa, abertinhas. Pra conseguir isso deixei todas descansando nas quinas dos meus potinhos plásticos e tabuleiros, sem cobrir. Imagina a montanha de pote na sala lá de casa, 140 borboletas coloridas! Pena que essa foto eu não tirei...

Optamos por cupcakes de baunilha com cobertura de laranja e de chocolate com cobertura de chocolate. A receita do de chocolate foi fácil escolher, essa aqui que eu já tinha postado do 125 Best Cupcake Recipes. É bom demais! Dessa vez cobri com glacê de chocolate. Apesar de o livro ser infalível, a de baunilha eu já tinha feito e achado um pouco sem graça (além de que a autora diz que é pra ser comido NO MESMO DIA, o que não era uma opção). Então resolvi testar o Vanilla Daisy Cupcake do The Crabapple Bakery Cupcake Cookbook. Acertei em cheio! Delicioso, cheiroso, macio... e a receita diz que pode ser congelado!

Fiz os cupcakes todos ao longo da semana e congelei pra ficarem fresquinhos no dia da festa. Pra congelar cupcakes, a regra é a seguinte:

-espere esfriar bem
-embale UM A UM, sem cobertura, em filme plástico (aqueles de rolo)
-congele sobre uma assadeira (não dá pra "jogar" no freezer porque eles podem amassar e deformar, se não tiver espaço congele um pouco de cada vez)
-depois de congelados, passe os bolinhos embalados para um saco plástico (quantos sacos precisar) e mantenha o saco fechado no freezer pra não pegar cheiro das outras comidas e nem queimar do frio

Para descongelar:

-Tire do freezer aproximadamente 1h antes de usar ou aplicar cobertura
-Desembale imediatamente - se ele descongelar dentro da embalagem, o bolo e a forminha ficarão empapados
-Deixe repousando sobre uma mesa em temperatura ambiente.
OBS: se tiver usado forminhas coloridas, forre a mesa ou pedra onde vai deixar os bolinhos descongelando. Elas podem manchar a superfície durante o processo.

Vanilla Daisy Cupcakes (adaptado de The Crabapple Bakery Cupcake Cookbook)

*a receita diz que rende 24 bolinhos, mas fiz 20 bolinhos na forminha nacional para mini-bolo

Ingredientes:

-2 e 3/4 xíc de farinha de trigo
-2 cc fermento em pó
-200g de manteiga sem sal amolecida
-1 e 3/4 xíc de açúcar
-4 ovos
-1 CS extrato de baunilha
-1 xíc leite

Modo de Fazer:

1.Pré-aqueça o forno a 170C. Forre duas assadeiras de muffins com forminhas de papel.

2.Peneire a farinha junto com o fermento. Em outra tigela, bata a manteiga por 1 a 2 minutos. Adicione o açúcar em 3 levas, batendo por 2 minutos após cada adição. Após a última adição, bata até obter um creme homogêneo e leve.

3.Adicione os ovos um de cada vez, batendo por 1 minuto após cada adição. Acrescente o extrato de baunilha e bata até combinar tudo.

4.Sem parar de bater, adicione 1/3 da mistura de farinha e depois metade do leite. Repita o processo. Adicione o último 1/3 da farinha e desligue a batedeira. Misture tudo com uma colher de pau ou espátula, até que toda a farinha esteja bem combinada à massa.

5.Com a ajuda de uma concha, distribua a massa pelas forminhas de cupcake, enchendo cada uma até aproximadamente 3/4 da capacidade (ou divida igualmente por 20 forminhas). Asse por 18 a 20 minutos ou até que um palito inserido no meio de um bolinho saia seco. Remova os cupcakes imediatamente da forma e deixe esfriando sobre uma grade.

Glacê de Laranja

Em uma xícara de suco de laranja pera, acrescente açúcar de confeiteiro aos poucos e vá misturando até formar uma pasta na textura desejada (se ficar muito diluído vai escorrer pelo bolo, faça o teste!). Utilizar imediatamente porque endurece rápido!