domingo, 21 de novembro de 2010

Gelato de Morango


A notícia está chegando uns 2 meses atrasada e todos os que me conhecem já sabem: ganhei uma sorveteira de aniversário! Desde que ela chegou, anda trabalhando bastante por aqui... encomendei pra chegar junto com ela 2 livros de receitas: The Ultimate Frozen Dessert Book, do Bruce Weinstein e Mark Scarbrough, e The Perfect Scoop, do David Leibovitz. O resultado é tão maravilhoso que a gente não consegue mais comprar sorvete fora de casa...

A nova estrela da casa

A primeira receita que resolvi tentar foi de sorvete de morango! Não que eu goste desses sorvetes rosa-choque que são vendidos por aí, mas eu amo a fruta e adorei todos os gelatos de fragola que comi pela Itália, num tom de rosa bem mais pálido e uma explosão de sabor. A receita, retirada de um blog, infelizmente não funcionou pra mim. E quando eu ganhei o brinquedinho estávamos no auge da época do morango. Aí eu testei o Strawberry Gelato do Weinstein e Scarbrow, e ficamos apaixonados. Apesar de ter várias receitas marcadas no livro para testar, desde as mais tradicionais como doce de leite e pistache até mais exóticas como sorvete de manjericão ou de açafrão, desde que ganhei a sorveteira só consegui fazer vanilla (com fava de baunilha de verdade!) e morango. As duas são deliciosas e por enquanto não conseguimos parar de comer.
A receita pede por geléia de morango 100% fruta, mas eu resolvi fazer minha própria geléia. E já tinha feito a receita umas 3 vezes quando os morango começaram a ficar mais caros e menos doces. Foi aí que eu vi a tal da geléia no mercado e resolvi testar - seria uma boa opção pra garantir o sorvete de morango no resto do ano. O sorvete fica realmente delicioso, como se tivesse sido feito com própria fruta. A geléia é 100% fruta, mas não é 100% morangos. Ela leva suco de maçã pra adoçar e modificar a textura, mas não afetou em nada o sabor.
geléia 100% fruta no supermercado
geléia de morango feita em casa
O único probleminha que a sorveteira me trouxe foi uma quntidade enorme de claras de ovo sobrando, já que as receitas usam muitas gemas. Estou congelando e usando aos poucos - tenho que acelerar o ritmo! Uso em suflês e omeletes de claras.
Gelato de Morango (adaptada de The Ultimate Frozen Dessert Book)
-5 gemas grandes à temperatura ambiente
-1/2 xíc açúcar
-2 xíc leite integral
-1/2 xíc creme de leite fresco
-250g de geléia de morango 100% fruta
-1/4 cc sal
1. Bata as gemas e o açúcar numa tigela média até que a mistura fique grossa e pálida, por aproximadamente 2 minutos. Reserve.
2. Aqueça o leite e o creme de leite numa panela sobre fogo médio até que pequeas bolhas se formem junto a parede da panela, mas antes de levantar fervura.
3. Batendo, derrame metade da mistura aquecida de leite na tigela onde estão os ovos e o açúcar, até combinar. Despeja essa mistura na panela com o resto do leite. Em fogo mínimo, cozinhe mexendo sempre até que a mistura comece a ficar espumosa e engrosse a ponto de cobrir a parte de trás de uma colher de pau, por aproximadamente 7 minutos. Coe para uma tigela limpa. Misture a geléia de morango e o sal. Refrigere até que fique bem gelado, por pelo menos 4 horas.
4. Gele na sorveteira de acordo com as instruções do fabricante. Sirva imediatamente ou coloque no freezer em um recipiente hermeticamente fechado (ou em vários menores). Pode ser guardado por 1 mês (aqui em casa nunca durou mais de 2 dias).
Para fazer a geléia em casa:
-processar 500g de morangos bem maduros até virarem polpa;
-ferver numa panela com 1 xícara de açúcar até atigir o ponto de geléia (testar tirando uma cc dapanela quente e levando ao freezer até atingir temperatura "de geladeira").
-essa medida rende mais do que o necessário, usar só 250g e guardar o resto para comer com torradas.

Linguine all'Alfredo da Marcella


O Rapha gosta MUITO de molho branco. Mas o que ele chama de molho branco não é o bechamel tradicional, com leite, farinha e temperos mil... levou um tempo mas eu descobri que o que ele realmente gosta é de um bom molho à base de creme de leite, bem gordo mesmo! E toda vez que eu tento passar um molhinho "mais light", à base de leite, ele reclama. O engraçado é que ele não sabe o que tem de "errado" no molho, mas sabe muito bem que não é o que ele gosta.

Assim sendo, tirei o livro da Marcella Hazan da prateleira em busca de um molho agrada-marido. Quando bati o olho no molho Alfredo a escolha foi inevitável (na verdade ela chama de "molho de creme de leite e manteiga", e explica que Alfredo foi um dono de restaurante em Roma responsável por sua popularização). A massa tradicional para se comer com esse molho é o fettuccine caseiro, mas eu fui de linguine industrializado que era o que eu tinhaà mão. Um dia ainda experimento com a massa correta!

O molho é delicioso, mas como quase toda receita italiana deve ser comido imediatamente após o preparo Se deixar passar um tempo ele fica seco. A proporção massa x molho que ela sugere é ótima, o linguine ficou suavemente revestido de molho, e não afogado nele.

Para 4 a 6 porções (fiz metade e deu BEM pra 2 pessoas)

-1 xícara de creme de leite fresco
-2 CS de mantega de alta qualidade
-500g da massa de sua preferência
-2/3 xíc queijo parmesão ralado na hora (mais queijo ralado para servir à mesa)
-sal
-pimenta-do-reino moída na hora
-noz-moscada inteira

1. Escolha uma panela de um tamanho que dê para misturar a massa ao molho depois. Coloque nesse recipiente 2/3 de xícara de creme de leite e toda a manteiga, ligue o fogo médio e cozinhe por menos de um minuto, até que a mistura engrosse ligeiramente. Desligue o fogo.

2. Cozinhe a massa, escorrendo enquanto ainda estiver bem firme e até mesmo ligeiramente "antes do ponto", um grau a menos que al dente. Se for fettuccine fresco deve levar apenas alguns segundos.

3. Transfira a massa escorrida para a panela contendo a mistura de manteiga e creme de leite, ligue o fogo baixo e com a ajuda de um pegador de macarrão misture bem a massa ao molho, trazendo-a do fundo para as laterais da panela e cobrindo todos os fios com a mistura.

4. Acrescente o resto do creme de leite, o queijo parmesão, uma pitada de sal, algumas "moídas" de pimenta, e uma pequena quantidade (1/8 cc) de noz moscada moída na hora. Misture novamente até que a massa esteja uniformemente coberta. Experimente, corrija o sal e sirva imediatamente da panela, acompanhada queijo parmesão ralado.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sopinha de Abóbora pra Tirar o Mofo


Quase 3 meses sem postar, que vergonha! Muito trabalho, preguiça batendo... a verdade é que tenho dado prioridade a outras coisas no resto de tempo livre que tenho.

A receita dessa sopinha de abóbora peguei lá no La Cucinetta, e é simplesmente deliciosa. Já tá na fila há um tempão pra ser postada (fiz no meio de agosto!). Dessa vez o Rapha não gostou, não. Mas eu achei uma maravilha. A verdade é que logo de cara eu sabia que ia gostar, porque adoro todos os ingredientes, e na época eu tava numa paixão com tudo que tivesse curry - ainda gosto muito, mas a idéia-fixa já passou. O doce da abóbora e do leite de coco casam direitinho com o picante do curry e o fresquinho do coentro. É facílima e rápida de fazer, e super nutritiva.

Rendeu 4 pratos deliciosos.

Ingredientes:

Aprox. 500g de abóbora em cubinhos, pesada já sem casca e sem sementes
1 colh. (sopa) rasa de curry
1 colh. (chá) gengibre fresco ralado
500ml de caldo de legumes
1 cebola pequena, picada
100ml leite de coco
30g manteiga
sal a gosto
Coentro fresco para guarnecer
Preparo:

Derreter a manteiga em uma panela média. Refogar a cebola em fogo baixo até que fique translúcida, por uns 3 minutos.

Juntar o curry e o gengibre e refogar, mexendo bem, por 1 minuto. Juntar os cubos de abóbora e misturar bem por uns 2 minutos.

Juntar o caldo e o leite de coco, deixar o fogo no mínimo e cozinhar por cerca de 20 minutos, até que a abóbora esteja bem macia.

Esperar esfriar um pouco para passar no liquidificador, ou passar imediatamente por um passa-verdure (processador manual) - fui de liquidificador mesmo! Voltar para a panela, temperar com sal a gosto e servir imediatamente com coentro picado.