domingo, 26 de julho de 2009

Decorando Cupcakes (ou brincando de massinha)

Há algum tempo já que eu tinha vontade de me aventurar no mundo da decoração de bolos. Essa semana fiz uns passeios em sites de confeitagem pra descobrir os equipamentos necessários pra começar e pegar algumas dicas... descobri que existem váios tipos de massa diferentes: fondant, pasta americana (que pelo que entendi é a mesma coisa que pasta elástica), massa para pastilhagem, massa para flores. Até agora não sei exatamente a diferença entre elas, mas sei que a massa para pastilhagem é a que fica mais dura (pra fazer estruturas maiores, pelo que entendi), e a massa para flores é a que possibilita um acabamento mais delicado.

Assim sendo, rumei para as lojas de confeitagem. Fui no Atelier da Confeitagem (no Shopping 45), e na Aidan que tem o Centro de Confeitagem (fica no Centro da Cidade, eles têm várias lojas, cada uma com uma especialidade). Comprei sprinkles (açúcar rosa, granulado verde, granulado de corações, de estrelinhas e de bolinhas coloridas, bolinhas prateadas, micro-bolinhas pretas e brancas - tudo da MAVALÉRIO), cortadores, material pra trabalhar pasta, forminhas de cupcakes (que na verdade não eram pra cupcakes, mas formas de docinho tamanho 0 - o maior que tem). E comprei pasta. Optei pela massa para flores (porque queria fazer flores) e por pasta americana, porque tem a linha que já vem colorida da Arcolor (que pelo que eu entendi é a melhor marca nacional). Comprei pasta vermelha, amarela, cor de pele e preta. Eu precisava de cinza, marrom e rosa, mas não tinha na loja - aí eu comprei pasta branca e os corantes - sendo que pra fazer o cinza usei corante preto em pequena quantidade. Ainda comprei uma cola comestível, mas não precisei - pros bonequinhos que fiz, gotinhas d'água foram suficientes como cola.

Foi diversão pro fim de semana inteiro! Pra colorir as pastas, segui as dicas do Crabapple Bakery Cupcake Cookbook. Amassei bastante a pasta com as mão, abri e apliquei o corante (em gel) com um palito de dentes bem no centro da massa. Pra misturar, dobrei as pontas da massa sobe o corante antes de começar a amassar. Tem que amassar até obter uma cor homogênea, e depois ver se precisa de mais corante ou não e repetir a operação se for o caso. Os corantes são MUITO poderosos, por isso achei legal a idéia de aplicar com um palito de dentes - é pra colocar pouquinho mesmo. Além disso, a técnica de dobrar a pasta sobre o corante minimiza a sujeirada nas mãos (que pelo que eu entendi ficarão sujas não importa o cuidado que se tome - mas sai com água e sabão).

A pasta é uma delícia de trabalhar, parecia que eu estava brincando de massinha. AMEI! Fiz florzinhas, rostinhos de schnauzer estilizados, um ursinho cutie, um Snoopy (que era pra estar deitado em cima da casinha, mas depois ele acabou ficando grande demais pra ganhar uma casinha e ainda montar tudo num cupcake - acabou ficando deitadinho no cupcake). No dia seguinte me deu na telha fazer um bonequinho schnauzer 3D e ficou foooofo demais! Esse eu deixei limpinho (sem encostar em cobertura nenhuma) e guardei pra uma próxima ocasião. Li que peças modeladas em pasta de açúcar duram até 1 ano se guardadas em pote fechado e ao abrigo do calor e umidade (no Rio, não sei não...). Pretendo continuar decorando meus bolinhos dessa forma. Fica fofo, tem 1 milhão de possibilidades, e é uma delícia de fazer. Agora: dá um trabalhão! Não é à toa que bolos com esse tipo de decoração são caríssimos.
Cupcakes recém-decorados, ainda na grade (reparem que temos barbudos e barbudas):

Aproveitei pra inaugurar minha cupcake tower:
Snoopy e micro-bolinhas coloridas!

Bonequinho barbudo!

Ursinho romântico:

Desafio dos Cupcakes - Chocolate branco com chocolate branco


O nome desse cupcake no livro é Lady Tarryn´s Wedding Cakes, porque a receita foi elaborada pela primeira vez para o casamento dessa moça. A massa é de chocolate branco, coberta com ganache de chocolate branco e glacê cor-de-rosa. Eu decidi omitir a glacê, não sou muito fã e achei desnecessário. Agora, a foto do bolinho dela com glacê realmente é linda de morrer. Pra decorar eu fiz umas surpresinhas que vou postar em seguida. Elas realmente merecem um post à parte.
***Adendo: esqueci de esclarecer que o livro é o "The Crabapple Bakery Cupcake Cookbook", daonde sairão todas as receitas do desafio ***

Achei que pudesse ser meio enjoativo, mas o bolo e fofinho e DELICIOSO! A receita rende 24 cupcakes aproximadamente (pode variar com o tamanho da forminha utilizada). Eu fiz meia receita, porque achei que 24 era um pouco demais...

White Chocolate Mud Cakes (a massa)

4 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 cc de fermento químico (pó royal)
500g de manteiga sem sal, picadinha
2 xícaras de leite (use integral)
4 xícaras de castor sugar*
300g chocolate branco picadinho
4 ovos batidos (pode ser no garfo mesmo, a receita não precisa de batedeira)
2 cc de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 155oC. Unte a forma de muffin levemente (se for usar forminhas de papel não precisa untar, é só encaixar na forma).

Peneire a farinha e o fermento juntos numa tigela grande. faça um buraco no centro.

Coloque a manteiga, o leite, o açúcar e o chocolate branco numa panela em banho-maria. Mexa continuamente com uma colher de pau até que o chocolate derreta o açúcar dissolva totalmente. Tire do calor e deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Com uma espátula de borracha, misture os ovos e o extrato de baunilha à mistura de chocolate. Despeje essa mistura no buraco da farinha e misture até homogeneizar.

Encha as formas com a mistura (nunca deixe passar de 3/4 da capacidade das forminhas). Asse por 30min ou até que um palito saia limpo de dentro da massa. Deixe a forma esfriar sobre uma grade por 10 minutos ants de desenformar. Depois de desenformar, deixe esfriar por mais 30min antes de cobrir.
Bolos esfriando na grade; usei formas tradicionais de cupcake e forma do "vestido da princesa"


Ganache de Chocolate Branco (a cobertura)

Obs: também fiz 1/2 receita da cobertura

1 xícara de creme de leite (usei o fresco)
600g de chocolate branco picado

Coloque o chocolate numa tigela. Numa panela de fundo grosso, aqueça o creme de leite até levantar fervura. Despeje o creme quente sobre o chocolate. Deixe 1 minuto até amolecer. Use uma espátula para misturar a ganache, com cuidado para não incorporarar, até obter uma cobertura sedosa.

Para utilizar: Se quiser uma superfície lisa, mergulhe os cupcakes imediatamente na cobertura. Se quiser um efeito mais "fofo", deixe a ganache esfriar até a temperatura ambiente e aplique nos bolos com uma espátula. Não misture a ganache depois de pronta.

Minha tentativa de decorar o bolo como sugerido no livro. Não ficou nada bonito, mas aprendi muita coisa pra melhorar nas próximas vezes...


Não ficou muito bonito, mas tava UMA DELÍCIA:


Obs: eu usei forminhas para docinhos número 0 (a maior que tem). É o mesmo tamanho das formas de cupcake importadas. Comprei forminhas vermelhas. Obviamente elas não foram feitas para ir ao forno, porque desbotaram. Vivendo e aprendendo. A branca nacional é garantida, já usei várias vezes. Pena que nos EUA tem tanta coisa lindinha e aqui quase nada...

Obs 2: Eu estreei minha forma de cupcake da Wilton, é uma marca americana super considerada. As minhas formas nacionais se desintegraram de ferrugem. Testei também minhas formas de "vestido de princesa" da Wilton. A idéia é você encaixar uma boneca super cafona no bolo, é claro que eu não comprei as bonecas. Mas a forma é bem legal. Rende bolos individuais com a massa de 2,5 cupcakes (ou seja, bem maiores). Achei legal pra dar de presente, mas ainda não ficaram bonitos - eu esqueci de untar a forma, e essa vai sem forminha dentro...

*Castor Sugar é um açúcar para o qual eu não encontrei equivalente brasileiro, tem uma granulometria entre o açúcar normal e o de confeiteiro. Pode-se obter o mesmo efeito passando o açúcar comum no processador.

Desafio dos Cupcakes

Recentemente adquiri três livros de receitas (fora os de receitas caninas...) - e ganhei outro! São esses aqui:

*The Crabapple Bakery Cupcake Cookbook - Jennifer Graham

É o livro de uma cupcake bakery australiana super famosa, a Crabapple. São 32 receitas de cupcakes, TODAS com fotos e dicas de decoração. Pra cada receita, uma cobertura diferente. Além disso, o livro tem um capítulo com dicas para se obter um cupcake perfeito, como utilizar e escolher cada ingrediente e como isso influencia no resultado final. As fotos são todas lindas de morrer. Também é legal que na austrália vigora o sistema métrico, então não tem nenhum problema com converção de onças e afins.


*125 Best Cupcake Recipes - Julie Hasson

É um livro com poucas fotos, e MUITAS receitas. A crítica no site da Amazon estava muito boa, e resolvi comprar. Os sabores parecem bem interessantes, e aspoucas fotos que tem são tentadoras.







*Great Cookies: Secrets to Sensational Sweets - Carole Walter

Esse foi o mais caro de todos, e eu tava com medo de me arrepender. O que aconteceu foi que eu me surpreendi positivamente. É um desses livros LINDOS de culinária, com capa dura e muitas fotos tentadoras, tem foto de praticamente todas as receitas. A diagramação é bonita e cuidadosa, o texto é bem feito. Ainda não fiz nenhuma receita dele, mas já peguei várias dicas interessantes. Tem receita de tudo que é tipo de biscoito, inclusive um capítulo de "receitas internacionais", com biscoitos de várias culturas. Tem até a receita de um biscoito tradicional de nozes que a minha avó faz (kurabie) e que eu nunca vi em nenhum outro lugar.
Além da vontade de fazer todas as receitas do livro, dá vontade de comprar os outros livros da autora (ela tem um de bolos, e um de tortas). Mas antes disso eu vou curtir um pouquinho mais esse.

* A Dieta do Chef - Roland Vilard

Esse a Mônica (minha irmã do meio) me deu de aniversário super adiantado (a data é 29/09), porque ela sabia que se não me desse eu ia acabar comprando. O chef Roland Vilard é super badaladinho e estava precisando emagrecer. Pra não morrer de tédio com a dieta, ele se inspirou em receitas "tradicionais" pra criar versões mais leves. Não são receitas para o dia-a-dia. Os pratos são chiquérrimos, com igredientes sofisticados. Dá uma vontade... O legal é que além da versão light, ele também apresenta a receita original de cada prato inspirador, e dá o valor calórico dos dois pratos. Você faz o prato que quiser.

Achei a idéia super interessante, e vai ser uma boa fonte de pratos chiques pra receber (e impressionar) aqui em casa.

Ah, vocês querem saber do desafio? Então... estou lançando um desafio que é pros livros de receita não ficarem mofando na despensa. Estou me propondo a fazer TODAS as receitas do Crabapple Bakery Cupcake Cookbook. Já fiz uma nesse final de semana, vou postar em seguida. A idéia é começar por esse livro, que é uma proposta menos ambiciosa. Se der certo eu parto pros maiores.

Me aguardem!

sábado, 25 de julho de 2009

Trouxinha de Repolho com carne moída

Essa é tradicional da minha família. Super saudável. O Rapha não é muito fã, mas eu simplesmente adoro!

-Separe com cuidado e lave as folhas de um repolho verde. As folhas que ficam mais no miolo são pequenas e meio impossíveis de tirar sem destruir. Melhor nem tentar, guarda pra fazer outra coisa. Leve-as ao fogo numa panela com água e sal até dar uma murchada (elas precisam ficar molinhas e maleáveis).

-Enquanto isso, tempere 1/2kg de carne moída a gosto (eu usei sopa-creme de cebola). Lá em casa se acrescentava arroz na mistura da carne - eu não coloquei dessa vez.

-Depois que as folhas esfriarem um pouquinho, comece a montagem das trouxinhas. Coloque um bolinho pequeno de carne no centro da folha, embrulhe e feche com um palito de dentes. Adapte o tamanho da bolinha de carne ao tamanho da folha de repolho.

-Terminada a montagem das trouxinhas, arrume numa panela com molho de tomate fervente. Deve haver molho suficiente para cobrir todas as trouxinhas. Deixe cozinhar por um bom tempo. Para confirmar que a carne está cozida, é necessário cortar uma das trouxinhas para olhar.

Escondidinho Light


Essa é uma receitinha light deliciosa, daquelas de "frango sem cara de frango". Até o Rapha AMA. Fiz na última 2a feira. A fonte? Ah, essa é inventação minha mesmo (quer dizer, adaptação né?).

-Tire do freezer um saquinho de frango desfiado e um de aipim amassadinho. Heim? Não tem? Ah, aqui em casa isso é trucão: a diarista faz um tanto pra congelar, eu divido em vários saquinhos, vai pro freezer e vira coringa. Precisando, é só colocar no microondas.
Saquinhos de frango e de aipim e seus conteúdos, prontos pra irem ao microondas:
-Divida o frango em ramequins individuais. Eu coloquei em 3 ramequins que vão ao forno e 2 potinhos freezer/microondas, porque não ia comer tudo. É bom que ficam porçõezinhas individuais congeladas, pros momentos de aperto ou pra levar de marmita mesmo. Dá pra fazer num pirex grande também.

-Coloque um pouquinho de molho de tomate em cada ramequim. Coloquei Pomarolla direto da lata. Normalmente eu diluo um pouquinho com água fervente, mas fiquei com preguiça.

-Coloque 1 colher de requeijão light sobre cada ramequim. Uma só, senão deixa de ser light né?

-Faça um purê com o aipim amassadinho. Pra isso, com ele ainda quente do descongelamento, misture com manteiga/margarina (pouca!) e leite desnatado. Acerte o sal. Complete os ramequins até a borda com esse purê.

-Coloque um tantinho (pouco!) de parmesão ralado de boa qualidade e leve ao forno. Os potinhos de plástico foram direto pro freezer.

-Agora é só comer. Fica um diliça.

Camarão com Catupiry da Patricia


Essa receita aqui em casa é sucesso total, aprendi com a Patricia (minha sogra). Além disso, mandei pro Rainhas do Lar e foi publicada! =)

Comprei 1kg de camarão médio na feira. Pedi pro moço limpar e descascar, mas levei as cascas pra casa (que eu não sou obrigada a descascar em casa, né?). Aí limpei de novo, temperei com limão, alho, coentro, cebola muita (que eu amo), sal e pimenta e deixei descansando...Enquanto isso, coloquei as cascas pra ferver numa panela com um tanto de sal.

Quando levanta fervura, a gente abaixa o fogo e deixa mais uns 20 minutinhos. Depois passa os camarões e a água da panela no liquidificador (muito cuidado pra não fazer o que eu fiz e colocar líquido além da linha do liquidificador onde tá escrito LIMITE MÁXIMO hohoho). Coei o caldo batido pra um outro recipiente, e vois-là meu caldo de camarão! Tem gente que usa de cubinho, eu nem sei que gosto que tem, aprendi a fazer o prato desse jeito e não mudo. As casquinhas trituradas que ficarem no coador é pra jogar fora, a não ser que alguém invente outro uso pra elas!

Bom, nesse ponto refoguei uma cebola no azeite numa frigideirooooona e botei o camarão pra fritar junto (não pode deixar muito tempo na frigideira, senão fica borrachudo - se não tiver frigideirona faz em várias levas pra não acumular muito líquido).

Depois deitei o camarão fritinho (pode provar nessa hora que já é um tira-gosto muito bom!) numa travessa. Botei o caldo de camarão coado de volta na panela pra ferver com uma lata de molho de tomate Pomarolla Tradicional.

Despejei o molho sobre o camarão na travessa, sobrou quase metade que eu congelei pro próximo camarão com catupiry que eu fizer. É só uma questão de ter espaço no freezer. Sobre o camarão com molho, apliquei duas bisnagas de Catupiry de 250g e levei ao forno só um tantinho. Botei a travessa na mesa e quando fui pegar a câmera ela já estava destruída, assim achei melhor tirar foto do meu prato mesmo!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Terrine Gelada com Creme de Menta


O nome aí no título é o original da receita, mas dessa vez eu não fiz terrine não - tentei fazer tortinhas individuais usando forminhas de mini-quiche (aquelas com fundo falso). Foi um sucesso!

Essa receita entrou pra família num livro de receitas que o meu então cunhado (que era casado com minha irmã mais velha) deu de presente pra minha irmã do meio, chamado "Culinária Ilustrada Passo a Passo - Chocolate". Minha irmã do meio nunca foi de cozinhar, então eu acabei ficando com o livro. Até hoje essa foi a única receita testada, e é um sucesso absoluto na família. Nunca tive coragem de tentar outra receita do livro, mas essa já foi repetida várias vezes... Dá trabalho e é demorada, mas super fácil, não tem erro!

É um doce gelado com 3 camadas de chocolate (ao leite, branco, meio amargo), servido com um creme de menta feito de hortelãs frescas. Pra chocólatra nenhum botar defeito. Olha que eu e meu pai somos chatíssimos no que se refere a doces de chocolate, não gostamos nem de musse nem de sorvete. Mas esse aí é campeão!

Obs1: grande parte da minha família dispensa o creme de menta, mas eu acho delicioso.
Obs2: escrevi a receita como eu fiz (em forminhas pequenas); pra fazer ma terrine é mais fácil ainda, pois não precisa ficar distribuindo as massas em várias formas.

Ingredientes da Terrine:

óleo para untar as formas
125g chocolate meio amargo
150g chocolate branco
150g chocolate ao leite
135ml creme de leite fresco (9CS)
6 ovos + 6 claras
135g manteiga sem sal
3CS açúcar

Modo de Fazer:

-Unte de leve o fundo e as laterais da forma com óleo.
-Usando a base das formas como guia, desenhe e recorte 2 discos de papel-manteiga para cada uma delas (fiz só um disco pra cada forminha). Use um deles pra forrar cada uma das formas.

-Corte o chocolate meio-amargo em pedaços graúdos e pique com um facão ou no procesador (função pulsar). Derreta o chocolate em banho-maria e retire do fogo.
-Leve ao fogo 3CS de creme de leite até levantar fervura e despeje imediatamente sobre o chocolte derretido. Mexa sem parar, enquanto adiciona o creme de leite, para misturar bem os ingredientes.
-Separe 2 gemas das claras. Adicione as gemas ao chocolate com creme, uma a uma, mexendo bem depois de cada adição.
-Corte 3cc de manteiga em pedaços pequenos e vá juntando à massa, aos poucos, batendo para que a manteiga derreta com o calor dos ingredientes.
-Numa outra tigela, bata 4 claras em neve
-Adicione 1CS de açúcar às claras em neve e bata por 20segundos, até ficarem brilhantes
-Acrescente as claras em neve à massa de chocolate muito suavemente. Faça em duas levas, se preferir.
-Distribua a massa de chocolate meio amargo igualmente entre as fôrmas (usei 12 forminhas, mas depende do tamanho - pense que você vai precisar de espaço pra 3 camadas na forma).
-Espalhe a massa na forma, até os cantos, e alise bem por cima. Leve ao freezer por 30-40min (ou até solidificar), enquanto prepara as outras camadas.

-Siga as instruções dadas para fazer a camada de chocolate meio-amargo, usando chocolate branco. Despeje a camada de chocolate branco nas forminhas, sobre as camadas de chocolate meio-amargo, e leve ao freezer até endurecer.

-Siga as instruções dadas para fazer as outras camadas, usando chocolate ao leite. Despeje a camada de chocolate ao leite nas forminhas, cobrindo a camada de chocolate branco, e leve ao freezer por 6 horas no mínimo.

-A receita pede pra colocar o 2o disco de papel-manteiga sobre a camada de chocolate ao leite antes de levar as forminhas ao freezer pela última vez. Eu pulei essa parte, mas é aconselhável se o doce for ficar vários dias no freezer - evita a formação de gelo.

Creme de menta

Ingredientes:

1 maço de hortelã fresca
500ml leite
1/3xíc açúcar
6 gemas
1 1/2 CS maisena
-Lave a hortelã e tire os talos. Esmague os galhinhos, de leve, com o rolo de massa ou com um pilão.
-Ponha o leite numa panela de fundo grosso e abra fervura. Tire do fogo, junte a hortelã picada, tampe e deixe pegar gosto por 10-15min, em local quente.
-Coe o leite numa jarra-medida e jogue fora as folhas de hortelã. Junte o açúcar e mexa até dissolver.
-Bata as gemas com a maisena, numa tigela média. Junte o leite perfumado com hortelã, reservando 1/2 xíc. Bata até misturar tudo, depois volte o reme para a panela.
-Cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar com a colher de pau, até o creme começar a ferver e adensar o bastante para cobrir o dorso de uma colher (seu dedo deixará uma marca bem nítida nele). Junte o leite reservado. Coe para uma tigela gelada e deixe esfriar.

Para servir...

-desenformei as tortinhas geladas sem nenhuma dificuldade, empurrando o fundo falso e virando sobre um pratinho de sobremesa (com o fundo pra cima). Aí foi só tirar o fundo e o papel-menteiga de cima e servir. Deixei o creme numa molheira separada, pra cada um servir quanto (e se) quisesse.

-se estiver fazendo numa terrina, deve-se mergulhar a base da forma numa assadeira com água quente por 10-15 segundos. Depois coloca-se uma travessa retangular sobre a forma e viram-se as duas, pra desenformar. O papel manteiga sai fácil. Deixe a terrina amolecer em geladeira por 1 hora, depois corte em fatias grossas (2,5cm). Sirva com o creme. Caso esteja muito difícil de cortar, molhe a faca em água quente entre uma fatia e outra.

-Dura 2 semanas em freezer. O creme deve ser feito de véspera, no máximo.

Cookies - Choc Chip e Chocolate Branco com Macadâmia


Esse post é 2-em-1 de novo, por conta da foto.

AMO cookies com todas as minhas forças, desde que eu possa me lembrar. Gosto deles com aquela textura macia, cakey, MUITO chocolate, e as bordinhas crocantes. Costumo fazer com chocolate ao leite mesmo, que é pra ficar mais doce ainda.

Semana passada fiz de dois tipos pra dar de presente pra uma amiga querida que vinha ao Rio. Choc-chip e Chocolate Branco com Macadâmia. As receitas são do blog da Cinara, que é uma perdição de receitas americanas (já testei varias, hehehe). Os cookies do blog dela são sensacionais, e depois de uma longa busca pela receita perfeita de cookies, parei quando testei os dela!

Pra presentear, comprei uma caixa vermelha de bolinhas brancas, forrei com papel de seda, dispus os biscoitos alternando os sabores e fechei com uma fita vermelha. Ficou lindinho.

Cuidados

Com a dieta hahahaha. O cookie é maravilhoso e se você for como eu vai querer provar ASSIM que sair do forno, depois que foram pra grade, depois que esfriaram "só um pouquinho", e em todas as fases do resfriamento, afinal você precisa saber de que maneira o resfriamento afeta a textura e sabor da sua receita. Pura curiosidade científica, né?

Bom, vamos às receitas:

Choc Chip Cookies

1 xícara de margarina (200g - dois tabletes; eu gosto de usar um tablete de manteiga Aviação sem sal)
3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato
3/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras de gotas de chocolate meio-amargo (aqui eu só encontro gotas de chocolate hidrogenado, então prefiro picar uma barrona mesmo, e uso chocolate ao leite)

Pré-aqueça o forno a 180o (médio-baixo)

Bata a manteiga com os açúcares na batedeira até obter um creme claro e leve (dica: a manteiga deve estra à temperatura ambiente; além disso, é bom batê-la levemente antes de acrescentar o açúcar - o creme fica mais homogêneo).

Sem parar de bater, acrescente os ovos.

À parte, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Acrescente a mistura ao creme às colheradas, sem parar de bater, até ficar liso.

Acrescente a baunilha. Pare de bater. Com uma colher, misture as gotas de chocolate à massa.

Com uma colher de sobremesa, coloque porções da massa em uma assadeira não untada, deixando cerca de 4cm entre elas. Eu uso a minha medida de colher de sobremesa, que é funda e redondinha. Asse por 10 ou 12 minutos ou até dourar as bordas. Retire da assadeira e deixe esfriar sobre uma grade. Não guarde os biscoitos quentes: eles ficam murchos.

Cookies de Chocolate Branco com Noz Macadâmia

1/2 xícara de manteiga ou margarina (uso manteiga Aviação sem sal)
3/4 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
125g de gotas de chocolate branco (usei uma barrona de Galak picada)
125g de macadâmias picadas, sem sal

Pré-aqueça o forno a 175° C.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar um creme (vale a mesma dica do choc-chip).

Acrescente e o ovo e a baunilha.

À parte, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Adicione ao creme, batendo apenas até incorporar. Com uma colher, misture as gotas de chocolate branco e as macadâmias picadas.

Usando uma colher de sobremesa, coloque porções da massa em assadeira não untada, deixando 5cm entre elas. Eu uso a minha colher-medida, que é funda e arredondada. Asse de 8 a 10 minutos, até dourar levemente. Tire do forno e deixe mais 1 minuto na assadeira. Remova os cookies e deixe-os esfriar sobre uma grade. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado.

Rende 3 dúzias de cookies deliciosos.

Pra congelar:

Como as receitas rendem MUITOS cookies, eu sempre congelo uma parte da massa. É só fazer o seguinte: disponha as bolinhas numa assadeira, mas não precisa se preocupar em deixar espaço entre elas. Coloque a assadeira no freezer e espere as bolinhas endurecerem. Aí tire as bolinhas da assadeira e coloque num saco plástico vedado. Guarde o saco no freezer. Quando quiser cookies fresquinhos, é só colocar quantas bolinhas quiser numa assadeira e colocar no forno pré-aquecido (congeladas mesmo). Vai levar uns minutinho a mais pra assar.

No caso eu preparei os cookies no domingo, congelei tudo, e assei o que eu ia dar de presente (mais uns vários pra eu comer) na véspera, pra ficarem fresquinhos.

Dois em um - risoto de açafrão e medalhão de frango com parma


Esse post vai ser 2-em-1 simplesmente porque eu tirei a foto do prato assim, já montado. As receitas foram tiradas do Rainhas do Lar, e devidamente adaptadas.

Primeiro o medalhão:

1kg de peito de frango desossado
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de cebola ralada (botei uma cebola inteira, porque eu sou BEM chegada)
1 colher de sopa de molho inglês (não usei, e não senti falta)
1 colher de sopa de farinha de rosca
1 colher de sopa de salsa picada (usei salsa+cebolinha)
sal e pimenta a gosto
fatias de bacon (mamãe não é chegada em bacon, então usei fatias de presunto de parma)

-Aqueça o forno a 180 graus
-Coloque no processador o frango em pedaçoes com os temperos, depois numa tigela incorpore a farinha de rosca com as mãos (se não tiver processador compre carne moída de frango, e misture tudo na tigela mesmo, amassando com as mãos).

-Modele os medalhões, coloque uma fatia de presunto de parma em volta de cada um e amarre com barbante (nem precisou, elas ficaram "coladinhas" no frango).

-Leve pro forno numa assadeira antiaderente e asse em forno médio até dourarem.

Esta receita teoricamente rende 10 medalhões. No meu caso acho que os medalhões ficaram "avantajados", porque rendeu só 8. Eu só precisava de 6, então os outros dois eu congelei ainda crus.


Agora o risoto:

1 cebola média ralada (eu usei 2, que eu sou louca por cebola)
1 tablete de manteiga (200g - de preferência Aviação)
2 xícaras de arroz arbório ou canaroli (eu usei canaroli)
2 xícaras de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne ou de galinha*
200g de parmesão ralado de boa qualidade
1 CS açafrão em pó diluído em caldo de carne**
1 vidrinho de champignons fatiados em conserva

-Refogue a cebola em metade do tablete de manteiga (200grs), quando estiver douradinha acrescente o arroz e dê uma leve fritada com o vinho.

-Espere o álcool evaporar e comece a acrescentar concha por concha o caldo, que deve estar fervendo em fogo baixo. Nesse momento abaixe o fogo e complete o processo dessa forma: botou a concha de caldo, mexa devagar, esperando o caldo ser absorvido. Assim que reduzir (não precisa esperar o caldo secar completamenbte) bote outra concha e assim vai.
-Um pouco antes do arroz atingir o ponto certo - o famoso al dente, acrescente o açafrão e os champigons. No final, já com a panela desligada, incorpore o restante da manteiga e o parmesão ralado.

* O segredo de um bom risoto é um bom caldo (estava escrito na caixa do arroz!). Eu usei caldo de costela com cenoura feito em casa. Cozinhei os pedacinhos de costela de boi com cenoura picada sem tempero (sal, pimenta, cebola), só temperei o caldo depois de coado. Assim pude raspar a carne das costelas e servir com as cenouras pro Boomer. Ele amou! Pra usar caldo de cubinho, a proporção é 2 cubinhos pra 1 litro de água. Não aconselho...

** Usei pistilos de açafrão que eu tinha ganhado de presente, eles devem ser colocados em um pouco de caldo fervente durante 15 min e depois passados por uma peneira antes de serem acrescentados ao arroz. A embalagem era de 1g e achei que foi pouco pra quantidade de risoto. Ficou uma delícia mesmo assim!

A quantidade de risoto dessa receita rendeu 6 refeições, lembrando que foi servido como acompanhamento (acredito que renda 4 pratos principais).

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Aperitivo de Mini Batata Assada com Ervas

Receita adaptada do Rainhas. Como sempre, vou postar como eu fiz.

Lavar as batatas bolinha e cortar ao meio.

Colocar numa assadeira de teflon e temperar com sal grosso, cheiro verde e duas colheradas de manteiga Aviação.

Cobrir com papel alumínio, levar ao forno e deixar que assem até que estejam macias e firmes. Depois, retirar o alumínio e deixar que elas fiquem bem douradinhas (nessa etapa é bom usar uma escumadeira para dar uma mexida nas batatinhas de modos que todas dourem por igual).

Pra finalizar, arrumar numa travessa, dispôr sobre cada uma pedaços de presunto, colocar por cima uma colheradinha de falso sour cream (cream cheese com limão) e espetar um palitinho.

Biscoitos Caninos


Procurando receitas de biscoitos caninos? Eu faço de montão, mas registro no meu outro blog, sob o tópico receitinhas. Passa lá!
Ele adora!

Almoço de Sábado em Família

Num sábado desses recebi meus pais pra almoçar em casa. Acabou que a Mônica (uma das minhas irmãs) ligou e veio também. Ana, fico te devendo essa!

Servi de entradinha Aperitivo de Mini Batata Assada. O prato principal foi Medalhão de Frango com Presunto de Parma e Risoto de Açafrão, que meus pais trouxeram da Espanha uma caixinha chique de pistilos de açafrão, tá? Todas receitas adaptadas do Rainhas. A sobremesa foi a já tradicional Terrine de 3 Chocolates com Creme de Menta, que dessa vez resolvi testar em porções individuais.

De quebra, o almoço ainda rendeu isso aqui.

As fotos você vê aí, as receitas vão nos próximos posts.

Salsichão com Salada de Batatas


Vi no mercado esse salsichão Ceratti liiiindo de morrer e não resisti, tive que levar! Preparei no grill, e fiz pra acompanhar uma maionese de batata, a receita peguei no Rainhas do Lar. Tudo delicioso! Descobri que o marido não é muito fã de salsichão, mas ficou super fã da maionese. Já que ele não comeu, dei o pacote extra que eu tinha comprado pra minha mãe, que também AMA salsichão (talvez mais que eu). Sucesso!

A receita eu reproduzo aqui, já com as minhas alterações (a original tá lá no link):

Cozinhe 4 batatas na água, descasque e corte.

Cozinhe também 3 ovos o tempo suficiente para que fique duro, descasque e separe as gemas das claras... Pique as claras e coloque junto com as batatas. Reserve. Coloque as 3 gemas cozidas num prato fundo, esmague com um garfo e junte uma gema crua, misture bem.

Acrescente aos poucos óleo (eu uso de girassol) coloque um pouco de óleo e mexa até a mistura ficar homogênea, mais um pouco de óleo mexa até ficar homogênea e assim vai até que você achar que tem a quantidade suficiente de maionese pra colocar nas batatas.Quando você achar que tem a quantidade suficiente, acrescente um pouco de suco de limão. Misture bem, coloque sal a gosto. Misture a maionese nas batatas, um pouco de salsinha e acerte o sal.