domingo, 4 de julho de 2010

Caldo Verde sem Batatas


Um tempinho atrás o Rapha experimentou caldo verde na casa de um aluno - e AMOU! Reparem que o meu marido é um sujeito que é declaradamente contra sopas, então isso foi um verdadeiro acontecimento. Esse assunto ficou um pouco esquecido, até que semana passada ele me aparece em casa com a receita do caldo verde da Mônica, que pilota o fogão na casa desse aluno. Pra minha surpresa, a receita não incluía batatas! Apesar de uma pequena desconfiança, resolvi fazer mesmo assim. Fui à feira, comprei tudo direitinho e fiz o caldo - que foi aprovadíssimo! Ficou realmente delicioso e mais leve que o tradicional.
Ingredientes:
-2 talos de alho-poró
-2 talos de aipo
-1 abobrinha verde
-1 cebola
-2 dentes de alho
-2 folhas de louro
-1 tablete de caldo de galinha (eu usei de carne)
-pimenta e sal a gosto (usei +- 1 colher de sobremesa de sal e uma 4 "moídas" de pimenta branca)
-linguiça calabresa (eu usei 2 paios e 3 linguiças fininhas, que era o que eu tinha em casa)
-1 maço de couve
Preparo:
- Picar o alho-poró, o aipo, a abobrinha (descascada), a cebola e o alho. Colocar numa panela junto com o tablete de caldo, o louro, o sal e a pimenta e cobrir com água. Deixar em fervura baixa por aproximadamente 40 minutos, até ficar tudo bem molinho.
-Depois de desligar o fogo, deixar esfriar um pouco e bater tudo no liquidificador. Enquanto esfria, aproveite pra fatiar a couve bem fininho e picar as linguiças.
-Na panela em que ferveu o caldo (não precisa lavar, mas deixe bem seca), frite a linguiça (e o que mais for usar de carne) na própria gordura. Despeje o caldo de volta na panela e deixe levantar fervura novamente. Corrija o sal e a pimenta (não precisei) e deixe reduzir até o ponto desejado. No final, despeje a couve e tampe a panela por 1 minuto. Sirva imediatamente.
Obs: Se for fazer com antecedência, deixe para colocar a couve só na última hora. Ela só precisa de uma abafadinha pra ficar boa, não precisa cozinhar!