quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Chalá


Chalá é um pão utilizado na maioria dos rituais judaicos. Toda 6a feira, no shabat, deve-se comer chalá. Nessas ocasiões, o pão é em formato de trança. No ano-novo judaico (que não tem data certa por ser marcado em calendário lunar, cai em meados setembro) a chalá adquire formato redondo, assim como outras coisas que devemos comer nesse período (ovo cozido, por exemplo). O formato redondo nos lembra que na vida oa eventos não têm início e fim demarcado; normalmente início e fim se confundem, e o fim de um ciclo marca o início de outro. Justamente como o ano que termina se confunde com o ano que vai se iniciar. Trata-se de uma festa alegre, pra se comemorar em família depois de ir à sinagoga pedir por um bom ano para todos os nossos entes e agradecer tudo o que recebemos. Além de alimentos redondos, comemos alimentos doces (com o desejo de que o ano seja tão doce quanto eles). O período de 10 dias entre o ano novo e o dia do perdão deve ser dedicado à reflexão e pedido sincero de desculpas a qualquer um que possamos ter prejudicado, para finalmente começarmos o ano de alma lavada.
Já faz alguns anos que eu sou a fornecedora oficial de chalá redonda da família, e finalmente chegou a época! Estarei na Europa na data, e como esse pão congela MUITO bem, deixei todas prontinhas no freezer da minha mãe (separamos algumas pra comer antes da hora, é claro!).
A receita foi divulgada pela mãe de um colega meu de primário, que levava as melhores chalot (esse é o plural correto de chalá) da turma no colégio.
Ingredientes:
1 lata de Leite Moça
1 lata de água morna (medida da lata de Leite Moça)
1/2 lata de óleo (medida da lata de Leite Moça)
3 tabletes de fermento biológico
4 ovos
1 colher de café de sal
+-1kg de farinha (aconselho a ter no mínimo 1,5kg em casa)
Gemas para pincelar
Modo de fazer:
-Bata no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha
-Despeje a mistura numa tigela grande, e vá acrescentando a farinha aos poucos, misturando com as mãos até incorporar a cada adição. Normalmente preciso de um pouco mais de 1 kg até dar o ponto certo. Esse ponto é quando a massa deixa de ficar melequenta demais, e fica mais fácil de desgrudar das mãos (tá, difícil explicar - aprendi com a experiência mesmo).
-Deixe descansar (cubra com um pano de prato) por no mínimo duas horas. A massa vai dobrar de tamanho.
-Divida a massa em 4 (originalmente uma receita dá pra fazer 4 chalot grandes, mas quase sempre eu me desligo dessa regra e faço 12 pequenas). Se for trançar, divida cada um dos 4 pedaços em 3 e trance como um cabelo. Uma parte das chalot eu fiz assim, e depois enrosquei a trança em formato circular. Fica mais irregular. As que eu não trancei, simplesmente fiz um minhocão em fui enrolando como um caracol.
-Coloque numa assadeira com um bom espaço entre elas, pois crescem muito (geralmente faço em mais de uma fornada). Pincele as chalot com gema de ovo em toda a superfície. Antes eu colocava sementes de papoula sobre elas (depois de pincelar, senão não gruda). Fica uma delícia, mas a comercialização está proibida no Rio de Janeiro (quiçá no Brasil?) porque usavam pra fazer entorpecentes...
-Leve ao forno médio (180o) pré-aquecido até crescer e dourar (leva mais de 1 hora).
-Fica fofinha e deliciosa pra comer com manteiga ou geléia (ou mel, como em nossos rituais). Pra congelar: espere esfriar totalmente e coloque em saco plástico vedado (retire o ar antes de fechar). Para descongelar, retire do freezer 12 horas antes do consumo. Não precisa de forno.
As chalot que fiz trançando e depois enrolando:

Era pra ser um Wrap...


Esse sanduíche aberto no pão árabe era pra ter sido um wrap, mas com a quantidade de recheio que coloquei ficou impossível. Mas tava uma delícia!

Fiz assim:
-1 fatia de pão árabe light = 2 pontos
-2 CS de pasta de grão de bico = 2 pontos (na verdade depois que eu vi que 4CS são 3 pontos, então podei ter posto mais um pouquinho, mas deixa pra lá)
-alface, cenoura ralada, broto de alfafa = 0 pontos
-1 filé de frango pequeno cortado em tirinhas temperado com lemon pepper* = 3 pontos
-20g de queijo gouda ralado = 2 pontos (como eu medi o queijo? Bom, comprei uma peça de 100g 3 dividi em 5 pedaços mais ou menos iguais, aí instituí que cada um tinha 20g e vou ralando a medida que preciso)
TOTAL= 9 pontos do meu total de 20 num dia. Parece muito, mas dado que era almoço de domingo acabou sendo suuuper light. Nesse dia segurei a onda à noite e não consumi nenhum ponto flex.
*comprei na minha viagem à SP, é um temperinho desses em pó super comum nos EUA e que eu só via nos blogs de receita. Depois que experimentei (justamente nesse dia) virou meu fiel companheiro. Tudibão!

Baked Potatoes - versão ultralight

Pra jantar:
2 batatas médias, cortadas ao meio e "assadas" no microondas (porque eu chegou em casa com fome e não dá tempo de botar no forno) = 4 pontos
2CS requeijão light = 1 ponto
2 fatias de peito de peru finas picadinhas = 2 pontos

TOTAL = 7 pontos e nem parece que é light

Quejo com geléia

Deu vontade de comer um docinho e criei meu mais novo quebra-galho...
1 fatia de queijo minas = 2 pontos
1 CS de geléia de morango da vovó = 1 ponto

Huuuum...

Pena que a essa altura a geléia de morango já acabou, estamos consumindo a de tangerina (também da vovó e também maravilhosa). Depois que esse vidro acabar, vovó Lydia vai ter que fazer mais geléia... Não tem nem comparação com a do supermercado!

Salada com Parafuso e Atum


Nesse dia o jantar foi:

1 xíc de macarrão parafuso = 3 pontos
Raminhos de brócolis = 0 pontos
1/2 lata de atum em conserva de água = 1 ponto

TOTAL = 4 pontos e pança cheia!

Shiitake no forno


Num dia em que eu estava atacada de um desejo incontrolável de comer alguma coisa deliciosa, parei no supermercado e comprei... SHIITAKE! Pois é, me esbaldei com zero pontos!
Depois de lavar os cogumelos delicadamente, acomode sobre um pedaço de papel alumínio, dentro de uma frigideira. Faça uma trouxinha com o papel, embrulhando o shiitake. Acrescente shoyu a gosto, feche a trouxinha e leve ao forno médio. Depois de uns 15 minutinhos verifique se os cogumelos já estão cozidos e coma à vontade.

Salada com Kani

Essa salada fiz num dia que estava com muita fome e resolvi misturar muitas coisas 0 pontos pra parecer que estava comendo mais... Entrou aí: Kani (2 bastões = 1 ponto), corações de alcachofra em conserva de água cortados ao meio, brócols e couve-flor em ramos fervidinhos, champignon fatiado em conserva (tudo 0 ponto).

Ficou uma diliça!

Pasta de Cottage, Kani e Picles


A receita tá no título. Inventei na minha 1a semana dos Vigilantese e AMEI, fica super refrescante!

Pra calcular os pontos, fiz assim:

1.Medi tudo que eu estava colocando, e fui somando os pontos:

-10CS de Cottage (usei o San Martins que é o mais molhadinho que tem por aqui; ele que deu a textura de "pasta") = 4 pontos
-8 bastões de kani bem picadinhos = 4 pontos (fica BASTANTE kani na mistura, eu adoro)
-Picles (não lembro quantos usei, mas sei que o gosto é MUITO dominante, coloque pouquinho) = 0 pontos

Não senti necessidade de usar sal, mas vai do gosto de cada um e também do teor de sal dos ingredientes.


TOTAL = 8 pontos

2. Medi quanto a mistura rendeu (= 2 xícaras)
3. Dividi pelo tamanho da porção que considerei razoável (no caso, 1/4 de xícara dava um bom sanduíche)

Resultado: a porção de 1/4 de xícara vale 2 pontos.

Usei pra levar de lanche dentro de duas fatias de pão light de aveia, ou como salada acompanhando iscas de frango grelhado (1 filé pequeno=3 pontos) no jantar. Enriqueci com cenoura ralada e alface.

Vitamina de Morango


Não é bem uma receita, mas virou mania desde que comecei os Vigilantes: coloque no liquidificador 1 copo mal-cheio de leite desnatado, uma xícara de morangos lavados e sem o talo, 1 CS sucralose (é um adoçante que até grávidas e crianças podem ingerir, da Linea), um tanto de essência de baunilha (pra fazer uma graça).
Rende 2 copos e meio de uma vitamina DELICIOSA, e vale 1 pontinho só! =)

Rocambole de Frango com Ricota e Brócolis


Coloquei 1/2kg de filé de frango no processador com 1 pacotinho de creme de cebola em pó (se não tiver processador compra carne moída e mistura na mão mesmo). Temperei uma peça deliciosa de ricota Sítio Solidão (os melhores queijos brancos existentes) com sal e pimenta. Fervi um maço de brócolis, escorri BEM a água (senão vira papa) e processei também (mas pode picar bem picadinho que já tá bom).
Montagem:
Abra um pedaço de filme pvc (tipo Magipak) na bancada, coloque a carne de frango sobre o filme formando um retângulo (o próprio frango vai ser a "massa" do rocambole). Espalhe a ricota sobre o frango, mas deixando uma margem. Espelhe o brócolis sobre a ricota, respeitando a mesma margem. Use o filme pra te ajudar a enrolar o rocambole (é MUITO fácil, qualquer dia eu faço fotos da ação). Sele as pontas amassando o próprio frango, pra não vazar recheio.
Leve ao forno médio pré-aquecido em tabuleiro anti-aderente coberto com papel alumínio até assar (JURO que não sei o tempo, mas não demora muito não). Depois tire o papel e deixe no forno até dourar. Sirva com arroz. Fica uma delícia!
Dá pra fazer com vários recheios. A versão que mais gosto na verdade não é nada light: massa de carne bovina moída, recheio de muçarela e presunto. Hum...
Obs: Quando eu fiz essa já estava "light", mas ainda não estava nos Vigilantes, então não tenho noção dos pontos.

Por onde andei...

Durante o período em que fiquei longe 2 coisas aconteceram:

1.A Boomer Cookies está tomando forma: em outubro pretendemos começar a vender biscoitos caninos naturais, saudáveis e deliciosos;

2.Descobri que estava 7kgs acima do meu peso ideal (6,8kgs pra ser mais precisa) e entrei pros Vigilantes do Peso. Isso quer dizer que o blog acabou? Não. Quer dizer que eu mudei meus hábitos alimentares pra (muito) melhor, já estou na 5a semana e emagreci quase metade do que eu precisava (3,2kgs). Quer dizer que o projeto de completar todos os cupcakes do livro não vai rolar (pelo menos por enquanto), porque a gente tem que colaborar com nosso próprio corpo, né?

Assim: já conhecia a filosofia dos Vigilantes e tal, porque minha mãe e minha irmã fizeram muitos anos atrás e emagreceram bastante. Resolvi ir porque algumas amigas do trabalho estavam indo e achei que seria bom pra mim ter um apoio, alguém pra me pesar toda semana nas reuniões. É que eu não tava conseguindo assumir esse compromisso comigo mesma. Queria emagrecer, mas toda semana começava-e-terminada uma dieta nova, sem resultados e com muita frustração.

Já sabia que estava um pouco acima do peso, mas as coisas se agravaram porque fui picada por centenas de carrapatos e tive uma crise alérgica muito forte (leia mais aqui). Além de ter tomado cortisona por mais de um mês, fiquei outro tanto sem poder vestir calça e meia (até hoje pinica um pouco). Quando fui experimentar uma calça, a surpresa: NENHUMA cabia! Esse foi o choque que eu precisava pra começar a me cuidar. Até porque semana que vem vou viajar pra passar quase um mês fora, e não queria voltar pra casa rolando depois. Espero não engordar muito por lá!

Vou tentar postar as comidinhas das últimas semanas antes da viagem, pra depois postar minhas aventuras gastronômicas européias!