sábado, 4 de dezembro de 2010

Sorvete de Baunilha


O calor aqui no Rio tá cruel e acho que vamos falar muito de sorvete nos próximos meses...
O segundo sabor que testamos aqui em casa foi o de baunilha. Na primeira tentativa segui à risca a receita do David Leibovitz, mas achei que o gosto de creme de leite fica acentuado demais... então alterei a proporção, e cheguei à receita que ficou perfeita pra gente! Fiz usando a proporção de Gelato do The Ultimate Frozen Desert Book. De acordo com os autores teoricamente os gelati não levam creme de leite (a gordura vem apenas das gemas e do próprio leite). O problema é que na Europa o teor de gordura do leite é mais elevado que nas Américas, e por isso eles sugerem trocar uma pequena parte do leite por creme de leite fresco - pra repor a nata, mesmo. Funciona super bem!
Esse sorvete puro já é maravilhoso, por conta da fava de baunilha. Tem gosto de baunilha "de verdade", não só aquele cheirinho que a gente está acostumado... fica uma delícia também com banana picadinha, igual eu comia quando criança! Se puser uma calda de chocolate feita em casa, então...
Gelato de Baunilha
2 e 3/4 xícara de leite integral
3/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de creme de leite fresco
pitada de sal
1 fava de baunilha
6 gemas grandes
3/4 cc extrato de baunilha
1. Aqueça o leite, o açúcar, o sal e o creme de leite numa panela média. Raspe as sementes da fava de baunilha sobre o leite morno e coloque a fava dentro do leite também. Cubra, remova do calor e deixe esfriar a temperatura ambiente por 30 minutos.
2. Numa tigela média, bata as gemas levemente. Derrame a mistura morna de leite sobre as gemas com cuidado, mexendo constantemente até homogeneizar, e devolva as gemas com a mistura de leite para a panela.
3. Mexa a mistura sem parar sobre fogo médio com uma espátula, raspando o fundo, até que a mistura engrosse e revista a espátula. Derrame a mistura numa tigela limpa, passando por um coador. Coloque a fava de baunilha dentro do creme, adicione o extrato de baunilha. Coloque a tigela com o creme sobre um tabuleiro com água gelada e mexa o creme até esfriar.
4. Deixe o creme esfriar na geladeira por várias horas. Antes de bater na máquina de sorvete, retire a fava de baunilha e lave-a para outro uso (eu coloco num pote de aúcar baunilhado).