terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais Aniversário: Torta Vulcânica de Chocolate


Ainda sobre o aniversário do meu pai... comemoramos com um super almoço na casa dele no sábado. Eu fiquei encarregada de fazer a torta, e escolhi reproduzir a Torta Vulcânica de Chocolate da Simone, do Chocolatria. A aparência ficou bem diferente, primeiro porque a minha forma tem 26cm de diâmetro (a sugestão era uma de 22cm) por isso a torta ficou mais baixinha. Além disso, acho que eu deveria ter colocado BEM mais Ovomaltine - eu optei por ir no olho, ao invés de medir. Cobri a torta toda com uma fina camada... que se dissolveu e formou uma película brilhamte, crocante e deliciosa sobre a torta. Mas não ficou um nadinha de pó aparecendo.

A massa leva um tantinho de café, e não fica muito gostosa sozinha - mas vai por mim, que combinada com o recheio de chocolate é uma maravilha! Ficou tudo uma delícia, e com um cheirinho matador! Digna de comemorar os 60 anos do DDV!!!!!

Massa:

-2 xíc de farinha de trigo

-3 CS de açúcar

-150g de manteiga sem sal cortada em cubinhos

-3CS de chocolate em pó

-1 c sobremesa de pó de café

-colheradas de água gelada, se necessário (não foi)

1. Misture os secos; adicione a manteiga e misture inicialmente com um garfo, e depois dê o ponto com as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea;

2. Abra a massa no fundo e lateral de uma forma de 22cm. Perfure com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180C por aproximadamente 25min ou até assar.

Recheio:

-100g de manteiga sem sal

-150g de chocolate meio amargo

-1 xíc de açúcar

-1,5 CS mel

-pitadinha de sal

-4 ovos médios

-1/4 xíc de leite

-1/2 xíc Ovomaltine

1. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria;

2. Numa tigela, junte os ovos, o leite, o açúcar, o sal e o mel;

3. Bata com um mixer ou na batedeira por cerca de 5 minutos ou até ficar bem espumoso. Adicione a mistura de chocolate e volte a bater para homogeneizar;

4. Verta a mistura sobre a massa assada. Polvilhe o ovomaltine cuidadosamente sobre a torta, cobrindo toda a superfície com fartura. Assar em forno pré-aquecido a 180C por aproximadamente 35 minutos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pied-de-Garçon - pra presente!


Dia 17/08 foi aniversário do meu pai. Mais ou menos uma semana antes eu tinha decidido que queria dar alguma comidinha pra ele. Foi aí que comecei minha busca por uma receita que fosse... chocolática ao máximo! Afinal, quem convive com meu pai sabe o que ele costuma dizer:
-o que atrapalha o bolo de chocolate é o bolo
-o que atrapalha a mousse de chocolate é a mousse
-o que atrapalha o wafer de chocolate é o wafer...
...e por aí vai. Resumindo, ele gosta de chocolaaaaaate (nesse momento lembrem das tardes passadas ouvindo o Sloth dos Goonies falando isso).
Além disso, eu queria dar alguma coisa que ele pudesse comer acompanhando um cafezinho que ele tanto ama (não sei se isso de fato aconteceu). Procurei no site do David Leibovitz e achei justamente o que eu eatava procurando: uma camada de amêndoas torradas, coberta com caramelo crocante (na verdade essas camadas acabam se fundindo em uma só), coberto com chocolate meio amargo, coberto com mais amêndoas torradas, e tudo isso quebrado em mil pedacinhos... O doce ficou uma delícia, e eu já fiquei tendo delírios de fazer um sorvete de baunilha com isso dentro e inventar o melhor sorvete de crocante já feito.
Aí foi só botar num potinho, fazer uma arte bonita, mandar pra gráfica e dar pro papai! Se ele gostou? Diz ele que sim... acabou tudo bem rapidinho!
Potinho visto de cima*
*DDV= Dono Da Verdade, apelido carinhoso do meu pai aqui em casa...
Ah, ninguém entendeu porque esse nome? Tá, eu explico... acontece que sobrou um tanto de "crocantes de amêndoas, caramelo e chocolate" (tradução do nome bem descritivo dado pelo Leibovitz) e eu levei pro escritório pra fazer um agrado pro povo de lá. As pessoas me perguntaram o que era, eu expliquei... eis que o primeiro a comer declara: "Mas isso é pé de moleque!". Bom... até entendo a semelhança, dada a crocância, e a presença de algum tipo de nut. Mas pé de moleque não dá né?! Batizei de pied-de-garçon, que fica uma coisa mais fina!
Presentinho pro papai
Ingredientes:
-2 xíc (225g) de amêndoas torradas e moídas (passei no processador, sem deixar virar farinha)
-2 CS água
-115g de manteiga com sal cortada em pedaços
-1 xíc de açúcar
-1/4 de xíc de açúcar mascavo
-1/4 cc de bicarbonato
-1 cc de extrato de baunilha
-140g chocolate meio amargo picadinho
Preparo:
-Unte uma assadeira com óleo vegetal sem sabor (usei de Girassol);
-Distribua metade das amêndoas sobre a assadeira, formando um retângulo de aproximadamente 20x25cm (a minha assadeira tinha justamente esse tamanho);
-Numa panela média e com um termômetro para caldas aqueça a água, manteiga e açúcares. Cozinhe, mexendo o mínimo necessário, até o termômetro atingir 150C;
-Remova imediatamente do fogo e acrescente o bicarbonato e a baunilha, misturando
-Rapidamente despeje a mistura sobre as amêndoas. Tente formar uma camada razoavelmente uniforme (se necessário, ajudar com uma espátula);
-Distribua o chocolate sobre o caramelo e deixe ali por 2 minutos, então espalhe com o auxílio de uma espátula (essa hora é linda, porque o chocolate derrete ao entrar em contato com o calor do caramelo);
-Cubra com o restante das amêndoas e pressione suavemente com as mãos;
-Deixe esfriar completamente e quebre em pequenos pedaços para servir. Dura 10 dias em recipiente fechado.

Tap Cupcakes de Caramelo


Sexta-feira à tarde recebi uma encomenda mais que especial: 17 bolinhos pra presentear minha turma de sapateado, que faria sua estréia nos festivais de dança no sábado à noite, no Festival Com-Passos de Dança. Dada a extensa programação daqueles dois dias (aniversário de casamento sexta à noite e almoço de aniversário do meu pai sábado à tarde), não dava pra fazer nada MUITO trabalhoso, então nada de pasta americana!
Optamos então por plaquinhas com tema de sapateado de um lado e mensagem da professora do outro. 6a feira cheguei em casa e peguei meus dois livros de cupcakes pra escolher um sabor... acabei escolhendo o Caramel Lover's Cupcakes, do Crabapple Bakery Cupcake Cookbook. Fiz os bolinhos 6a à noite e parti pro photoshop. Óbvio que a internet tinha caído e eu não ia conseguir nenhuma imagem de sapateado... resolvi o assunto fotografando meu próprio sapato!!! E por incrível que pareça ficou bonito! A essa hora a casa já estava invadida por um cheiro irresistível de bolo de caramelo no forno.
No sábado de manhã cedo enviei por email a arte para a gráfica, e na hora de buscar... recebi a notícia de que só ficaria pronto 13:40!!!!!!! Mas a entrega doa bolinhos era pras 14h, e eu ainda tinha almoço do meu pai. Alooooow! Cancelei o pedido e no maior se-vira-nos-trinta levei tudo pra casa da minha mãe, imprimi na impressorinha caseira, ela me ajudou a cortar-e-colar tudo (sim, porque eu ia imprimir a frente em adesivo e o verso em papel chique. Ia ficar tudo lindo e a colagem ia ser super automática né?!
Resultado final: impressão mambembe, mas recado passado!
No final deu tudo certo. Os bolos ficaram fofinhos, cheirosos e deliciosos. Cobri com uma ganache de chocolate meio-amargo e bolinhas prateadad. Embalamos um a um, e passamos fitas nas cores do figurino. A apresentação... não ficou exatamente como eu queria, a qualidade da impressão e do corte era pra ser umas 10 vezes melhor, mas deu pra fazer um bonito com o pessoal. Acho até que meus bolinhos deram sorte: tiramos segundo lugar!!!!!
Os bolinhos embalados individualmente
Agradecimentos especiais pra minha MOM, que fez com que os bolinhos acontecessem.
Os bolinhos, recém saídos do forno
Receita:
Você vai começar fazendo a calda de caramelo
Numa panela de fundo grosso, junte:
-150g de manteiga
-1 xíc de açúcar mascavo
-3/8 xíc de Karo
-3/4 xíc de creme de leite fresco
-1 cc de extrato de baunilha (esse ingrediente foi por minha conta)
Deixe cozinhar sobre fogo médio, mexendo ocasionalmente com uma espátula até o açúcar se dissolver. Aumente o fogo e deixe ferver por no mínimo 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar à temperatura ambiente.
Obs: É EVIDENTE que eu tinha que fazer trapalhada, e resolvi que 150g de manteiga era 1 tablete e meio. Depois que já estava tudo no fogo que eu me toquei que tinha posto 300g de manteiga, ou seja: o DOBRO do que precisava! Corri pra completar o resto dos ingredientes e consegui fazer o dobro da receita ao invés de jogar tudo fora.
Agora, o bolo (a receita diz que rende 24, mas nas minhas forminhas rendeu 30!):
Ingredientes:
-3 e 1/3 de xíc de farinha de trigo
-3 cc de fermento em pó químico
-1 e 1/3 xíc de calda de caramelo (ó a receita aí em cima - sobra um pouquinho!)
-2/3 xíc de água
-150g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-1 e 3/4 xíc de açúcar mascavo
-4 ovos
Preparo:
-Pré-aqueça o forno a 170C. Coloque as forminhas na assadeira de cupcakes (tive que fazer em 3 levas)
-Peneire a farinha e o fermento juntos.
-Em outra tigela, misture a água e a calda de caramelo.
-Em uma 3a tigela, bata a manteiga por 1-2 min, até que fique cremosa. Adicione um terço do açúcar de cada vez, batendo após cada adição. Após a última adição, bata até que a mistura fique leve e macia e o açúcar esteja praticamente dissolvido. Adicione os ovos um de cada vez, batendo por 1 minuto após cada adição.
-Adicione 1/3 da mistura de farinha e fermento e bata em velocidade média até que esteja combinado. Acrescente metade da mistura de caramelo e bata até combinar. Repita o processo (1/3 da farinha, metade do caramelo). Adicione o restante da farinha e bata até que esteja bem incorporada. Cuidado para não bater demais, ou a massa ficará dura (eu preferi terminar de incorporar a farinha à mão, com uma espátula).
-Coloque a mistura nas forminhas com a ajuda de uma colher, preenchendo cada uma até passar um pouquinho da metade, pois essa massa cresce muito. Asse por 18 minutos ou até que um palito saia limpo quando inserido nos bolinhos. Retire os cupcakes da assadeira imediatamente e deixe esfriar sobre uma grade.
O livro sugere uma cobertura de caramelo, mas eu fui de ganache de chocolate, derretendo 150g de chocolate meio-amargo em banho maria e misturando com um tantinho de creme de leite.

domingo, 22 de agosto de 2010

Pappa al Pomodoro (sopinha de tomates delícia!)


Nas minhas andanças pelo La Cucinetta, pelo qual estou cada vez mais apaixonada, encontrei essa receitinha de uma sopa de tomates tradicional da toscana, e logo quis fazer. É tão gostosa que até o Rapha, declarado soup-hater, adorou e pediu pra fazer de novo na hora de receber visitas em casa. Ou seja: aprovadíssima! A sopa leva pão, que é cozido dentro da panela, formando uma verdadeira papa. Fica quase uma massa com um molho de tomates delicioso. E é super fácil de fazer. Agora, se não encontrar tomates maduros é melhor usar os da lata mesmo.
Ingredientes:
-1 dente alho picado fino
-azeite extra-virgem
-500g de tomate tipo italiano (comprei tomate Débora orgânico e super maduro)
-1 mão cheia de folhas de manjericão picadas e sem o cabinho
-pimenta-do-reino moída na hora
-sal
-500ml de caldo de galinha ou vegetais (diluí 1 cubinho de caldo na água)
-250g de pão italiano dormido
-queijo parmesão ralado na hora
Preparo:
-Corte os tomates ao meio. Retire as sementes com uma colher, e pique os tomates em cubinhos;
-Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho em fogo médio, até dourar um pouco;
-Junte o tomate picado, metade do manjericão e um pouco de pimenta, a gosto. Mexa e cozinhe por 5 minutos, temperando com um pouco de sal no final (coloque metade da quantidade que usaria normalmente);
-Junte o cubo de caldo e a água e deixe tudo ferver em fogo baixo;
-Corte o pão em cubos de +- 1cm e junte à panela. Mexa por uns 3 minutos. Tampe e cozinhe em fogo mínimo por mais uns 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
-Destampe, apague o fogo, acerte o sal e a pimenta;
-Sirva com um fio de azeite, parmesão ralado e o resto do manjericão fresco.

domingo, 15 de agosto de 2010

Caramelos de Baunilha com Flor de Sal - pra presente!

Quando eu vi essa receita do David Leibovitz eu sabia que eu simplesmente PRECISAVA fazer. Sempre fui enlouquecida por balas de leite, mas desde que os caramelos Embaré sumiram do mercado (no Rio, porque eu já comprei em beira de estrada indo pra Minas) estava carente de uma bala que valesse a pena, com aquele gosto profundo e quente de leite caramelado e textura puxa-puxa de verdade.

Aproveitei que uma amiga super querida ia fazer aniversário e uni o útil ao agradável - caramelos pra presente! É uma boa maneira de não comer TODAS as balas...
Comprei papel celofane pra embrulhar as balinhas uma-a-uma, um potinho hermético pra biscoitos, fiz um adesivo e um tag no photoshop, mandei pra gráfica aqui do bairro. E não é que ficou uma produção caprichada?! Rendeu um presente bonito!

As balas... ficaram simplesmente deliciosas! Versão ultra melhorada do clássico da minha infância. Como se pode imaginar (e como deveria ser) é um doce BEM doce, mas a flor de sal dá uma profundidade de sabor incrível. Bom, eu adoro um salzinho no doce, quando aplicado com critério. A textura talvez pudesse ter ficado um tantinho mais mole, mas mesmo assim valeu!

Pra fazer essa receita é necessário um termômetro de caldas. Eu não tinha um, mas como já estava na minha listinha de desejos há algum tempo e não estava caro, aproveitei pra comprar. Pelo que eu entendi é impossível fazer caramelos e balas sem ter um desses. E é bem facilzinho de usar.


Ingredientes:
-180 mL de creme de leite fresco / natas (use creme de leite da melhor qualidade que encontrar; eu
comprei numa confeitaria aqui perto que vende por peso).
-1 cc de extrato de baunilha (uso o natural, que eu fiz aqui em casa e tem um cheiro maravilhoso)
-1/2 cc + 1/4 cc de flor de sal
-1/2 xíc de glucose de milho (Karo)
-1 xíc de açúcar
-4 CS (60g) de manteiga com sal de boa qualidade em temperatura ambiente
Preparo:
1. Forre uma forma de bolo inglês com papel alumínio e unte com uma camada fina de óleo (passe com um papel toalha). Aí começaram minhas trapalhadas - eu untei com uma camada fina de óleo, mas "esqueci" de algumas partes. No final o papel não soltou do caramelo nessas parte, e lá se foi um tanto de doce pro lixo.
2. Coloque o creme de leite, 2 CS de manteiga, 1/2 cc de flor de sal e a baunilha numa panela pequena e leve ao fogo até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe a panela tampada.
3. Em uma panela média misture o açúcar e a glucose. Leve ao fogo alto até que o termômetro atinja 155C (acho que podia ter sido um poquinho menos). Não mexa muito a calda, só o estritamente necessário. Se precisar, use o cabo da panela pra criar um ligeiro movimento e evitar que alguma parte se queime. Para uma medição correta da temperatura, certifique-se de que o bulbo do termômetro está dentro da calda, mas sem encostar no fundo da panela (que tem uma temperatura bem mais alta).
4. Desligue o fogo. Despeje a mistura de creme de leite na panela do caramelo e misture.
Essa foi a trapalhada número dois. CUIDADO que levanta uma fervura "do mal" nessa hora, quase instantânea. Eu estava desavisada e me queimei... Acenda o fogo novamente, e só desligue quando a mistura atengir 127C. Após deligar o fogo, acrescente o restante da manteiga e misture até derreter totalmente.
5. Despeje a mistura na forma e coloque sobre uma grade. Após 10 minutos descansando, polvilhe com 1/4 cc de flor de sal. Deixe esfriar completamente, remova da forma e descasque o papel alumínio. Corte em cubinhos ou paralelepípedos com uma faca bem afiada - passe a lâmina na chama do fogão antes de cada corte pra facilitar. Embale os caramelo um a um. Podem ser armazenados por até um mês em recipiente fechado.

Panela nova...


Ultimamente olho pro blog e me dá uma preguiça... primeiro preguiça de postar as várias fotos e receitas em atraso. Segundo preguiça desse layout-padrão. Mas e o tempo pra fazer um layout novo? Enquanto ele não vem, vou aproveitando pra botar em dia as postagens.


Quem convive comigo sabe que eu passei alguns meses matutando sobre troca de panelas. É que as panelas lindas de teflon que eu comprei quando casei já tinham perdido toda a sua beleza. Sabem como é teflon, né? Por mais que seja de boa marca e que se tomem muitos cuidados, fatalmente o revestimento começa a arranhar. E aí o que era um arranhãozinho começa a virar pequenas lasquinhas pretas na sua comida, e o fundo da panela cada vez mais prateado. Até que se resolva dar um basta nessa história - e foi o que eu fiz. O problema era: que tipo de panela comprar? Catei dicas nos blogs culinários, na Cooks Illustrated. E decidi comprar panelas de Inox. Elas têm o fundo grosso, são pesadas (e portanto melhores pra cozinhar comidas com tempo de cozimento elevado). As panelas de inox são inertes, ou seja, não liberam nenhum tipo de substância no alimento e não prejudicam a nossa saúde. Além disso, nunca devem ser utilizadas em fogo alto e retêm o calor por longos períodos, economizando energia.


Acabei comprando um kit com 2 panelas, 2 caçarolas (aquelas que têm duas alcinhas pequenas, ao invés de cabo) e uma leiteirinha. Além disso, comprei avulso (mas da mesma linha - SOLAR da Tramontina) uma espagueteira de 4,5L. Ela é ótima pra fazer massa, e tirando o cozi-pasta (a parte furadinha) dá um ótimo caldeirão pra fazer sopa e outras comidinhas. Ainda mantive 2 frigideirinhas e uma frigideirona de Teflon, que não estavam tão feias.


Estou AMANDO as minhas panelas novas. Primeiro porque elas são lindíssimas. Segundo porque toda aquela propaganda sobre cantos arredondados é verdadeira. Entre o fundo e a "parede" da panela não tem aquela espécie de quina que se forma, e sim uma curva - a limpeza é beeem mais tranquila. Terceiro porque a retenção de calor é realmente vantajosa. A comida realmente permanece quentinha por muito tempo lá dentro. Outro dia eu até fervi a água para uma massa com uma hora de antecedência e deixei a panela tampada. Na hora de botar a massa pra cozinhar, liguei o fogo e a água rapidamente ferveu de novo. Isso que é praticidade!


Com relação aos cuidados, estão todos muito bem explicadinhos no livretinho que acompanha:

-lavar com esponja macia ou de nylon, pra não arranhar;
-enxugar a panela após a lavagem, não deixar secando no escorredor (a evaporação da água deixa manchas);
-Nunca deixar a chama passar do fundo da panela, subindo pelas laterais;
-Alguns alimentos podem deixar manchas na panela. Essas manchas são removíveis com pasta especial para inox, limão ou vinagre.